Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Podemos pode “melar” candidatura de Reguffe ao Buriti; saiba por quê

Publicado em

Em conversas preliminares entre a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, e o presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, em torno de uma provável federação entre os dois partidos, a senadora Leila do Vôlei (Cidadania-DF), sairia candidata ao Buriti, enquanto o senador Reguffe (Podemos DF), tentaria a reeleição.

O assunto não está fechado, mas será debatido pelos dois dirigentes partidários ainda este mês de janeiro ou, no mais tardar, em fevereiro.

LEIA MAIS

Daniel de Castro: O comandante da construção da nova Vicente Pires

A proposta de federação entre legendas, é uma questão de sobrevivência política para os partidos nanicos e de médio porte como Podemos e o Cidadania.

A união tem o objetivo de as legendas terem mais acesso a um naco maior de recursos públicos para as campanhas desse ano e conseguir superar o patamar mínimo de votos exigido pela chamada cláusula de barreira.

No caso da união dos dois partidos, no Distrito Federal, o eixo das negociações entre Renata Abreu e Roberto Freire gira em torno de quem irá liderar a chapa.

O Podemos quer Reguffe disputando a reeleição se a federação for consolidada.

Neste caso, a senadora Leila do Vôlei, que está no meio do mandato, seria a candidata a governadora.

A situação do senador Reguffe fica complicada, caso tenha que ser obrigado pelo Podemos a disputar o Senado.

Em 2014, Reguffe assumiu um compromisso público, com o seu eleitorado, de que não renovaria o mandato de senador, que finda em janeiro de 2023.

Da mesma forma como não disputou o seu primeiro mandato de deputado distrital em 2006 e continuou com a mesma posição como deputado federal, eleito em 2010.

O senador se diz radicalmente contra o instituto de reeleição, tanto no Executivo como no Legislativo

Mas não é só isso. Reguffe carrega com ele uma imagem desgastada do Congresso perante a sociedade, mesmo que se julgue “diferente, mais puro e mais santo” entre todos os deputados e todos os senadores.

No entanto, como o cenário político muda como nuvens, o senador já não sabe ao certo sobre o seu próprio rumo para este ano de 2022: não sabe se entra na briga para disputar o Buriti ou se abandona a vida pública. Permanece em silêncio sepulcral.

Essa última hipótese, seria uma decisão pouco provável para quem se acostumou às benesses do poder neste quase  20 anos de atuação no legislativo.

*Toni Duarte é jornalista e editor-chefe do RadarDF. Quer saber mais? Clique aqui

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Palmeiras e Botafogo jogam por liderança do Campeonato Brasileiro

Na briga pelo título do Campeonato Brasileiro, nesta terça-feira (26), Palmeiras e Botafogo protagonizam o...

Mais Radar

Com Bolsonaro “bichado”, direita deve marchar com Caiado em 2026

Jair Bolsonaro enfrenta ameaça de prisão e perde força política, enquanto Ronaldo Caiado desponta como líder alternativo do bolsonarismo e referência da direita e centro-direita, com vistas às eleições presidenciais de 2026.

Chega! O humilhante fim do carreirismo político de Erika Kokay

A deputada Erika Kokay concordou, mas não gostou da decisão do PT, que encerrou seus 24 anos de carreirismo político para abrir espaço para José Dirceu, agora elegível, assumir a vaga para disputar o cargo de deputado federal pelo DF nas eleições de 2026.

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação