Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Possível saída de Tarcísio do Republicanos pode enfraquecer a legenda no DF

Publicado em

A provável saída do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Partido Republicanos para ingressar no Partido Liberal (PL) de Valdemar Costa Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, pode desencadear uma reconfiguração no cenário político do Distrito Federal.

De acordo com integrantes do Republicanos do DF, a saída de um importante líder político da legenda, pode provocar incertezas entre figuras como a senadora Damares Alves e o deputado federal Paulo Fernando.

Eles devem seguir o mesmo caminho de Tarcísio e considerar como certa a migração para outra legenda. Qual? Ninguém sabe. Mas deve ser o mesmo PL.

A saída desses parlamentares ultraconservadores do Republicanos pode enfraquecer o partido, entenda:

Nas eleições proporcionais de 2022, o partido da Igreja Universal e da Record elegeu três deputados federais: Fred Linhares, Julio César e inda levou de quebra como galinha-morta  Gilvan Máximo.

No entanto, nenhum dos citados deputados deve deixar o partido, mas poderão sofrer uma baixa na votação, na próxima eleição, principalmente Fred Linhares, eleito na esteira do bolsonarismo com 165.358 votos na eleição passada.

Também nenhum deles, deverá amaldiçoar o governo petista como antes, e nem falar que é conservador de direita se terão que se acoitar com a esquerda.

O pano de fundo dessa reviravolta está na articulação frenética do Republicanos com o Palácio do Planalto.

O presidente Lula está inclinado a apoiar a candidatura de Marcos Pereira, dirigente do partido e candidato à sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara dos Deputados.

As eleições para a presidência da Câmara e do Senado estão marcadas para fevereiro do próximo ano.

Desde o início do governo Lula, o Republicanos tem um papel ativo na Esplanada dos Ministérios, com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, sendo filiado ao partido.

Na Câmara, o Republicanos ultimamente, apresenta um perfil mais alinhado com o Planalto, intensificando os rumores sobre a saída de Tarcísio à medida que Marcos Pereira avança na busca do apoio do Planalto.

Os salamaleques de Pereira vem agradando Lula.

O bispo licenciado da Universal tornou-se defensor oficial do PL das Redes Sociais, que tramita na Casa.

A migração de Damares Alves e Paulo Fernando deve ser também rumo ao PL, escolha feita por Tarcísio.

Há fortes indicativos que, sendo o governador de São Paulo, candidato a Presidência da República, em 2026, a ex-primeira-dama Michele Bolsonaro será a sua vice ou vice-versa.

O PL contratou uma pesquisa que testou os nomes de Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas contra Lula, em uma eventual disputa pela Presidência da República.

O levantamento publicado no início o mês foi feito pela Paraná Pesquisas.

O PL avalia que apesar de Michelle esteja empatada tecnicamente com Lula, mas o governador paulista seria o melhor candidato a enfrentar o petista em 2026.

Se a configuração se concretizar, a deputada federal Bia Kicis será candidata ao Senado pelo PL-DF na chapa majoritária liderada por Celina Leão(PP).

Na eleição passada, Bia foi a deputada federal proporcionalmente mais votada do país.

Até lá, ninguém sabe que lado o Republicanos do DF ficará: se abraçado com um projeto de direita, como 2022, ou de esquerda como o que se desenha para os crentes da Universal, em 2026.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Rendimento de trabalhador rural sobe 5,5% no 1º trimestre

 O Anuário Estatístico da Agricultura Familiar contabiliza que o rendimento médio mensal dos trabalhadores da...

Mais Radar

Fred Linhares destina R$ 5 milhões para capturar mosquitos “fantasmas” no DF

Uma montanha de R$ 5 milhões em dinheiro público, destinada pelo deputado Fred Linhares, virou armadilhas fantasmas para capturar mosquitos igualmente fantasmagóricos. Enquanto o Aedes aegypti ri, a Associação Moriá parece ter dominado a arte de fazer verbas públicas evaporarem!

TV Record afasta Fred Linhares em meio a escândalo de emendas

O deputado federal Fred Linhares (Republicanos-DF), apresentador do Balanço Geral TV...

Gustavo Aires deixa MDB de Ibaneis Rocha e se filia ao PP de Celina Leão

Com aval do governador Ibaneis Rocha (MDB), Gustavo Aires deixa o MDB após 37 anos e ingressa no PP, liderado por Celina Leão. A filiação, anunciada no “Progressista em Ação”, fortalece o PP para 2026, apoiando Celina ao Buriti e Ibaneis ao Senado.

Sem nenhum voto popular, Xandão já é, de fato, novo presidente do Brasil

Alexandre de Moraes, decide sobre decreto de Lula que o Congresso derrubou. Seria uma "juristocracia", onde o poder político é transferido ou exercido pelo judiciário? O STF extrapola? O País segue governado por 11 ministros sem voto popular, enquanto Executivo e Legislativo perdem força.

Ibaneis e Celina: a estratégia para vencer em 1º turno em 2026

Ibaneis Rocha e Celina Leão unem forças para 2026, articulando um bloco político sólido no DF. Com diálogo e alianças, buscam repetir a vitória de 2022 no 1º turno, evitando o temido 2º turno que derrubou antecessores.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político