A vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), proclamada pelos 60.345.999 que saíram das urnas de todo o país, nas eleições ocorrida neste domingo(30), ainda não foi digerida por Jair Bolsonaro(PL).
Essa foi a mais acirrada disputa eleitoral desde a redemocratização do país, de 1985, quando as eleições indiretas devolveram o poder às mãos de um presidente civil.
Bolsonaro acompanhou o “cantar” das urnas na residência de campo da Granja do Torto, em Brasília. Após o resultado, não falou com a imprensa e se recolheu cedo no Palácio da Alvorada.
O resultado fez os apoiadores desistirem da Esplanada dos Ministérios, onde estava prevista uma grande manifestação, caso o presidente conseguisse se reeleger.
Desde o resultado oficial, dado pelo Tribunal Superior Eleitoral, às 20 horas de ontem, não houve nenhuma manifestação por parte de Bolsonaro, seja por meio de suas redes sociais ou pelos canais oficiais da Presidência da República sobre a vitória de Lula.
Também não há qualquer indicativo, na agenda oficial, de que Bolsonaro fará algum pronunciamento neste sentido ou se irá ligar para o petista, o parabenizando, como manda a tradição no Brasil.
*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF