O presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer, anunciou nesta segunda-feira(22) importantes avanços na regularização fundiária no Distrito Federal (DF).
O esforço do Ibram vai ao encontro das diretrizes do governador Ibaneis Rocha, traçada para 2024 e 2025.
Em recente declaração, o chefe do Executivo local disse que o governo do DF vai acelerar, visando zerar a fila de condomínios horizontais consolidados que ocupam áreas passiveis de regularização.
Nemer enfatizou a possibilidade de equilibrar desenvolvimento urbano e preservação ambiental. As condicionantes técnicas impostas pelo Ibram visam proteger nascentes, fauna e flora em todo o DF.
O presidente do Ibram explicou que a regularização deve considerar aspectos ambientais, determinando áreas aptas e inaptas para tal.
Ele ressaltou a abordagem correta do governador em priorizar a regularização fundiária com respeito ao meio ambiente.
Nemer mencionou a importância de resolver a insegurança jurídica de famílias em condomínios estabelecidos há décadas.
Ele destacou o papel do Ibram na defesa ambiental e a eficiência do órgão, graças à equipe técnica qualificada.
O presidente também citou a Lei 13.465, como importante instrumento para a regularização fundiária no DF, sobre a qual trabalhou intensamente no Congresso.
Nemer concluiu afirmando o compromisso do Ibram em avançar na regularização, sempre com foco na preservação ambiental para futuras gerações.
*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF