Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Saiba como Caiado e Vilela conquistaram o Entorno, último reduto de Marconi

Publicado em

Nos últimos sete anos, Ronaldo Caiado e Daniel Vilela, governador e vice-governador de Goiás, derrubaram a hegemonia política do oligarca Marconi Perillo, ex-governador e líder tucano, especialmente na estratégica região do Entorno do Distrito Federal.

Com quase 1 milhão de eleitores, equivalente a 22% do eleitorado goiano, o Entorno era o último reduto de Perillo.

A soma dos eleitores das 29 cidades que compõe a chamada Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride /DF), chega a 868.087 mil.

Só os dez maiores municípios da região representam mais da metade dos votos que há na capital goiana.

A conquista política do Entorno do Distrito Federal por Ronaldo Caiado e Daniel Vilela, começou no início da primeira gestão, em 2019, com a decisão de reconstruir o Hospital de Alta Complexidade Hugo 9, em Águas Lindas de Goiás.

Abandonado por 15 anos devido à corrupção que permeou os governos de Marconi Perillo (PSDB), o hospital era um símbolo de descaso.

Médico por formação, Caiado assumiu pessoalmente a responsabilidade de recuperar a unidade, transformando-a em referência na Rede de Assistência Médica para a região mais carente do estado.

A iniciativa, aliada à vitória esmagadora de Caiado em 2022, com cerca de 70% dos votos em cidades como Águas Lindas, Valparaíso, Luziânia e Novo Gama, consolidou o domínio de Caiado/Vilela sobre o Entorno, sepultando a oligarquia Perillo, ex-governador tucano.

Daniel Vilela, presidente regional do MDB, emergiu como uma liderança central no Entorno, articulando alianças com prefeitos, deputados e até opositores, como a deputada federal Lêda Borges (PSDB).

Sua estratégia incluiu agendas intensas, com entregas de equipamentos e inaugurações, como as do programa Goiás Social, que combina assistência social, capacitação profissional e infraestrutura,  a exemplo da Escola do Futuro, em Valparaíso.

A base aliada elegeu mais de 200 prefeitos em Goiás em 2020, demonstrando capilaridade política.

No Entorno, Daneil Vilela fortaleceu sua posição como sucessor natural de Caiado para 2026, quando o governador deve renunciar para disputar a Presidência ou ao Senado, garantindo que a região permaneça um pilar eleitoral.

Além da recuperação do Hugo 9, a gestão Caiado, com forte participação de Vilela, trouxe avanços  ao Entorno, como obras viárias, melhorias no transporte público e reforço na segurança, com operações contra o crime organizado.

Apesar de desafios persistentes, a redução da criminalidade e a expansão de unidades de saúde e escolas técnicas atenderam às demandas de uma população em crescimento.

Esses resultados consolidaram a popularidade da dupla, que transformou o Entorno, historicamente negligenciado, em um polo de desenvolvimento integrado ao Distrito Federal e a Goiânia.

Como provável governador em 2026, Daniel Vilela compromete-se a dar continuidade ao legado de Caiado, com foco no fortalecimento do Entorno.

A liderança de Vilela no MDB e sua habilidade em atrair apoio político o posicionam como favorito para manter a trajetória de desenvolvimento iniciada por Caiado.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Pix completa cinco anos perto de movimentar R$ 30 trilhões por ano

Como o principal método de pagamento do país, o Pix completa cinco anos. A ferramenta...

Mais Radar

Roberto Rocha rompe silêncio e analisa racha Brandão x Dino no Maranhão

Diz Roberto Rocha: "Sete anos no porão deixam marcas. Quem com ferro fere, com ferro será ferido. Brandão engoliu humilhações e agora define o rumo. Não existe candidato de Dino ou Brandão: existe o candidato do governo".

CGU arrocha Cappelli por torrar mais de R$2 milhões para difamar adversários

A farra de Ricardo Cappelli com dinheiro público na ABDI virou motor de sua campanha e arma para difamar adversários no DF. Órgãos de controle como CGU, TCU e Senado investigam o uso político e abusivo da estrutura oficial. Até Geraldo Alckmin entrou no rolo.

ABDI: o “esgoto político-eleitoreiro” de Cappelli para atacar adversários

Caiu a máscara: Cappelli, que se diz símbolo de ética, é acusado de usar a ABDI como "esconderijo da infâmia" bancado com o dinheiro público, para atacar adversários e manipular o debate político no Distrito Federal.

Ibaneis e Celina conquistam líderes religiosos com apoio às igrejas do DF

Líderes evangélicos do DF reforçaram apoio a Ibaneis Rocha e Celina Leão durante almoço com o Conselho de Pastores. O governo foi elogiado pela maior regularização de templos religiosos da história, garantindo segurança e liberdade às igrejas.

Eleições 2026: que ninguém subestime o poder eleitoral de Ibaneis Rocha

Ibaneis Rocha avança com força inédita rumo ao Senado em 2026. Com aprovação de seu governo superior a 60%, o governador consolida liderança política e inverte o jogo com Michelle Bolsonaro. Agora é ela que pode depender dele.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político