Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Poder de Flávio Dino se desintegra no Maranhão e perde força em Brasília

Publicado em

Os atos de 8 de janeiro contra a democracia, que levou à cadeia centenas de pessoas, acusadas no quebra-quebra das sedes dos Três Poderes da República, o senador e ministro da Justiça Flávio Dino(PSB), apareceu como o homem mais poderoso da República.

Os holofotes focados no ex-governador do Maranhão, 24 horas por dia, em todos os veículos de comunicação de massa, no âmbito do território nacional e até internacional, dava a impressão que a foice e martelo, ex- simbolo do comunista Flávio Dino, brilhava mais que a estrela vermelha de Luís Inácio Lula da Silva que acabava de ser empossado, pela terceira vez, como presidente do Brasil.

Embora não se manifeste publicamente, o núcleo raiz do Partido dos Trabalhadores começa a se incomodar com os movimentos políticos e midiáticos do ministro da Justiça.

A história dos atos violentos de 8 de janeiro já perdeu força, mais Flávio Dino montou um bom marketing, encastelado no seu ministério, que sabe usar as redes sociais de forma mais eficaz do que a usada em torno do presidente Lula.

Ao contrário da maioria absoluta dos ministros, que dão espaços em suas redes sociais, para propagar a imagem do presidente, Dino prefere cultuar a dele própria.

Na recente visita que fez as favelas do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, Flávio Dino surfou na popularidade ao lado de lideranças e ativistas de direitos humanos de dez comunidades cariocas. Cada movimento era um flash. Após isso só deu ele na mídia em embates rumoroso com bolsonaristas.

Até o caso das ameaças de morte de Moro, Dino capitalizou ao afirmar que foi a PF dele, como se não fosse um órgão de Estado, que descobriu tudo e prendeu quem ameaçava o ex-juiz da lava-jato e agora senador.

Uma voz importante do PT, nos confidenciou que ainda não é hora de o partido agir contra algumas luzes que tentam brilhar mais que Lula.

A menos de 100 dias no comando da Nação, o presidente vai continuar engolindo sapos até 31 de dezembro, prazo que o governo tem para consolidar a sua base aliada no Congresso Nacional, bem como aprovar projetos importantes que assegure a governabilidade e que melhore a economia do país.

No entanto, que ninguém duvide que a cabeça do ministro Dino possa rolar em uma bandeja.

O PT não deseja entregar o Poder, que conquistou após sete anos de interrupção, iniciado com os oito anos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seis anos da ex-presidente Dilma Rousseff, arrancada por um impeachment.

Logo o projeto de poder do Partido dos Trabalhadores não cabe Flávio Dino, que faz salamaleques de olho no Planalto, e nem para os opositores que tentarão retomar o poder em 2026.

No Maranhão, o antidinismo já é uma realidade. A família Sarney começa a dar o troco pelos oito anos que foi jogada ao limbo pelo ex-governador.

Nos últimos 85 dias do governo Brandão, aliado dos sarney’s, o todo-poderoso ex-governador passa por um processo de lipoaspiração política, com a perda de aliados e de cargos importantes no governo maranhense. O baque é grande.

A disputa municipal, que se dará em 2014, nos 217 municípios do estado, já começou. O governador Carlos Brandão, embora sendo do mesmo partido de Dino, uso do pragmatismo para enterrar de vez o dinismo e impedir que ele crie folego para voltar ao Palácio dos Leões.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios políticos da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Abertas inscrições para o III Concurso “Desenhando o Amor”

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF) lança o III Concurso de Desenho Infantil Desenhando o...

Mais Radar

Com Bolsonaro “bichado”, direita deve marchar com Caiado em 2026

Jair Bolsonaro enfrenta ameaça de prisão e perde força política, enquanto Ronaldo Caiado desponta como líder alternativo do bolsonarismo e referência da direita e centro-direita, com vistas às eleições presidenciais de 2026.

Chega! O humilhante fim do carreirismo político de Erika Kokay

A deputada Erika Kokay concordou, mas não gostou da decisão do PT, que encerrou seus 24 anos de carreirismo político para abrir espaço para José Dirceu, agora elegível, assumir a vaga para disputar o cargo de deputado federal pelo DF nas eleições de 2026.

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação