Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Ódio contra o DF: Lula veta benefícios para as Forças de Segurança

Publicado em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva Lula rejeitou trechos da lei aprovada pelo Congresso que ampliaram a possibilidade de policiais civis serem cedidos para outros órgãos mantendo os salários pagos pelo Fundo Constitucional, o que gerou insatisfação e preocupação com a categoria.

Um desses pontos foi o trecho que permitia ao Governo do Distrito Federal conceder vantagens e benefícios para os policiais através do remanejamento no orçamento do governo local.

O argumento utilizado por Lula, para justificar esse veto, foi o de que é responsabilidade do governo federal “organizar e manter” as polícias do Distrito Federal.

Agora, cabe aos senadores e deputados da Bancada do Distrito Federal trabalharem pela derrubada desse veto.

No entanto, essa não será uma tarefa fácil diante da necessidade de convencer todo o Congresso Nacional sobre a importância do tema.

Não é de agora que governos da União tentam acabar com o Fundo Constitucional, criado em 2002, que tem a finalidade de prover os recursos necessários à organização e manutenção da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federa, além da Saúde e Educação.

Já houve governo que questionava a criação da Câmara Legislativa do DF que conta com 24 deputados distritais. Também chegou a questionar a existência da bancada composta por três senadores e oito deputados federais.

Desde o início do atual governo Lula foi estabelecido um ódio implacável contra o DF com a tentativa de ações intervencionistas.

O líder do governo no Senado, Randolfo Rodrigues (AP), tentou emplacar uma PEC propondo a extinção do Fundo Constitucional do Distrito Federal. Retirou devido à reação da bancada do DF no Congresso.

Em seguida, houve mais um ataque contra o DE surgido em forma de “jaboti”, enfiado pelo relator do arcabouço fiscal, deputado Claudio Cajado (PP-BA).

A proposta de Cajado diminuía drasticamente os recursos do FCDF. A bancada se articulou e venceu novamente a batalha ao desarmar a armadilha.

Com uma espera de décadas pela reconquista de diretos, as Forças de Segurança tomaram mais uma porrada na última terça-feira (14) com o veto de Lula. Pontos importantes de suas reivindicações foram pro saco.

Esse é mais um exemplo de como a relação entre o governo federal e o Distrito Federal tem sido marcada por desentendimentos e muitas dificuldades.

A valorização e o respeito aos profissionais da segurança pública são essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e segura, principalmente na capital federal, responsável pela segurança das 131 embaixadas e dos Poderes da República.

O governo tem que reconhecer a importância desses profissionais e se comprometer a garantir condições adequadas de trabalho e remuneração justa.

A segurança pública não pode ser tratada apenas como uma questão partidária e ideológica, mas sim como uma prioridade para o bem-estar de toda a população.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Banco de Brasilia inaugura agencia no Shopping Iguatemi

É  a segunda agência do banco no Lago Norte e atenderá um público médio de 15 mil visitantes que transitam diariamente pelo local.

Mais Radar

Chega! O humilhante fim do carreirismo político de Erika Kokay

A deputada Erika Kokay concordou, mas não gostou da decisão do PT, que encerrou seus 24 anos de carreirismo político para abrir espaço para José Dirceu, agora elegível, assumir a vaga para disputar o cargo de deputado federal pelo DF nas eleições de 2026.

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Caso do homem-bomba sobra para Bolsonaro e detona com projeto de anistia

As bombas jogadas contra a estátua da Justiça, terminaram caindo sobre o colo de Bolsonaro com aceleração de investigações da PF sobre outros casos. As bombas de Wanderley também enfraqueceram o movimento pela anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação