Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Pesquisa aponta Ibaneis liderando corrida ao Buriti; veja os números

Publicado em

A primeira pesquisa oficial, sobre as eleições no DF, aponta o governador Ibaneis Rocha(MDB), pré-candidato a reeleição, liderando a corrida ao Buriti com 30% de intenção de votos do eleitorado brasiliense.

A pesquisa, realizada pelo Instituto Idea, encomendada pelo portal Metrópoles, foi divulgada nesta terça-feira(18), registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número DF-09593/2022.

O levantamento feito com 1.200 entrevistados, entre os dias 14 a 16 de maio, nas 33 regiões administrativas do Distrito Federal, mostra que Ibaneis crescerá ainda mais em um próximo levantamento.

LEIA MAIS| Cultura

Sesc realiza projeto Palco Giratório por meio de novas tecnologias; saiba mais

Isto porque o senador José Antônio Reguffe (União), apontado abaixo de Ibaneis, com 10,6% dos eleitores, provavelmente não será candidato a governador, embora tenha gente, como a deputada Paula Belmonte, candidata ao Senado, esperando que ele sirva de escada para favorecer ao seu projeto político.

A deputada federal Flávia Arruda (PL), que aparece em terceiro lugar, na corrida pelo Buriti, com 8,5%, também não será candidata ao governo, mas sim ao Senado, na chapa majoritária de Ibaneis.

O resultado dos números da pesquisa em relação a Flávia Arruda, também enterra de vez algumas vozes que faziam coro para que a ex-ministra lançasse a sua candidatura ao Buriti.

Dito isso, os números da primeira pesquisa Idea, releva também um total esgotamento de todos os chamados pré-candidatos de oposição que pretendem disputar contra o governador. Todos estão longe de alcançá-lo.

A cinco meses para o pleito eleitoral, o somatório dos percentuais dos pré-candidatos como Rafael Prudente (PSB), Leila do Vôlei (PDT), Izalci Lucas (PSDB), Leandro Grass (PV), Keka (Psol),Magela (PT), Rosilene (PT) Lucas (DC) e João Vicente (PCdoB), não chega a 24% das intenções de votos.

A leitura dos números postos, indica, que o governador Ibaneis Rocha continua como franco favorito do eleitorado brasiliense para vencer as eleições em primeiro turno.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Saiba quem tem direito ao Cartão Creche

O Cartão Creche permite o acesso a crianças de 4 meses a 3 anos e...

Mais Radar

Leila sob pressão: acusará ou defenderá Carlos Lupi na CPMI do INSS?

Leila do Vôlei está entre a cruz e a espada na CPMI do INSS: acusar Carlos Lupi, líder do PDT, pode prejudicar sua reeleição em 2026; defendê-lo ou silenciar pode manchar sua imagem, já que ele ignorou alertas sobre o desvio de R$ 6 bi contra aposentados.

7 de Setembro: a polarização ideológica que divide o Brasil em marchas

No 7 de setembro de 2025, a guerra ideológica entre esquerda e direita, com manifestações divididas em Brasília, expõe a polarização que ameaça a democracia defendida por ambos os lados, desafiando a unidade nacional e o equilíbrio das instituições.

Por que o Maranhão é o estado mais pobre do país? Roberto Rocha explica

Ex-senador Roberto Rocha critica a classe política do Maranhão por explorar a pobreza em vez de promover soluções para incluir os maranhenses na riqueza do estado. Com renda média de R$ 409 e 30% em insegurança alimentar, o Maranhão segue como o mais pobre do Brasil.

Rollemberg: A decadência de um ex-governador sem futuro político

A volta à Câmara em 2025 foi acidente de percurso, viabilizada pelo STF, mas sua baixa votação e o PSB enfraquecido indicam o fim da linha para o pior político da história de Brasília.

Daniel de Castro acusa Lula de perseguição ideológica e desrespeito ao DF

O deputado distrital criticou Lula por recusar reunião com Ibaneis Rocha sobre reajuste das forças de segurança do DF. Ele acusou ainda o presidente de ser um arrogante e de agir por ideologia e desrespeitar o povo brasiliense.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político