Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Pela primeira vez, Ibaneis se posicionará sobre afastamento do cargo

Publicado em

Está marcada para as 11 horas desta quinta-feira (16), o primeiro pronunciamento do governador Ibaneis Rocha(MDB), após 65 dias fora do cargo, cumprindo a decisão do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal.

Ontem, Moraes acolheu o entendimento da Procuradoria Geral da República (PGR) e da Polícia Federal, de que o governador brasiliense não teve nenhum envolvimento ou m esmoque foi omisso para conter os graves e violentos atos, ocorrido em 8 de janeiro, que atingiram as sedes do Três Poderes, na capital federal.

Claro que o governador, em sua fala de hoje, não deve ter um posicionamento crítico-radical sobre uma decisão monocrática que o tirou do cargo sem qualquer chance de defesa.

Deverá manter a mesma postura serena e respeitosa como sempre se comportou, seja como advogado ou como político, diante de decisões da justiça.

No entanto, saindo desse âmbito, todos têm consciência do tamanho do prejuízo político e administrativo, causado pelo seu afastamento, após oito dias de tomar posse como governador reeleito, em primeiro turno das eleições do ano passado.

Em uma análise mais apurada, 65 dias fora do comando, tornou-se uma eternidade para o Distrito Federal.

Um sentimento de insegurança jurídica tomou conta da cidade, sem saber, ao certo, sobre o retorno do governador, apesar de a decisão de Moraes ter estabelecido o prazo de 90 dias.

A dúvida vivida pelo DF, mesmo sendo um ente federativo, com autonomia política-administrativa assegurada pela Constituição Brasileira, estava no fato de Ibaneis sido vítima de um ativismo judicial, praticados por alguns juízes, que nos últimos tempos vem ganhando força no Brasil e que ultrapassa a linha divisória do seu papel constitucional.

Esse foi o principal análise feito pelo mundo jurídico de Brasília, como sustentou o advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, mais conhecido como Kakay, ao ver na decisão monocrática uma “motivação política e abuso de poder”.

Menos mal para o DF, o retorno imediato de Ibaneis antes dos 90 dias, embora considerando 65 dias, uma eternidade.

O chefe do Executivo, a partir de hoje, tem um longo trabalho para recolocar muita coisa que ficou fora do trilho, no rumo certo.

A vice-governadora Celina Leão foi leal e lutou com todas suas forças, no âmbito político e administrativo, para tocar a máquina pública e impedindo a descontinuidade do governo. Isso é fato.

No entanto, o longo período sem Ibaneis, algumas “ilhas de poder” surgiram sem nenhum pudor.

Nada que não possa ser resolvido daqui por diante. O governador surge como fênix que só ele sabe ser, diante de obstáculos que cruzam o seu caminho.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios políticos da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Abertas inscrições para o III Concurso “Desenhando o Amor”

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF) lança o III Concurso de Desenho Infantil Desenhando o...

Mais Radar

Com Bolsonaro “bichado”, direita deve marchar com Caiado em 2026

Jair Bolsonaro enfrenta ameaça de prisão e perde força política, enquanto Ronaldo Caiado desponta como líder alternativo do bolsonarismo e referência da direita e centro-direita, com vistas às eleições presidenciais de 2026.

Chega! O humilhante fim do carreirismo político de Erika Kokay

A deputada Erika Kokay concordou, mas não gostou da decisão do PT, que encerrou seus 24 anos de carreirismo político para abrir espaço para José Dirceu, agora elegível, assumir a vaga para disputar o cargo de deputado federal pelo DF nas eleições de 2026.

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação