Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Saiba quem é a suplente que definiu a vitória de Rafael Prudente a federal

Publicado em

Os benditos 7.873 votos, recebidos nas urnas, pela candidata a deputada federal Marli Rodrigues, foram decisivos para eleger o presidente do MDB, e presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente.

A partir de 1º de fevereiro o distrital ocupará uma das oito vagas da Câmara Federal.

O MDB de Prudente e do governador Ibaneis Rocha, trabalhou com a projeção de eleger dois deputados federais.

No entanto, no meio do caminho, a nominata sofreu o seu maior baque ao ser atingida por um ato de trairagem, como foi considerado pelo próprio presidente do MDB, praticado pelo ex-diretor-geral do Detran, Zélio Maia.

Ele abandonou a candidatura, sem dar satisfação ou chance ao partido de fazer a sua substituição.

Zélio, que se dizia “da cozinha do governador”, deixou a legenda em uma situação bastante difícil e desfalcada.

O ex-diretor do Detran chutou o MDB para se tornar cabo eleitoral do candidato a deputado federal André Kubitschek(PSD), não eleito, filho do empresário Paulo Octávio(PSD) e candidato a governador, também não eleito.

Ao sair do MDB, Zélio, que chegou a receber R$423.248,52 do fundo partidário emedebista, discursava que iria para as ruas combater a “onda azul”, se referindo a marca da campanha de Ibaneis Rocha, governador reeleito.

Sobre a grana, Rafael Prudente disse que ele vai ter que devolver.

A saída de um dos nove candidatos, que formava a nominata de deputado federal, sem dúvida, produziu enormes desarranjos na legenda e causou um certo desânimo nos seus candidatos, incluindo o próprio Rafael Prudente, que, ainda assim, saiu das urnas com 121. 307 votos.

Mesmo com a expressiva votação, dificilmente Prudente seria eleito, sem os benditos 7.090 votos de Marli Rodrigues.

O projeto anterior da sindicalista era de tentar uma vaga na Câmara Legislativa.

No entanto, foi convencida pelo governador Ibaneis Rocha, que lhe fez um apelo para ingressar no MDB, e que encarasse a disputa para federal.

Um dos maiores problemas de todos os partidos nestas eleições de 2022, foi quanto a escassez de candidatas mulheres para compor nominatas como exige a lei.

Marli topou a parada, foi a luta, ajudou eleger Rafael Prudente e reeleger o governador.

“Saio da corrida eleitoral na certeza que não perdemos, ganhamos!”, disse com muito entusiasmo nesta manhã de terça-feira(04) ao RadarDF.

Apesar de todas as dificuldades encontradas no curso da campanha, Marli foi para a briga e ousou fazer o que nenhum outro candidato na disputa das proporcionais fez: defendeu Ibaneis com unhas e dentes e foi para o enfrentamento contra Leandro Grass, candidato ao GDF, que dizia acabar com o Iges, logo que fosse eleito, numa clara ameaça de colocar 12 mil funcionários na rua.

Agora, devidamente testada e batizada pelas urnas, Marli Rodrigues sai da campanha eleitoral bem maior do que entrou.

Se tornou um dos importantes quadros políticos do MDB, com força e prestígio junto ao governador reeleito, Ibaneis Rocha, para continuar ajudando nas pautas da melhoria profissional de sua categoria e na melhoria da saude da população.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

WhatsApp da Caesb tem novo número para contato

O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem novo número: (61)...

Mais Radar

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Caso do homem-bomba sobra para Bolsonaro e detona com projeto de anistia

As bombas jogadas contra a estátua da Justiça, terminaram caindo sobre o colo de Bolsonaro com aceleração de investigações da PF sobre outros casos. As bombas de Wanderley também enfraqueceram o movimento pela anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Terror contra os símbolos da República continua sendo uma ameaça

Francisco Wanderley havia anunciado em uma rede social que planejava executar um atentado em Brasília. Havia um dia e hora definidos. Às 19 horas desta quarta (13), ele concretizou a ameaça sem que a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) desse uma resposta rápida para impedi-lo.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»