Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Pesquisa aponta Ibaneis liderando corrida ao Buriti; veja os números

Publicado em

A primeira pesquisa oficial, sobre as eleições no DF, aponta o governador Ibaneis Rocha(MDB), pré-candidato a reeleição, liderando a corrida ao Buriti com 30% de intenção de votos do eleitorado brasiliense.

A pesquisa, realizada pelo Instituto Idea, encomendada pelo portal Metrópoles, foi divulgada nesta terça-feira(18), registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número DF-09593/2022.

O levantamento feito com 1.200 entrevistados, entre os dias 14 a 16 de maio, nas 33 regiões administrativas do Distrito Federal, mostra que Ibaneis crescerá ainda mais em um próximo levantamento.

LEIA MAIS| Cultura

Sesc realiza projeto Palco Giratório por meio de novas tecnologias; saiba mais

Isto porque o senador José Antônio Reguffe (União), apontado abaixo de Ibaneis, com 10,6% dos eleitores, provavelmente não será candidato a governador, embora tenha gente, como a deputada Paula Belmonte, candidata ao Senado, esperando que ele sirva de escada para favorecer ao seu projeto político.

A deputada federal Flávia Arruda (PL), que aparece em terceiro lugar, na corrida pelo Buriti, com 8,5%, também não será candidata ao governo, mas sim ao Senado, na chapa majoritária de Ibaneis.

O resultado dos números da pesquisa em relação a Flávia Arruda, também enterra de vez algumas vozes que faziam coro para que a ex-ministra lançasse a sua candidatura ao Buriti.

Dito isso, os números da primeira pesquisa Idea, releva também um total esgotamento de todos os chamados pré-candidatos de oposição que pretendem disputar contra o governador. Todos estão longe de alcançá-lo.

A cinco meses para o pleito eleitoral, o somatório dos percentuais dos pré-candidatos como Rafael Prudente (PSB), Leila do Vôlei (PDT), Izalci Lucas (PSDB), Leandro Grass (PV), Keka (Psol),Magela (PT), Rosilene (PT) Lucas (DC) e João Vicente (PCdoB), não chega a 24% das intenções de votos.

A leitura dos números postos, indica, que o governador Ibaneis Rocha continua como franco favorito do eleitorado brasiliense para vencer as eleições em primeiro turno.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Confira os locais de atendimento itinerante desta semana para energia elétrica

A Neoenergia disponibiliza locais diferentes para o atendimento itinerante, sem hora marcada, conforme cronograma de...

Mais Radar

TV Record afasta Fred Linhares em meio a escândalo de emendas

O deputado federal Fred Linhares (Republicanos-DF), apresentador do Balanço Geral TV...

Gustavo Aires deixa MDB de Ibaneis Rocha e se filia ao PP de Celina Leão

Com aval do governador Ibaneis Rocha (MDB), Gustavo Aires deixa o MDB após 37 anos e ingressa no PP, liderado por Celina Leão. A filiação, anunciada no “Progressista em Ação”, fortalece o PP para 2026, apoiando Celina ao Buriti e Ibaneis ao Senado.

Sem nenhum voto popular, Xandão já é, de fato, novo presidente do Brasil

Alexandre de Moraes, decide sobre decreto de Lula que o Congresso derrubou. Seria uma "juristocracia", onde o poder político é transferido ou exercido pelo judiciário? O STF extrapola? O País segue governado por 11 ministros sem voto popular, enquanto Executivo e Legislativo perdem força.

Ibaneis e Celina: a estratégia para vencer em 1º turno em 2026

Ibaneis Rocha e Celina Leão unem forças para 2026, articulando um bloco político sólido no DF. Com diálogo e alianças, buscam repetir a vitória de 2022 no 1º turno, evitando o temido 2º turno que derrubou antecessores.

Sarney no sebo: A viagem de uma biografia corroída pelas traças

Livro autografado para Nan Souza, fiel amigo de José Sarney, é encontrado a 2.300 km de São Luís, em um sebo no centro de São Paulo, com páginas devoradas por traças
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político