Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Possível saída de Tarcísio do Republicanos pode enfraquecer a legenda no DF

Publicado em

A provável saída do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Partido Republicanos para ingressar no Partido Liberal (PL) de Valdemar Costa Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, pode desencadear uma reconfiguração no cenário político do Distrito Federal.

De acordo com integrantes do Republicanos do DF, a saída de um importante líder político da legenda, pode provocar incertezas entre figuras como a senadora Damares Alves e o deputado federal Paulo Fernando.

Eles devem seguir o mesmo caminho de Tarcísio e considerar como certa a migração para outra legenda. Qual? Ninguém sabe. Mas deve ser o mesmo PL.

A saída desses parlamentares ultraconservadores do Republicanos pode enfraquecer o partido, entenda:

Nas eleições proporcionais de 2022, o partido da Igreja Universal e da Record elegeu três deputados federais: Fred Linhares, Julio César e inda levou de quebra como galinha-morta  Gilvan Máximo.

No entanto, nenhum dos citados deputados deve deixar o partido, mas poderão sofrer uma baixa na votação, na próxima eleição, principalmente Fred Linhares, eleito na esteira do bolsonarismo com 165.358 votos na eleição passada.

Também nenhum deles, deverá amaldiçoar o governo petista como antes, e nem falar que é conservador de direita se terão que se acoitar com a esquerda.

O pano de fundo dessa reviravolta está na articulação frenética do Republicanos com o Palácio do Planalto.

O presidente Lula está inclinado a apoiar a candidatura de Marcos Pereira, dirigente do partido e candidato à sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara dos Deputados.

As eleições para a presidência da Câmara e do Senado estão marcadas para fevereiro do próximo ano.

Desde o início do governo Lula, o Republicanos tem um papel ativo na Esplanada dos Ministérios, com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, sendo filiado ao partido.

Na Câmara, o Republicanos ultimamente, apresenta um perfil mais alinhado com o Planalto, intensificando os rumores sobre a saída de Tarcísio à medida que Marcos Pereira avança na busca do apoio do Planalto.

Os salamaleques de Pereira vem agradando Lula.

O bispo licenciado da Universal tornou-se defensor oficial do PL das Redes Sociais, que tramita na Casa.

A migração de Damares Alves e Paulo Fernando deve ser também rumo ao PL, escolha feita por Tarcísio.

Há fortes indicativos que, sendo o governador de São Paulo, candidato a Presidência da República, em 2026, a ex-primeira-dama Michele Bolsonaro será a sua vice ou vice-versa.

O PL contratou uma pesquisa que testou os nomes de Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas contra Lula, em uma eventual disputa pela Presidência da República.

O levantamento publicado no início o mês foi feito pela Paraná Pesquisas.

O PL avalia que apesar de Michelle esteja empatada tecnicamente com Lula, mas o governador paulista seria o melhor candidato a enfrentar o petista em 2026.

Se a configuração se concretizar, a deputada federal Bia Kicis será candidata ao Senado pelo PL-DF na chapa majoritária liderada por Celina Leão(PP).

Na eleição passada, Bia foi a deputada federal proporcionalmente mais votada do país.

Até lá, ninguém sabe que lado o Republicanos do DF ficará: se abraçado com um projeto de direita, como 2022, ou de esquerda como o que se desenha para os crentes da Universal, em 2026.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Ibaneis Rocha e BRB impulsionam expansão no Jardim Botânico

Ibaneis Rocha e Paulo Henrique Costa destacaram o papel do BRB no financiamento do condomínio Reserva Jardim Botânico, reforçando o compromisso com o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida no Distrito Federal.

Mais Radar

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Caso do homem-bomba sobra para Bolsonaro e detona com projeto de anistia

As bombas jogadas contra a estátua da Justiça, terminaram caindo sobre o colo de Bolsonaro com aceleração de investigações da PF sobre outros casos. As bombas de Wanderley também enfraqueceram o movimento pela anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Terror contra os símbolos da República continua sendo uma ameaça

Francisco Wanderley havia anunciado em uma rede social que planejava executar um atentado em Brasília. Havia um dia e hora definidos. Às 19 horas desta quarta (13), ele concretizou a ameaça sem que a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) desse uma resposta rápida para impedi-lo.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»