Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Rafael Prudente se articula para tomar o MDB do DF, antes de 2026

Publicado em

Quem vale mais para um partido: um deputado federal ou um deputado distrital? Esse foi o argumento que teria sido levantado pelo deputado federal Rafael Prudente (DF) ao presidente nacional do MDB, Baleia Rossi (SP), em um encontro reservado na semana passada.

Rafael Prudente, que já presidiu a legenda no Distrito Federal, foi deputado distrital e presidente da Câmara Legislativa por dois mandatos.

Na época de sua posse, a cerimônia contou com a presença do ex-presidente da República José Sarney, do presidente do MDB Nacional, Romero Jucá, e do ex-senador Valdir Raupp.

Com essa articulação, Prudente “tomou” o partido do ex-deputado Tadeu Fillipelli, que, por sua vez, havia tomado anos antes do ex-governador Joaquim Roriz.

Em 2022, Rafael Prudente se elegeu deputado federal, integrando a bancada emedebista na Câmara com outros 43 deputados.

Apesar de seu peso político, ele perdeu o controle do partido no DF para o deputado distrital Wellington Luiz, atual presidente do legislativo local.

Wellington Luiz pretende estender seu mandato como presidente do MDB até as eleições de 2026, quando seu atual mandato termina no dia 19 de agosto do próximo ano.

Contudo, Rafael Prudente se antecipou e começou a pressionar a direção nacional para retomar o controle do MDB no DF.

Caso Prudente consiga reaver o comando do partido, o cenário político de 2026 pode sofrer mudanças radicais em seus mais variados aspectos.

O movimento do deputado federal passou a ser um dos fatos mais importantes a ser observado com atenção tanto pelos partidos da base aliada do governo local quanto pelos partidos de oposição.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Brasilienses e turistas aproveitam a sexta-feira santa no turismo

Famílias, turistas e moradores da capital aproveitaram o feriado prolongado para curtir os espaços ao...

Mais Radar

“A dor de Sarah não pode se repetir no DF”, diz Roosevelt Vilela

O distrital Roosevelt Vilela alerta para o perigo de desafios virais e cobra maior responsabilidade das redes sociais. Ele defende leis, educação digital e ação conjunta para proteger crianças e adolescentes online

Mala perdida, voo perdido: a brava aventura de Izalci Lucas em Dubai

Um senador em missão oficial no exterior pode gastar até R$...

Izalci e o jogo sujo da politicagem contra o povo de Brasília

Senador Izalci Lucas (PL-DF) pede CPI para investigar intenção de compra do Banco Master pelo BRB, alinhando-se a PT e PSB em manobra politiqueira. Sem fatos concretos, a iniciativa ignora o sucesso do BRB e prejudica Brasília

Fica Glauber Braga! Greve de fome anima suplente Heloísa Helena

Heloísa Helena, suplente de Glauber Braga, anima tocando bumbo em apoio à greve de fome do deputado, que protesta contra cassação. A ex-senadora da Rede, pronta para assumir o mandato, vibra com a campanha “Fica Glauber Braga”.

Bia Kicis sonha com o Senado, mas quem manda é o dono do cofre

Bia Kicis lança sua candidatura ao Senado em 2026, mas enfrenta resistência dentro do próprio PL e desafia planos de Ibaneis e Michelle. No xadrez político do DF, ousadia sem apoio pode custar caro.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político