Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Não fala nada! Advogado de Cid quer que ele abra o bico só na justiça

Publicado em

O advogado Cezar Bitencourt, que defende o ex- ajudante de ordem do ex-presidente Jair Bolsonaro já sinalizou tanto para a CPMI do Congresso Nacional, quanto para a CPI da Câmara Legislativa do DF, que o seu cliente será sempre um túmulo.

“Podem convocar, reconvocar, mas meu cliente ficará em silêncio”, sustenta, o advogado.

Como um mordomo, que sabe tudo do rei, Cid não vai falar absolutamente nada para a insatisfação da relatora da CPMI, senadora Liziane Gama (PSB-MA).

A CPMI foi criada para investigar os supostos envolvidos nos atos ante-democráticos de 8 de janeiro.

A reconvocação de Mauro Cid foi aprovada na última quinta-feira (24) a pedido da senadora maranhense. No entanto, já é previsível que a reapresentação de Cid será o mais do mesmo.

Na primeira convocação da CPMI do Congresso Nacional, o tenente-coronel aproveitou os holofotes e transmissões ao vivo pela TV, para falar da sua magnífica trajetória no Exército Brasileiro.

Após a apresentação curricular, o tenente-coronel se recolheu ante aos parlamentares com a frase repetitiva: “seguindo a orientação da minha defesa, prefiro ficar em silêncio”.

Nos bastidores do Supremo Tribunal Federal (STF), e da Procuradoria Geral da República (PGR), o advogado trabalha diuturnamente pelo acolhimento de um pedido de delação premiada de seu cliente com a proposta de que ele falará tudo.

A estratégia visa diminuir a sua pena, caso solte a língua, principalmente sobre algo que possa encalacrar ainda mais o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro. Muitos dos capas-pretas torcem por isso. O povo da esquerda, também.

O ex- juiz Sérgio Moro, hoje senador da República, ao lado do ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol, usaram e abusaram das delações premiadas para pegar e colocar Lula na cadeia. Conseguiram.

O mesmo modus operandi de antes, prossegue no mesmo estilo lavajatista. Só mudaram os atores.

Se Lula passou 580 dias na cadeia da “República de Curitiba”, Jair Bolsonaro pode experimentar o mesmo na Papuda da “República de Brasília”, já que o jogo mudou. Os técnicos  à beira do campo, atualmente  são outros.

O advogado Cezar Bitencourt tem repetido a Mauro Cid que ele é a ponta mais puída da corda que certamente quebrará no seu lombo. Aconselha ainda que não assuma o pepino sozinho e que a conta tem que ser dividida.

A carreira de oficial do Exército de Mauro Cid, por si só, já está arruinada, ele pode ser expulso da elite militar e ainda amargar anos de cadeia.

Desde cadete, ele sonhava ingressar no generalato e ganhar as quatro estrelas que ombreou o seu pai, o general da reserva Mauro César Lourena Cid.

Agora o sonho do tenente-coronel é de pelos menos atenuar a sua pena, caso seja condenado.

Se essa for a estratégia do advocado, o ex-mordomo militar do Palácio do Planalto, se apresentará aos parlamentares inquisidores, mas vai continuar de boca fechada.

Qualquer advogado que negocia premiação premiada sabe que tudo que se fala no âmbito político não contribui em nada no âmbito jurídico.

Cid irá usar o que sabe ao seu favor e não a favor do circo político que se transformaram as Comissões Parlamentares de Inquérito.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Banco de Brasilia inaugura agencia no Shopping Iguatemi

É  a segunda agência do banco no Lago Norte e atenderá um público médio de 15 mil visitantes que transitam diariamente pelo local.

Mais Radar

Chega! O humilhante fim do carreirismo político de Erika Kokay

A deputada Erika Kokay concordou, mas não gostou da decisão do PT, que encerrou seus 24 anos de carreirismo político para abrir espaço para José Dirceu, agora elegível, assumir a vaga para disputar o cargo de deputado federal pelo DF nas eleições de 2026.

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Caso do homem-bomba sobra para Bolsonaro e detona com projeto de anistia

As bombas jogadas contra a estátua da Justiça, terminaram caindo sobre o colo de Bolsonaro com aceleração de investigações da PF sobre outros casos. As bombas de Wanderley também enfraqueceram o movimento pela anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação