Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Paco Brito continua sendo o 1º da fila para continuar como vice de Ibaneis

Publicado em

A não desincompatibilização do cargo de vice-governador do Distrito Federal, o que lhe daria a possibilidade de disputar as eleições desse ano, para deputado federal, por exemplo, pode ser a maior pista de que Paco Brito (Avante), poderá continuar no mesmo posto, ao lado de Ibaneis Rocha(MDB), na disputa pela reeleição.

Em 2018, ele foi escolhido para ocupar o lugar que ninguém queria, por exemplo:

O de figurar como vice ao lado de um desconhecido candidato ao Buriti, que jamais havia disputado uma eleição a não ser a da OAB-DF.

O advogado Ibaneis Rocha não tinha outra alternativa, diante das dificuldades de montar uma chapa majoritária, mesmo sendo pelo MDB, partido considerado grande pelo tempo de TV e rádio para a propaganda gratuita eleitoral.

Outra dificuldade de Ibaneis, em 2018, foi ter alguém com visibilidade eleitoral para ocupar a vaga de senador na sua chapa.

LEIA MAIS| Radar Politico

Inicialmente a vaga foi oferecida ao empresário e ex-vice-governador Paulo Octávio, mas ele decidiu não topar a parada.

A saída foi resolvida pelo Partido Progressista que indicou o nome de Hélio Queiroz, também, um desconhecido no mundo político.

As suplências foram preenchidas por Estênio Campelo (MDB) e por Marcos Antônio Domingos (PP), uma trinca de sem votos.

A dupla Ibaneis&Paco partiu com 2% das intenções de votos para enfrentar pela frente dez candidatos, a maioria de caciques com mais de 20 anos na disputa eleitoral brasiliense.

Antes do 1 turno das eleições, daquele ano, Ibaneis já liderava a corrida com 40% das intenções de votos (pesquisa DataFolha e Ibope), deixando para trás, quatro nomes empatados na luta pela segunda vaga.

Ao final da corrida Ibaneis venceu Rollemberg com 75% dos votos do povo do DF.

Desde a instalação do governo, Paco Brito se mantém como um vice cumprindo a liturgia do cargo, marcado pela discrição e pela lealdade.

Decidiu ficar ao lado do governador, até o último dia do seu mandato, mesmo consciente que a vaga da vice-governadoria é um dos postos mais cobiçados, por todos os partidos políticos que fazem parte da aliança. Quem rejeitou o posto no passado, luta agora no presente para ser o escolhido.

Embora o governador já tenha, desde dezembro do ano passado, escolhido a deputada Flávia Arruda como a sua candidata ao Senado, no caso da vaga de vice, para muitos, o fato da não descompatibilização de Paco Brito do cargo é sinal de que Ibaneis conta com ele como a sua última cartada.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Deputado bolsonarista relatará PEC que limita militares na política

Paulo Bilynskyj (PL-SP) é nomeado relator da PEC 21/2021, que visa impedir a atuação de militares da ativa na política e cargo civil, em meio à tensão sobre o golpismo.

Mais Radar

Com Bolsonaro “bichado”, direita deve marchar com Caiado em 2026

Jair Bolsonaro enfrenta ameaça de prisão e perde força política, enquanto Ronaldo Caiado desponta como líder alternativo do bolsonarismo e referência da direita e centro-direita, com vistas às eleições presidenciais de 2026.

Chega! O humilhante fim do carreirismo político de Erika Kokay

A deputada Erika Kokay concordou, mas não gostou da decisão do PT, que encerrou seus 24 anos de carreirismo político para abrir espaço para José Dirceu, agora elegível, assumir a vaga para disputar o cargo de deputado federal pelo DF nas eleições de 2026.

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação