Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Pesquisa: Maioria da população do DF quer a volta imediata de Ibaneis

Publicado em

Com 65 dias afastado do cargo, mesmo sem ter nenhum envolvimento com os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, conforme investigações feitas pela Polícia Federal e pela Procuradoria Geral da República, a maioria da população clama pela volta imediata de Ibaneis Rocha(MDB), ao comando do governo do Distrito Federal.

Na leitura geral dos percentuais levantados pela pesquisa, mais de 70% da população do DF exige a volta imediata de Ibaneis Rocha. O governador foi afastado do cargo por 90 dias por decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes.

Os dados foram apontados por uma pesquisa do Instituto Exata OP, realizada entre dos dias 09/03 a 11/03, onde foram ouvidas 1.905 pessoas em todas as regiões administrativas do DF.

trecho 1

De acordo com a pesquisa da Exata, revelada na noite desta segunda-feira(13), 41,2% das pessoas ouvidas, optaram pela retorno imediato do governador ao cargo, que foi reeleito em primeiro turno do pleito eleitoral do ano passado.

No mesmo levantamento, 11,2% dos entrevistados acreditam que Ibaneis volte ao cargo ainda este mês; 17,4% afirmaram que a volta do governador ocorra em abril, enquanto 25,5%
acreditam que ele ficará afastado definitivamente.

No geral, os levantamentos revelam que a opção majoritária em torno da volta imediata do governador, ao cargo, se relaciona com a busca de uma solução rápida para devolver a autonomia política-administrativa de um ente federativo, garantida pela constituição.

A Exata OP, também fez uma pergunta direta:

“Quem você acha que foi o maior culpado pelos atos que aconteceram na Esplanada dos Ministérios no dia 8 de janeiro?”

Entre as opções escolhidas, a maioria das pessoas ouvidas afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi o maior culpado pelos atos violentos contra as sedes dos Três Poderes, com 25,4% das respostas.

Em segundo lugar, aparece a opção “nenhum culpado, pois não tinha como prever o
acontecido”, com 16,7% das respostas.

Em terceiro lugar, o culpado pelos atos antidemocráticos, foi o ex-ministro da justiça e ex-secretário de Segurança do DF, Anderson Torres, com 13,1%.

Já em quarto lugar, segundo a opinião dos entrevistados, a culpa é do atual ministro da Justiça Flávio Dino, com 12,8%, por ter todas as informações sobre o ataque, mas preferiu a passividade ao invés de acionar as forças federais que estavam ao seu alcance.

O governador Ibaneis Rocha recebeu 7,7% das respostas como culpado, enquanto o comando da PM e do Exército receberam 3,6% e 2,5% das respostas, respectivamente.

A opção “NSR” (não sabe responder) foi escolhida por 15,9% dos entrevistados.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios políticos da capital federal. Siga o #radarDF


*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Abertas inscrições para o III Concurso “Desenhando o Amor”

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF) lança o III Concurso de Desenho Infantil Desenhando o...

Mais Radar

Com Bolsonaro “bichado”, direita deve marchar com Caiado em 2026

Jair Bolsonaro enfrenta ameaça de prisão e perde força política, enquanto Ronaldo Caiado desponta como líder alternativo do bolsonarismo e referência da direita e centro-direita, com vistas às eleições presidenciais de 2026.

Chega! O humilhante fim do carreirismo político de Erika Kokay

A deputada Erika Kokay concordou, mas não gostou da decisão do PT, que encerrou seus 24 anos de carreirismo político para abrir espaço para José Dirceu, agora elegível, assumir a vaga para disputar o cargo de deputado federal pelo DF nas eleições de 2026.

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação