Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Rafael Prudente se articula para tomar o MDB do DF, antes de 2026

Publicado em

Quem vale mais para um partido: um deputado federal ou um deputado distrital? Esse foi o argumento que teria sido levantado pelo deputado federal Rafael Prudente (DF) ao presidente nacional do MDB, Baleia Rossi (SP), em um encontro reservado na semana passada.

Rafael Prudente, que já presidiu a legenda no Distrito Federal, foi deputado distrital e presidente da Câmara Legislativa por dois mandatos.

Na época de sua posse, a cerimônia contou com a presença do ex-presidente da República José Sarney, do presidente do MDB Nacional, Romero Jucá, e do ex-senador Valdir Raupp.

Com essa articulação, Prudente “tomou” o partido do ex-deputado Tadeu Fillipelli, que, por sua vez, havia tomado anos antes do ex-governador Joaquim Roriz.

Em 2022, Rafael Prudente se elegeu deputado federal, integrando a bancada emedebista na Câmara com outros 43 deputados.

Apesar de seu peso político, ele perdeu o controle do partido no DF para o deputado distrital Wellington Luiz, atual presidente do legislativo local.

Wellington Luiz pretende estender seu mandato como presidente do MDB até as eleições de 2026, quando seu atual mandato termina no dia 19 de agosto do próximo ano.

Contudo, Rafael Prudente se antecipou e começou a pressionar a direção nacional para retomar o controle do MDB no DF.

Caso Prudente consiga reaver o comando do partido, o cenário político de 2026 pode sofrer mudanças radicais em seus mais variados aspectos.

O movimento do deputado federal passou a ser um dos fatos mais importantes a ser observado com atenção tanto pelos partidos da base aliada do governo local quanto pelos partidos de oposição.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Rombo à vista: PSD vai torrar dinheiro público com Arruda inelegível

O PSD no Distrito Federal corre o risco de provocar um prejuízo financeiro de grande...

Mais Radar

Rombo à vista: PSD vai torrar dinheiro público com Arruda inelegível

O PSD no Distrito Federal corre o risco de provocar um...

No DF, todos querem mandato de federal; poucos aceitam ser escada

No DF, dirigentes partidários enfrentam dificuldade para montar nominatas competitivas à Câmara. Faltam puxadores de voto e sobra cautela: muitos pré-candidatos recusam servir de escada para quem já tem mandato.

Morte de Orelha: Roosevelt quer crime hediondo para quem assassina cães

O assassinato brutal do cão Orelha virou símbolo do martírio e crueldade animal. O deputado distrital Roosevelt Vilela defende penas mais rigorosas contra quem maltrata animais e crime hediondo em casos extremos. Pela rede social o parlamentar reforçou o grito de indignação coletiva em protesto na Paulista neste domingo (01).

Cidade inteligente: Rodrigo da Luz destaca Brasília no “Brasil Global Summit”

Rodrigo da Luz, diretor-executivo do Brasil Global Summit, afirma que Brasília...

Com medo da CPI do Master, PT orienta aliados a ficarem de “bico calado”

Diante do caso Banco Master, o PT prefere o “bico fechado” a abrir uma CPI que exponha o governo e a própria imagem do presidente Lula. Após encontros no Planalto com o banqueiro Daniel Vorcaro, o silêncio virou estratégia política.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político