Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Partido de Leandro Grass aciona o STF contra o povo da 26 de Setembro

Publicado em

O Partido Verde, que tem como candidato ao governo do Distrito Federal, Leandro Grass, protocolou no Superior Tribunal Federal, no último dia 16, uma Ação Direta de Inconstitucionalidade com pedido de medida cautelar contra a Lei federal 14.447/2022, que desafeta área para regularização fundiária, da 26 de Setembro e Condomínio Maranata.

Às duas comunidades, onde moram mais de 40 mil famílias, são frutos de assentamentos, realizados pelo GDF, há quase 30 anos, antes mesmo da criação da Floresta Nacional.

A lei de autoria conjunta, das deputadas Flávia Arruda(PL) e Celina Leão(PP), aprovada pelo Congresso Nacional, e sancionada pelo presidente da República, foi festejada pela população que sonha com a legalização de suas moradias.

Durante os governo de Agnelo(PT) e Rollemberg(PSD), a 26 de Setembro e Maranata, foram alvos de muitas derrubadas.

“Ao invés das duas gestões anteriores, lutarem pela regularização das terras, para dá dignidade as famílias assentadas, preferiram tocar o terror com as derrubadas das casas”, reagiu Celina Leão, candidata a vice na chapa de Ibaneis Rocha(MDB), que concorre a reeleição no próximo domingo(02).

Celina esteve na 26 de Setembro e detonou com Leandro Grass. “Como é que um cara que quer ser governador é contra a lei que vai regularizar essa cidade?” Veja:

A Lei Federal n. 14.447/2022, possibilita a total regularização fundiária da comunidade 26 de Setembro e Maranata.

A medida delimita a área da Floresta Nacional, legalizando uma área ocupada há mais de 20 anos, onde vivem mais de 40 mil famílias, às margens da rodovia DF-001, que liga Taguatinga a Brazlândia.

Para Flávia Arruda, candidata a senadora na chapa de Ibaneis, a lei traz segurança e um reconhecimento histórico para as famílias assentadas pelo poder público no local, antes mesmo da criação da Floresta Nacional.

“Com a desafetação da Flona, será possível dar dignidade para estas pessoas, infraestrutura e fiscalizar melhor qualquer ação de degradação da Floresta Nacional”, afirma.

Já o governador Ibaneis Rocha, garantiu que com a nova lei, as comunidades 26 de Setembro e Maranata, serão incluídos no pacote de regularização fundiária da Lei Complementar n° 986/2021, assinada por ele no ano passado.

O Reurb abrange medidas jurídicas urbanísticas, ambientais e sociais, destinadas à incorporação dos núcleos urbanos informais aos ordenamento territorial urbano.

Assim, a população da 26 de Setembro e Maranata usufruirão do direito à moradia e infraestrutura necessárias.

É contra tudo isso que o Partido Verde de Leandro Grass, tenta derrubar no STF.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Editais do Negocia-DF pode regularizar dívidas de ISS e ICMS

Dois editais de transação tributária foram lançados pelo Governo do Distrito Federal (GDF),  dentro do...

Mais Radar

Arruda faz lobby para que Congresso passe a borracha em sua ficha suja

Arruda pressiona por brecha na Ficha Limpa, namora partidos do DF e sonha alto, mesmo atolado em processos

Esquerda e direita blindam “padre maroto”, irmão de Lula, enrolado no INSS

Blindado por um acordo costurado entre políticos de esquerda e direita, a pedido de Lula, o “padre maroto” Frei Chico escapou de depor na CPMI, revelando a união de interesses para evitar investigações incômodas.

Sob pressão, Leila joga Carlos Lupi para arder no fogo do inferno da CPMI

A senadora Leila do Vôlei resolveu expor o presidente do seu partido, Carlos Lupi, aos 'leões' da oposição, que investigam os desvios no INSS. A cúpula do PDT desaprovou a atitude da presidente do partido no DF.

Trio do DF debocha de aposentados e ignora roubalheira no INSS

Leila do Vôlei (PDT), Erika Kokay (PT) e Reginaldo Veras (PV) se recusam a apoiar a CPMI do INSS, que investiga o roubo de R$ 6,3 bilhões de aposentados, incluindo 500 mil do DF. Uma omissão que ignora a dor de milhões de pessoas pobres pelo país afora.

Daniel Vilela “enterra” o velho oligarca Marconi na disputa em Goiás

Jovem Daniel Vilela lidera pesquisas para o governo de Goiás em 2026, com 26% das intenções de voto, superando Marconi Perillo (22%). Pesquisa Genial/Quaest mostra apoio à continuidade do governo Caiado, que tem 88% de aprovação.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político