Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

PEC 8/2021: Dino teria orientado suplente sumir do Senado

Publicado em

Dois senadores, unidos ao Ministro da Justiça Flavio Dino, deixaram de votar contra a PEC 8/2021, que limita os poderes de decisões individuais no Supremo Tribunal Federal (STF).

Weverton Rocha (PDT-MA), vice-líder do governo, votou a favor, enquanto Ana Paula Lobato (PSB-MA), suplente de Flávio Dino, ausentou-se do plenário de forma sorrateira.

Surpreendentemente, nem o mesmo Lula, que já foi absolvido pelo STF, se envolveu para barrar a votação que teve um resultado avassalador de 52 votos concretos contra 18 contrários.

O líder do governo, Jaques Wagner (PT), e a bancada do PSB do vice-presidente Geraldo Alckmin também votaram a favor da PEC, que visa enquadrar e limitar os poderes dos ministros do STF.

A derrota dos “capas pretas”, como são conhecidos os ministros do Supremo, contornou com o apoio dessas figuras notórias da política brasileira, como Lula, Flávio Dino e Geraldo Alckmin.

A aprovação da PEC foi sentida como “um golpe” para alguns integrantes do STF. A medida restringe decisões individuais dos ministros, buscando evitar possíveis abusos de poder.

A proposta divide opiniões. Argumentam-se que é necessário estabelecer limites para garantir muitos a imparcialidade e a segurança jurídica, enquanto outros críticos afirmam que a PEC enfraquece a independência do Judiciário.

O que mais chamou a atenção foi o fato de senadores extremamente ligado ao ministro Flávio Dino, que busca apoio dentro do próprio STF para se tornar um deles, não ter votado contra a PEC.

Já a não atuação efetiva de Lula, mesmo após ser descondenado pelo STF, também chamou a atenção. A postura pode ser interpretada como uma estratégia política para não se envolver em um tema delicado.

Lula preferiu ficar em cima do muro assistindo seus aliados detonando os interesses dos ministros da Suprema Corte. 

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

 

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Reginaldo Veras pode “dançar” sem música na difícil disputa deste ano

O deputado pode dançar baião sem sanfoneiro se insistir na frágil federação PT/PV/PCdoB! Sem Erika Kokay puxando votos na Câmara, o pré-candidato do PV corre risco real de ficar sem ritmo e sem mandato. Hora de trocar o passo antes que a música pare de vez.

Mais Radar

Reginaldo Veras pode “dançar” sem música na difícil disputa deste ano

O deputado pode dançar baião sem sanfoneiro se insistir na frágil federação PT/PV/PCdoB! Sem Erika Kokay puxando votos na Câmara, o pré-candidato do PV corre risco real de ficar sem ritmo e sem mandato. Hora de trocar o passo antes que a música pare de vez.

Rombo à vista: PSD vai torrar dinheiro público com Arruda inelegível

O PSD no Distrito Federal corre o risco de provocar um...

No DF, todos querem mandato de federal; poucos aceitam ser escada

No DF, dirigentes partidários enfrentam dificuldade para montar nominatas competitivas à Câmara. Faltam puxadores de voto e sobra cautela: muitos pré-candidatos recusam servir de escada para quem já tem mandato.

Morte de Orelha: Roosevelt quer crime hediondo para quem assassina cães

O assassinato brutal do cão Orelha virou símbolo do martírio e crueldade animal. O deputado distrital Roosevelt Vilela defende penas mais rigorosas contra quem maltrata animais e crime hediondo em casos extremos. Pela rede social o parlamentar reforçou o grito de indignação coletiva em protesto na Paulista neste domingo (01).

Cidade inteligente: Rodrigo da Luz destaca Brasília no “Brasil Global Summit”

Rodrigo da Luz, diretor-executivo do Brasil Global Summit, afirma que Brasília...
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político