Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Ônibus imprestáveis, tarifas caras; Caiado nem aí para o Entorno

Publicado em

Quase 200 mil trabalhadores dos municípios goianos da região do Entorno enfrentam, desde ontem (domingo, 25), o terceiro aumento das tarifas de ônibus nos últimos 12 meses.

Moradores de Planaltina de Goiás que trabalham em Brasília agora precisam desembolsar R$ 560 para o deslocamento por 25 dias, valor que corresponde a mais de um terço do salário mínimo.

Com o reajuste, o custo para o passageiro chegar ao trabalho e retornar para casa é de R$ 22,00.

A situação torna-se desesperadora para os trabalhadores residentes nas cidades goianas próximas ao Distrito Federal, região onde as oportunidades de emprego são limitadas.

Desde o início do mandato de Ibaneis Rocha(MDB) como governador do DF, diversas tentativas de acordo foram realizadas com o governo de Goiás, sob a liderança de Ronaldo Caiado (União), buscando uma solução para subsidiar o sistema de transporte do Entorno.

Contudo, todas as tentativas fracassaram. Quando o governo do Distrito Federal sugeriu assumir o controle do sistema, o governo de Goiás considerou a proposta como uma interferência em seus assuntos internos, o que gerou conflitos.

Diante da recusa do governo de Goiás em agir, e após o Governo do Distrito Federal desistir da proposta, a responsabilidade pelo sistema recaiu sobre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que não implementou subsídios nas tarifas.

Como resultado, os cidadãos são obrigados a pagar o valor integral da passagem.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Governo define distribuição de cotas raciais em concursos públicos

A nova distribuição das vagas por cotas raciais em concursos públicos passou por atualização. O...

Mais Radar

Ibaneis e clã Bolsonaro formam aliança política para 2026 no DF

Ibaneis Rocha e Michelle Bolsonaro selam aliança para o Senado em 2026, com apoio do clã Bolsonaro. Encontro em Brasília fortalece MDB, PL e PP, visando eleger Celina Leão governadora e consolidar a direita no DF.

Política de juros de Galípolo leva PT a loucura que não pode o acusar de sabotador

PT, que acusava Campos Neto de “sabotar” o governo com juros altos, agora engole o choro com Gabriel Galípolo, indicado por Lula, que elevou a Selic a 15%, mantendo a política restritiva do BC.

Rollemberg dança que nem “pinto no lixo” a espera por vaga na Câmara

Rodrigo Rollemberg celebra diploma de deputado federal e dança como "pinto no lixo", mas posse pode atrasar até após recesso. A Câmara dos Deputados deve encaminhar a decisão do STF para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Quadrilhão do INSS na mira da CPMI: Damares quer bandidos na cadeia

Damares Alves consegue a instalação da CPMI do INSS para investigar fraudes bilionárias que lesaram aposentados. A senadora cobra justiça e denuncia a omissão do governo Lula diante do escândalo que atinge milhares de idosos.

A magreza política do PT no DF e o risco de ser sepultado após 2026

PT do DF corre risco de sumir do Congresso em 2026. Pesquisa aponta derrota de Erika Kokay no Senado e ausência de nomes fortes. Crises passadas, como corrupção e má gestão, enfraquecem o partido, que sonha com o Buriti, mas não emplaca candidatos.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político