Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Paulo Pestana: um ano sem o jornalista que marcou os bastidores de Brasília

Publicado em

Completa-se nesta terça-feira (11), um ano da morte do jornalista Paulo Pestana, figura influente na imprensa brasiliense e estrategista político de destaque.

Pestana, que trabalhou em veículos como a Rádio Nacional, a Rede Globo e o jornal O Estado de S. Paulo, também assinava uma coluna no Correio Braziliense.

Sua capacidade de transformar figuras políticas em candidatos viáveis foi determinante para as vitórias do governador Ibaneis nas eleições de 2018 e 2022, quando foi reeleito em 1º turno.

Considerado um outsider na política, Ibaneis conseguiu se eleger graças à estratégia de comunicação traçada por Pestana e seu fiel companheiro de empreitadas jornalísticas, Wellington Moraes, secretário de Comunicação do GDF.

O talento de Pestana ia muito além da política. O jornalista também se destacava por sua sensibilidade cultural e literária, aproximando-se de publicações como a revista Piauí e demonstrando um olhar apurado para a produção intelectual.

Sua morte, em 11 de março de 2024, foi um duro golpe para o meio jornalístico e político de Brasília.

Um ano depois, sua ausência ainda é sentida por colegas, amigos e políticos em razão do seu trabalho e talento.

O legado de Paulo Pestana, o nosso Paulinho, permanece vivo, seja no jornalismo, seja na política que ajudou a moldar nos bastidores.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Ciclomotores terão registro, placa e CNH obrigatórios em 2026

Os proprietários têm até 31 de dezembro de 2025 para regularizar o registro dos veículos junto ao Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF).

Mais Radar

O metrô de Brasília: a usurpação descabida do legado de Roriz

Joaquim Roriz, o maior visionário da história do DF, deve estar se revirando no túmulo vendo seu ex-secretário José Roberto Arruda, inelegível e marcado por escândalos, ousar reivindicar a paternidade do metrô de Brasília.

Oposição apela à mentira e tem “fábrica de fakes” desmascarada no DF

A mentira tem perna curta. A “fábrica de fakes” montada pela oposição para tentar denegrir a imagem de Celina Leão desmorona diante dos fatos. A verdade prevalece, expõe o desespero adversário e reforça quem lidera por trabalho, não por distorções.

Fred Linhares aposta em Celina para manter governo aprovado pelo povo

Fred Linhares foi direto ao ponto: "o Republicanos bateu o martelo e apoia Celina Leão ao GDF em 2026. Aliança fechada, chapa definida com Gustavo Rocha de vice e foco na continuidade de um governo bem avaliado", disse ao Radar-DF.

PL-DF afunda em crise silenciosa e pode desaparecer da Câmara em 2026

Nos bastidores, Valdemar Costa Neto vê o PL-DF à beira do colapso. A falta de estratégia pode deixar o partido sem deputados federais em 2026, reduzindo a bancada, além da influência política e o volumoso fundo partidário.

E quem disse que uma mulher não pode cantar? Só os imbecis acham que não

Celina Leão reagiu com firmeza ao machismo disfarçado de crítica política. Cantar, encantar e celebrar o povo não diminui uma mulher pública: revela força, autenticidade e liberdade. "O preconceito não silencia quem lidera com alegria", ela na festa da ABBP.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político