Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Quem apanha não esquece: Saiba por que Lula não cresce no DF

Publicado em

A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT), no Distrito Federal, tem se mantido estagnada, de acordo com dados coletados por institutos de pesquisas.

Mesmo durante o período eleitoral de 2022, os números não apresentaram crescimento significativo.

Nas urnas, 51,65% do eleitorado do DF votaram em Jair Bolsonaro, enquanto 36,85% preferiram Lula, que foi eleito para o seu 3º mandato.

A mais recente pesquisa no âmbito do DF, realizada pelo Instituto Paraná, em setembro deste ano, revelou que 30% dos brasilienses avaliaram como péssimo o terceiro governo de Lula.

Na última quinta-feira (5), uma pesquisa divulgada pelo DataFolha indica que a popularidade de Lula continua estagnada no Brasil, com 38% de aprovação e 30% de reprovação.

Analisando esse comportamento para a capital federal, as causas da pouca popularidade de Lula tem muito a ver com o massacre politico alimentado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e outros partidos de esquerda local que apostaram no crescimento da popularidade de Lula a partir dos acontecimentos lamentáveis ocorridos no dia 8 de janeiro.

No entanto, a CPMI do Congresso e a CPI da Câmara Legislativa não renderam os resultados esperados.

Os relatórios apresentados por ambas Comissões Parlamentares foram considerados parciais e não confiáveis quanto deveriam ser.

Durante meses, houve uma perseguição implacável ao Distrito Federal e ao seu povo.

Nesse período, o governador Ibaneis Rocha (MDB) foi afastado pelo ativismo politico do STF por 60 dias, atribuiu-se a máxima culpa à Polícia Militar do DF pela invasão das sedes dos Três Poderes e tentou-se, de forma sorrateira, acabar com o Fundo Constitucional. Tudo isso para punir o DF.

Para piorar essa relação, o presidente Lula vetou o reajuste salarial de 18% para as forças de segurança pública, mesmo após ter sido aprovado pelo Congresso, por meio da Lei 14.724/2023.

Diante dessas ações, observadores da política brasilienses acreditam que a continuar assim, Lula permanecerá de ladeira abaixo no Distrito Federal.

Também de pouco adianta a esquerda bater bumbo sobre o triste episódio de 8 de janeiro, cujo apelo perde força e não terá nenhuma utilidade nos palanques de 2026.

A falta de crescimento da popularidade de Lula no DF, pode ser atribuída a esses eventos politicamente incorretos. Afinal de contas, quem apanha nunca esquece.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Banco de Brasilia inaugura agencia no Shopping Iguatemi

É  a segunda agência do banco no Lago Norte e atenderá um público médio de 15 mil visitantes que transitam diariamente pelo local.

Mais Radar

Chega! O humilhante fim do carreirismo político de Erika Kokay

A deputada Erika Kokay concordou, mas não gostou da decisão do PT, que encerrou seus 24 anos de carreirismo político para abrir espaço para José Dirceu, agora elegível, assumir a vaga para disputar o cargo de deputado federal pelo DF nas eleições de 2026.

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Caso do homem-bomba sobra para Bolsonaro e detona com projeto de anistia

As bombas jogadas contra a estátua da Justiça, terminaram caindo sobre o colo de Bolsonaro com aceleração de investigações da PF sobre outros casos. As bombas de Wanderley também enfraqueceram o movimento pela anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação