A derrota do ex-prefeito de Águas Lindas, como candidato a deputado federal, Hildo do Candango(Republicanos), e o completo esfacelamento do grupo liderado por Marcos Túlio, abriram caminho para o fortalecimento político do atual prefeito do município, Lucas Antonietti(Podemos).
O prefeito, que liderou a campanha de reeleição do governador Ronaldo Caiado(União Brasil), que venceu no primeiro turno das eleições, ocorridas no dia 2 de outubro, tornou-se a mais forte liderança política de Águas Lindas, sem adversários capazes de atrapalhar a sua reeleição em 2024.
Apesar de sair das urnas com pouco mais de 45 mil votos, destes, apenas 29.134 votos de Águas Lindas, na disputa de uma das vagas da Câmara Federal, o ex-prefeito Hildo do Candango sentiu o gosto amargo da derrota e com um mal presságio de que perdeu a capacidade eleitoral no município que em eleições passadas, o elegeu a deputado federal e duas vezes, prefeito.
A perda da musculatura eleitoral de Hildo, é um dos sintomas de que a fila andou nos últimos dois anos, o que revela que figuras carimbadas da política de Águas Lindas, estão ficando para trás.
Além de não conseguir se eleger para a Câmara Federal, Hildo levou para o buraco todo o seu grupo político e de quebra o grupo liderado por Marcos Túlio, com quem se aliou de forma declarada na campanha eleitoral.
Na tentativa de conseguir se eleger, o ex-prefeito montou um grupo para servir de “escada” com candidaturas para a Assembleia Legislativa, formado por Giovane Machado, Zé da Imperial, Sargento Godói, Keke Vulkanic, Wilson Carvalho e Celeste. Nenhum deles obteve êxito nas urnas.
Dificilmente, Hildo se recomporá do tombo eleitoral que levou na disputa desse ano e terá dificuldades para enfrentar o atual prefeito que irá para a reeleição em 2024.
A liderança política de Lucas Antonietti ficou lacrada com os resultados das urnas.
O prefeito conseguiu eleger Anderson Teodoro (Avante) a deputado estadual, que saiu com 80% da votação exclusiva do eleitorado de Águas Lindas.
Antonietti ajudou ainda a eleger Zé Nelto (PP) para deputado federal e saiu vitorioso ao se empenhar, ao máximo, pela reeleição do governador Caiado(União Brasil), que faturou o seu segundo mandato no 1º turno.
Como se vê, o médico, que surgiu em 2020, como um novato, na disputa pela prefeitura municipal, precisou de apenas dois anos para mudar o cenário político de Águas Lindas, sepultando alguns de seus prováveis adversários, que se diziam donos da alma e dos votos do povo aguaslindense.
*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF