Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Roubalheira contra aposentados do INSS fará Lula sangrar até a eleição

Publicado em

Nem a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado, proferida pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) na última quinta-feira (11), conseguiu reverter o declínio na avaliação de Lula, contrariando expectativas de que o veredicto fortalecesse o petista ao demonizar a oposição.

Basta comprar as pesquisas do antes e depois da condenação dos réus do 8 de janeiro, cujas penas variaram de 2 a 26 anos para outros oito envolvidos.

A pesquisa da CNT/MDA de junho de 2025 registrava aprovação pessoal de Lula em 41%, com desaprovação em 53%, enquanto a de setembro (3 a 6) mostrou queda para 44% de aprovação e 49,3% de desaprovação, uma estagnação que ignora o “efeito Bolsonaro”.

Já o Datafolha de agosto de 2025 apontava 31% de ótimo/bom para o governo, contra 38% de ruim/péssimo, mas o levantamento de 8 e 9 de setembro elevou ligeiramente para 33% de aprovação, aproximando-se da reprovação de 38%, sem o “pico” esperado pós-condenação de Bolsonaro.

Essa ausência de melhora revela o cansaço do eleitorado com polarização entre direita e esquerda, mas o INSS domina as narrativas negativas, com o foco maior no esquema criminoso contra os aposentados, segundo o Datafolha.

Uma pista que pode agravar ainda mais o péssimo desempenho de Lula na corrida presidencial de 2026 é a potencial expansão das investigações da CPMI e PF para envolver o filho do presidente, Fábio Luís Lula da Silva (Lulinha), e o irmão Frei Chico. Os dois estariam envolvidos nas “caixinhas” ocultas, além de repasses a senadores e deputados aliados do presidente.

Como se ver, o caso da roubalheira no INSS deve ser explorado incessantemente pela oposição até a eleição, transformando sessões da CPMI em munição eleitoral para colar a imagem de Lula como protetor de esquemas bilionários que lesou milhares de velhinho aposentados pelo país afora.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Sai lista de cursos superiores semipresenciais autorizados pelo MEC

O Ministério da Educação (MEC) publicou a Portaria nº 605/2025 com a lista oficial de...

Mais Radar

Roriz Neto e a promessa do “pão e leite” que nunca saiu do papel

O mote do “pão com leite” reaparece como arma populista de Joaquim Roriz Neto, usado não para matar a fome real, mas para alimentar o jogo eleitoral em 2026.

Republicanos prepara Gustavo Rocha para vice de Celina em 2026

Republicanos DF se reúne dia 16 para filiar Gustavo Rocha e Fernando Fernandes. Negociação de Ibaneis Rocha com Marcos Pereira visa Gustavo como vice de Celina Leão em 2026. Partido ganha força com nova secretaria para Gilvan Máximo.

Caiado ataca governo frouxo de Lula que se ajoelha para o crime organizado

O presidenciável Ronaldo Caiado denuncia que a falta de firmeza do governo federal abriu espaço para o crime organizado se expandir em diversos setores estratégicos da economia.

Ricardo Cappelli escancara fraqueza de Lula e fiascos do PT no DF

Em tom esgoelado no Eixão Norte, Ricardo Cappelli expôs o desespero da esquerda no DF ao insinuar que a baixa popularidade de Lula é reflexo da própria incapacidade do PT em dialogar com a população local.

A defesa indefensável de Leila na CPMI: um desserviço aos aposentados

Senadora Leila do Vôlei (PDT-DF) chama CPMI de "circo" para defender Carlos Lupi, ex-ministro da Previdência e presidente do PDT, em escândalo bilionário no INSS. Postura ignora aposentados lesados e prioriza lealdade partidária.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político