Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Pesquisa aponta Ibaneis liderando corrida ao Buriti; veja os números

Publicado em

A primeira pesquisa oficial, sobre as eleições no DF, aponta o governador Ibaneis Rocha(MDB), pré-candidato a reeleição, liderando a corrida ao Buriti com 30% de intenção de votos do eleitorado brasiliense.

A pesquisa, realizada pelo Instituto Idea, encomendada pelo portal Metrópoles, foi divulgada nesta terça-feira(18), registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número DF-09593/2022.

O levantamento feito com 1.200 entrevistados, entre os dias 14 a 16 de maio, nas 33 regiões administrativas do Distrito Federal, mostra que Ibaneis crescerá ainda mais em um próximo levantamento.

LEIA MAIS| Cultura

Sesc realiza projeto Palco Giratório por meio de novas tecnologias; saiba mais

Isto porque o senador José Antônio Reguffe (União), apontado abaixo de Ibaneis, com 10,6% dos eleitores, provavelmente não será candidato a governador, embora tenha gente, como a deputada Paula Belmonte, candidata ao Senado, esperando que ele sirva de escada para favorecer ao seu projeto político.

A deputada federal Flávia Arruda (PL), que aparece em terceiro lugar, na corrida pelo Buriti, com 8,5%, também não será candidata ao governo, mas sim ao Senado, na chapa majoritária de Ibaneis.

O resultado dos números da pesquisa em relação a Flávia Arruda, também enterra de vez algumas vozes que faziam coro para que a ex-ministra lançasse a sua candidatura ao Buriti.

Dito isso, os números da primeira pesquisa Idea, releva também um total esgotamento de todos os chamados pré-candidatos de oposição que pretendem disputar contra o governador. Todos estão longe de alcançá-lo.

A cinco meses para o pleito eleitoral, o somatório dos percentuais dos pré-candidatos como Rafael Prudente (PSB), Leila do Vôlei (PDT), Izalci Lucas (PSDB), Leandro Grass (PV), Keka (Psol),Magela (PT), Rosilene (PT) Lucas (DC) e João Vicente (PCdoB), não chega a 24% das intenções de votos.

A leitura dos números postos, indica, que o governador Ibaneis Rocha continua como franco favorito do eleitorado brasiliense para vencer as eleições em primeiro turno.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Governo edita regras para remover servidores em casos de violência

Foi publicado a portaria conjunta que dispõe sobre o direito de remoção, redistribuição e movimentação...

Mais Radar

E quem disse que uma mulher não pode cantar? Só os imbecis acham que não

Celina Leão reagiu com firmeza ao machismo disfarçado de crítica política. Cantar, encantar e celebrar o povo não diminui uma mulher pública: revela força, autenticidade e liberdade. "O preconceito não silencia quem lidera com alegria", ela na festa da ABBP.

Deputado Roosevelt: Orçamento 2026 vai fortalecer combate ao crime

Deputado Roosevelt Vilela (PL) defende investimento em inteligência policial e integração de forças. Orçamento 2026 da CLDF, com R$15,4 bi para segurança, permite avanços em tecnologia e união policial para mais proteção às famílias do DF

Vídeo! Para Caiado, Marconi é o “cupim branco” que corroeu Goiás por 20 anos

Caiado intensifica o debate ao comparar a tentativa de Marconi Perillo voltar ao Palácio das Esmeraldas a um “cupim branco”, metáfora usada para alertar que conquistas construídas em anos podem ser destruídas em instantes.

Celina transforma demanda silenciosa dos idosos em agenda de Estado

As mãos que afagam. Celina Leão assume protagonismo ao lançar ações concretas para a terceira idade, mostrando que cuidar de quem construiu Brasília não é favor: é justiça e compromisso com o futuro.

Aceita que dói menos! Rejeição de 53% a Arruda é sentença de morte eleitoral

A rejeição de 53% confirma que o DF não aceita o retorno de José Roberto Arruda, marcado por escândalos, prisão e inelegibilidade. A memória da Caixa de Pandora ainda pesa e impede sua volta ao comando do Buriti
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político