Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Paco Brito continua sendo o 1º da fila para continuar como vice de Ibaneis

Publicado em

A não desincompatibilização do cargo de vice-governador do Distrito Federal, o que lhe daria a possibilidade de disputar as eleições desse ano, para deputado federal, por exemplo, pode ser a maior pista de que Paco Brito (Avante), poderá continuar no mesmo posto, ao lado de Ibaneis Rocha(MDB), na disputa pela reeleição.

Em 2018, ele foi escolhido para ocupar o lugar que ninguém queria, por exemplo:

O de figurar como vice ao lado de um desconhecido candidato ao Buriti, que jamais havia disputado uma eleição a não ser a da OAB-DF.

O advogado Ibaneis Rocha não tinha outra alternativa, diante das dificuldades de montar uma chapa majoritária, mesmo sendo pelo MDB, partido considerado grande pelo tempo de TV e rádio para a propaganda gratuita eleitoral.

Outra dificuldade de Ibaneis, em 2018, foi ter alguém com visibilidade eleitoral para ocupar a vaga de senador na sua chapa.

LEIA MAIS| Radar Politico

Inicialmente a vaga foi oferecida ao empresário e ex-vice-governador Paulo Octávio, mas ele decidiu não topar a parada.

A saída foi resolvida pelo Partido Progressista que indicou o nome de Hélio Queiroz, também, um desconhecido no mundo político.

As suplências foram preenchidas por Estênio Campelo (MDB) e por Marcos Antônio Domingos (PP), uma trinca de sem votos.

A dupla Ibaneis&Paco partiu com 2% das intenções de votos para enfrentar pela frente dez candidatos, a maioria de caciques com mais de 20 anos na disputa eleitoral brasiliense.

Antes do 1 turno das eleições, daquele ano, Ibaneis já liderava a corrida com 40% das intenções de votos (pesquisa DataFolha e Ibope), deixando para trás, quatro nomes empatados na luta pela segunda vaga.

Ao final da corrida Ibaneis venceu Rollemberg com 75% dos votos do povo do DF.

Desde a instalação do governo, Paco Brito se mantém como um vice cumprindo a liturgia do cargo, marcado pela discrição e pela lealdade.

Decidiu ficar ao lado do governador, até o último dia do seu mandato, mesmo consciente que a vaga da vice-governadoria é um dos postos mais cobiçados, por todos os partidos políticos que fazem parte da aliança. Quem rejeitou o posto no passado, luta agora no presente para ser o escolhido.

Embora o governador já tenha, desde dezembro do ano passado, escolhido a deputada Flávia Arruda como a sua candidata ao Senado, no caso da vaga de vice, para muitos, o fato da não descompatibilização de Paco Brito do cargo é sinal de que Ibaneis conta com ele como a sua última cartada.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Goiás: Daniel Vilela garante R$ 43,3 milhões à Vila São Cotolengo

Daniel Vilela reafirma compromisso do Governo de Goiás com a Vila São Cotolengo, renova convênio da Saúde e garante R$ 43,3 milhões para manter atendimentos do SUS em 2026, em Trindade

Mais Radar

Do “elefante branco” marcado pela corrupção à Arena que move a economia

A Arena BRB deixou de ser "o elefante branco Mané Garrincha"após 12 anos como simbolo da corrupção. Hoje movimenta turismo, eventos e empregos, virando símbolo de virada e desenvolvimento para Brasília, graças a gestão de Ibaneis Rocha.

Reginaldo Veras pode “dançar” sem música na difícil disputa deste ano

O deputado pode dançar baião sem sanfoneiro se insistir na frágil federação PT/PV/PCdoB! Sem Erika Kokay puxando votos na Câmara, o pré-candidato do PV corre risco real de ficar sem ritmo e sem mandato. Hora de trocar o passo antes que a música pare de vez.

Rombo à vista: PSD vai torrar dinheiro público com Arruda inelegível

O PSD no Distrito Federal corre o risco de provocar um...

No DF, todos querem mandato de federal; poucos aceitam ser escada

No DF, dirigentes partidários enfrentam dificuldade para montar nominatas competitivas à Câmara. Faltam puxadores de voto e sobra cautela: muitos pré-candidatos recusam servir de escada para quem já tem mandato.

Morte de Orelha: Roosevelt quer crime hediondo para quem assassina cães

O assassinato brutal do cão Orelha virou símbolo do martírio e crueldade animal. O deputado distrital Roosevelt Vilela defende penas mais rigorosas contra quem maltrata animais e crime hediondo em casos extremos. Pela rede social o parlamentar reforçou o grito de indignação coletiva em protesto na Paulista neste domingo (01).
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político