Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Pesquisa: Maioria da população do DF quer a volta imediata de Ibaneis

Publicado em

Com 65 dias afastado do cargo, mesmo sem ter nenhum envolvimento com os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, conforme investigações feitas pela Polícia Federal e pela Procuradoria Geral da República, a maioria da população clama pela volta imediata de Ibaneis Rocha(MDB), ao comando do governo do Distrito Federal.

Na leitura geral dos percentuais levantados pela pesquisa, mais de 70% da população do DF exige a volta imediata de Ibaneis Rocha. O governador foi afastado do cargo por 90 dias por decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes.

Os dados foram apontados por uma pesquisa do Instituto Exata OP, realizada entre dos dias 09/03 a 11/03, onde foram ouvidas 1.905 pessoas em todas as regiões administrativas do DF.

trecho 1

De acordo com a pesquisa da Exata, revelada na noite desta segunda-feira(13), 41,2% das pessoas ouvidas, optaram pela retorno imediato do governador ao cargo, que foi reeleito em primeiro turno do pleito eleitoral do ano passado.

No mesmo levantamento, 11,2% dos entrevistados acreditam que Ibaneis volte ao cargo ainda este mês; 17,4% afirmaram que a volta do governador ocorra em abril, enquanto 25,5%
acreditam que ele ficará afastado definitivamente.

No geral, os levantamentos revelam que a opção majoritária em torno da volta imediata do governador, ao cargo, se relaciona com a busca de uma solução rápida para devolver a autonomia política-administrativa de um ente federativo, garantida pela constituição.

A Exata OP, também fez uma pergunta direta:

“Quem você acha que foi o maior culpado pelos atos que aconteceram na Esplanada dos Ministérios no dia 8 de janeiro?”

Entre as opções escolhidas, a maioria das pessoas ouvidas afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi o maior culpado pelos atos violentos contra as sedes dos Três Poderes, com 25,4% das respostas.

Em segundo lugar, aparece a opção “nenhum culpado, pois não tinha como prever o
acontecido”, com 16,7% das respostas.

Em terceiro lugar, o culpado pelos atos antidemocráticos, foi o ex-ministro da justiça e ex-secretário de Segurança do DF, Anderson Torres, com 13,1%.

Já em quarto lugar, segundo a opinião dos entrevistados, a culpa é do atual ministro da Justiça Flávio Dino, com 12,8%, por ter todas as informações sobre o ataque, mas preferiu a passividade ao invés de acionar as forças federais que estavam ao seu alcance.

O governador Ibaneis Rocha recebeu 7,7% das respostas como culpado, enquanto o comando da PM e do Exército receberam 3,6% e 2,5% das respostas, respectivamente.

A opção “NSR” (não sabe responder) foi escolhida por 15,9% dos entrevistados.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios políticos da capital federal. Siga o #radarDF


*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Oposição apela à mentira e tem “fábrica de fakes” desmascarada no DF

A mentira tem perna curta. A “fábrica de fakes” montada pela oposição para tentar denegrir a imagem de Celina Leão desmorona diante dos fatos. A verdade prevalece, expõe o desespero adversário e reforça quem lidera por trabalho, não por distorções.

Mais Radar

Oposição apela à mentira e tem “fábrica de fakes” desmascarada no DF

A mentira tem perna curta. A “fábrica de fakes” montada pela oposição para tentar denegrir a imagem de Celina Leão desmorona diante dos fatos. A verdade prevalece, expõe o desespero adversário e reforça quem lidera por trabalho, não por distorções.

Fred Linhares aposta em Celina para manter governo aprovado pelo povo

Fred Linhares foi direto ao ponto: "o Republicanos bateu o martelo e apoia Celina Leão ao GDF em 2026. Aliança fechada, chapa definida com Gustavo Rocha de vice e foco na continuidade de um governo bem avaliado", disse ao Radar-DF.

PL-DF afunda em crise silenciosa e pode desaparecer da Câmara em 2026

Nos bastidores, Valdemar Costa Neto vê o PL-DF à beira do colapso. A falta de estratégia pode deixar o partido sem deputados federais em 2026, reduzindo a bancada, além da influência política e o volumoso fundo partidário.

E quem disse que uma mulher não pode cantar? Só os imbecis acham que não

Celina Leão reagiu com firmeza ao machismo disfarçado de crítica política. Cantar, encantar e celebrar o povo não diminui uma mulher pública: revela força, autenticidade e liberdade. "O preconceito não silencia quem lidera com alegria", ela na festa da ABBP.

Deputado Roosevelt: Orçamento 2026 vai fortalecer combate ao crime

Deputado Roosevelt Vilela (PL) defende investimento em inteligência policial e integração de forças. Orçamento 2026 da CLDF, com R$15,4 bi para segurança, permite avanços em tecnologia e união policial para mais proteção às famílias do DF
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político