Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Paulo Pestana: um ano sem o jornalista que marcou os bastidores de Brasília

Publicado em

Completa-se nesta terça-feira (11), um ano da morte do jornalista Paulo Pestana, figura influente na imprensa brasiliense e estrategista político de destaque.

Pestana, que trabalhou em veículos como a Rádio Nacional, a Rede Globo e o jornal O Estado de S. Paulo, também assinava uma coluna no Correio Braziliense.

Sua capacidade de transformar figuras políticas em candidatos viáveis foi determinante para as vitórias do governador Ibaneis nas eleições de 2018 e 2022, quando foi reeleito em 1º turno.

Considerado um outsider na política, Ibaneis conseguiu se eleger graças à estratégia de comunicação traçada por Pestana e seu fiel companheiro de empreitadas jornalísticas, Wellington Moraes, secretário de Comunicação do GDF.

O talento de Pestana ia muito além da política. O jornalista também se destacava por sua sensibilidade cultural e literária, aproximando-se de publicações como a revista Piauí e demonstrando um olhar apurado para a produção intelectual.

Sua morte, em 11 de março de 2024, foi um duro golpe para o meio jornalístico e político de Brasília.

Um ano depois, sua ausência ainda é sentida por colegas, amigos e políticos em razão do seu trabalho e talento.

O legado de Paulo Pestana, o nosso Paulinho, permanece vivo, seja no jornalismo, seja na política que ajudou a moldar nos bastidores.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

PSD-DF vive esvaziamento e caos político após chegada do inelegível Arruda

Antes da chegada de Arruda, o PSD-DF tinha dois deputados distritais e um ex-deputado com bom potencial eleitoral. Hoje, o partido enfrenta esvaziamento político, falta de nomes competitivos e dificuldade real para eleger federais e distritais.

Mais Radar

PSD-DF vive esvaziamento e caos político após chegada do inelegível Arruda

Antes da chegada de Arruda, o PSD-DF tinha dois deputados distritais e um ex-deputado com bom potencial eleitoral. Hoje, o partido enfrenta esvaziamento político, falta de nomes competitivos e dificuldade real para eleger federais e distritais.

Rollemberg não sabia que o pau que dá em Chico também bate em Lula

Se arrependimento matasse, Rollemberg já não estaria entre nós. Ele atirou em que viu e acertou o que não viu. O que imaginava causar desgaste político ao governador do DF, Ibaneis Rocha, acabou atingindo figurões da República, entre eles o próprio presidente Lula. Agora, o silêncio reina na esquerda.

Vorcaro, Jaques Wagner, Mantega: rombo do Master chega ao gabinete de Lula

A notícia revelada pelo portal Metrópoles nesta segunda-feira (26) escancara, mais...

Roosevelt diz que marcha de Nikolas demonstra a força da direita no Brasil

Roosevelt Vilela analisa a marcha liderada por Nikolas Ferreira até Brasília e afirma que o ato simboliza o despertar da direita. Para o distrital a caminhada repercute no cenário político e reforça a força conservadora.

A marcha de Nikolas Ferreira: o grito que acorda o Brasil para 2026

A Marcha de Nikolas Ferreira incendiou o Brasil! 240 km de Paracatu a Brasília gritando liberdade e justiça. Superou o BBB nas trends, viralizou com milhões. Nikolas, aos 29, herdeiro de Bolsonaro, reacende a direita. 2026 já começou
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político