Vinte quatro horas após encaminhar uma PEC (Projeto de Emenda Constitucional), visando extinguir o Fundo Constitucional do Distrito Federal, o senador Randolfe Rodrigues(REDE-AP), recuou e tirou a proposta na manhã desta terça-feira(20), do sistema do Senado, para a coleta de assinaturas.
O senador amapaense, teria sido orientado pelo futuro ministro da Justiça, Flávio Dino(PSB-MA), de recuar da proposta.
O FCDF foi criado pela Constituição de 1988 e regulamentado em 2002, para bancar a manutenção das forças de segurança, bem como da saúde e da educação da capital federal.
A PEC que extingue o Fundo Constitucional do DF, de autoria de Randolfe, tem cheiro de represália contra as forças de segurança do DF. Ele critica as polícias, por não ter prendido em flagrante delito os envolvidos em atos de baderna, ocorridos no último dia 12 de dezembro.
Algumas figuras do alto escalão do PT julgou desnecessária a iniciativa de Randolfe.
Principalmente no momento em que vive o país, mergulhado em uma crise política polarizada, o que poderia tensionar mais ainda, o clima nas véspera da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, marcada para o dia 1º de janeiro.
*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios políticos da capital federal. Siga o #radarDF