Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Rollemberg esnoba Instituto Histórico e Geográfico do DF; foi excluído

Publicado em

Rodrigo Rollemberg, ex-governador do Distrito Federal, perdeu a cadeira de titular do Instituto Histórico e Geográfico do DF (IHGDF) por não ter assumido o cargo durante os cinco anos em que foi eleito.

O presidente do instituto, Paulo Castelo Branco, emitiu um decreto estabelecendo um prazo de seis meses para que as cadeiras fossem ocupadas pelos eleitos. No entanto, Rollemberg procurou o IHGDF apenas após o prazo ter expirado, perdendo a vaga.

O Instituto Histórico e Geográfico do DF é uma instituição de grande importância para a capital do país.

Fundado por Juscelino Kubitschek, o IHG teve como primeiro presidente o médico e oficial do Exército Ernesto Silva, que também foi o fundador do Rotary Club de Brasília, o Pioneiro, em 1958.

O colegiado do Instituto Histórico e Geográfico é composto por renomadas personalidades do mundo jurídico e político do Distrito Federal, como o ex-senador Hugo Napoleão, o general Santos Cruz, Ronaldo Costa Couto, a ex-deputada Moema Santiago, o deputado federal professor Paulo Fernando.

Recentemente tomaram posse o jornalista e ex-presidente da República, José Sarney, o professor Cristovam Buarque e os juristas Marco Aurélio Mello e José Eduardo Alckmin. As personalidades ocuparam as quatro últimas vagas.

Sarney vai ocupar a cadeira que tem como patrono o escritor maranhense Josué Montello, que foi embaixador na UNESCO que lutou e conseguiu elevar Brasília a Patrimônio Cultural da Humanidade.

Cristovam ocupara a cadeira Darcy Ribeiro e Marco Aurélio, a cadeira Mariane Perretti (artista que fez os vitrais da catedral).

O acervo do IHGDF, um dos mais ricos do país,  foi doado por Juscelino Kubitschek.

O objetivo do instituto é estudar, pesquisar e debater a cultura brasileira, além de fornecer educação e apoio à pesquisa sobre história e geografia, principalmente do Distrito Federal.

No entanto, parece que Rollemberg não compreendeu a importância e nem deu valor à relevância dessa instituição histórica e cultural de Brasília.

Ao não assumir sua cadeira, Rollemberg demonstrou desinteresse à sua escolha como membro da instituição.

O então presidente do Instituto Histórico Geográfico, Ronaldo Rebello de Britto Poletti, chegou a convidar o então governador para ser membro do Conselho Consultivo da instituição. No entanto, ele esnobou.

Ao RadarDF, o atual presidente do IHG, Paulo Castelo Branco, confirmou neste sábado(17), que Rollemberg não tomou posse como membro, apesar das reiteradas comunicações feitas a ele sem respostas, causando a sua exclusão definitiva, conforme reza o estatuto da entidade.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Banco de Brasilia inaugura agencia no Shopping Iguatemi

É  a segunda agência do banco no Lago Norte e atenderá um público médio de 15 mil visitantes que transitam diariamente pelo local.

Mais Radar

Chega! O humilhante fim do carreirismo político de Erika Kokay

A deputada Erika Kokay concordou, mas não gostou da decisão do PT, que encerrou seus 24 anos de carreirismo político para abrir espaço para José Dirceu, agora elegível, assumir a vaga para disputar o cargo de deputado federal pelo DF nas eleições de 2026.

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Caso do homem-bomba sobra para Bolsonaro e detona com projeto de anistia

As bombas jogadas contra a estátua da Justiça, terminaram caindo sobre o colo de Bolsonaro com aceleração de investigações da PF sobre outros casos. As bombas de Wanderley também enfraqueceram o movimento pela anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação