Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Notícia no Metrópoles, sobre expulsão de Ibaneis do MDB, é uma falácia

Publicado em

Um colunista do Metrópoles publicou, sem citar nomes, que emedebistas influentes do partido estariam articulando a expulsão do governador do DF, Ibaneis Rocha.

A coluna do Metrópoles já insistiu por duas vezes, batendo na mesma tecla, na tentativa de ligar o nome do governador aos eventos violentos, registrados no oito de janeiro, contra as sedes dos Poderes da República.

Apontou que o mau trânsito do governador do Distrito Federal com a cúpula da legenda, além de não ter apoiado a candidatura de Simone Tebet, para a presidência da República, estaria também contribuindo para essa possibilidade de expulsão partidária.

A estúpida forçação de barra, do portal brasiliense, exala a uma barrigada no jornalismo ao divulgar uma informação equivocada para o seu público.

Se refere a um suposto consenso no partido que estaria em compasso de espera, por investigações que aponte alguma responsabilidade de Ibaneis, nos atos terroristas de Brasília.

Apesar do que sustenta insistentemente o Metrópoles, a direção nacional do MDB nunca se manifestou sobre a existência de algum processo de expulsão, movido contra o governador Ibaneis.

Quanto apoiar Simone Tebet ou não, a coluna política do Metrópoles se esqueceu de informar que a senadora, hoje, ministra de Lula, não teve sequer o apoio do MDB no seu próprio estado, o Mato Grosso do Sul.

Também não teve apoio da maioria dos diretórios estaduais, a exemplo do Pará, comandado pelos Barbalhos, em Alagoas pelos Calheiros e no Maranhão pelos Sarneys.

Falar em expulsão de Ibaneis Rocha, do MDB, é uma falácia que o Metrópoles tenta passar como se fosse uma verdade.

Seria melhor informar a opinião pública de que, expulsar filiados por descaminhos, nunca foi uma prática do MDB, mesmo contra aqueles que chegaram a entrar em cana, por roubalheiras, a exemplo do ex-deputado e ex-ministro Gedel Vieira Lima, do ex-presidente da Câmara federal, Eduardo Cunha e do ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, só para citar.

Este último, condenado há mais de 400 anos de prisão, já se encontra livre, leve e solto em seu luxuoso AP de Copacabana.

Se voltarmos a fita para fevereiro do ano passado, nos deparamos com o arquivamento de um processo pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que envolvia os senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Jader Barbalho (MDB-PA), em um suposto crime de propinas nas obras da hidrelétrica de Belo Monte.

O entendimento da Suprema Corte, para encerrar o processo, contra os dois emedebistas, foi de que a denúncia, em cima das investigação, aberta em 2016, produzida pela delação premiada do ex-senador Delcídio do Amaral (PT), era frágil e inconsistente.

Talvez, por se lembrar disso, o senador Renan Calheiros, que antes chegou a defender a expulsão imediata de Ibaneis, sem direito de defesa, retrocedeu.

O cacique emedebista alogoano, resolveu ser mais cauteloso diante do que já passou, quando foi acusado de roubar o dinheiro público.

Quem sou eu para prejulgar?”, disse Calheiros ao colunista do Metrópoles.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios políticos da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Palmeiras e Botafogo jogam por liderança do Campeonato Brasileiro

Na briga pelo título do Campeonato Brasileiro, nesta terça-feira (26), Palmeiras e Botafogo protagonizam o...

Mais Radar

Com Bolsonaro “bichado”, direita deve marchar com Caiado em 2026

Jair Bolsonaro enfrenta ameaça de prisão e perde força política, enquanto Ronaldo Caiado desponta como líder alternativo do bolsonarismo e referência da direita e centro-direita, com vistas às eleições presidenciais de 2026.

Chega! O humilhante fim do carreirismo político de Erika Kokay

A deputada Erika Kokay concordou, mas não gostou da decisão do PT, que encerrou seus 24 anos de carreirismo político para abrir espaço para José Dirceu, agora elegível, assumir a vaga para disputar o cargo de deputado federal pelo DF nas eleições de 2026.

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação