Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Muros e Guaritas: Projeto do DF promete avançar após anos de atraso

Publicado em

Dormitando há mais de cinco anos nas gavetas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do DF, a pasta promete mais uma vez que o projeto de lei, de autoria do Executivo e que regulamenta a autorização de muros e guaritas em condomínios fechados, passará por uma revisão no texto.

Em seguida será submetido a análise do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) e posterior encaminhamento da proposta à CLDF.

Tudo isso, segundo a pasta, acontecerá no primeiro semestre do ano de 2024.

O Projeto de Lei Complementar, que regulamenta muros e guaritas nos condomínios fechados do DF, arrasta-se há mais de cinco anos, enrolado na lerdeza administrativa de uma secretaria pela qual já passaram dois secretários durante esse período. São 34 anos de espera.

Se for para enveredar pela linha do tempo, é possível descobrir que dezenas de audiências públicas referente ao tema já foram realizadas nas últimas três décadas.

Logo após assumir o governo em 1º de janeiro de 2019, no mês seguinte, o governador Ibaneis Rocha assinou a prorrogação do Decreto 39.330/2018 por mais 180 dias.

O prazo permitia a Seduh a trabalhar em cima de uma proposta de regulamentação para muros e guaritas, uma reivindicação dos mais de 500 mil moradores dos parcelamentos fechados do DF.

A norma permitiria a manutenção das estruturas desde que os moradores dessas regiões solicitassem ao governo a emissão da autorização de cercamento.

Há décadas que os residentes em condomínios vivem sob ameaças de derrubadas por falta de uma legislação, que garanta a manutenção de muros e guaritas de seus parcelamentos.

Três leis distritais tentaram devolver essa tranquilidade aos moradores e acabar com os imbróglios judiciais impostos pelo Ministério Público do DF.

No entanto, todas foram julgadas como inconstitucionais e anuladas pelo Justiça por vício de iniciativa. Esse tipo de matéria compete ao Executivo e não ao Legislativo.

Mesmo com a regularização de vários condomínios por meio da venda direta de terras públicas, não há, até agora, nada que normatize o assunto e os muros e guaritas continuam na mira do MP.

Lideranças comunitárias que militam em defesa dos condomínios horizontais resolveram criar o Fórum Permanente de Regularização Fundiária do DF para exigir celeridade do governo e da Câmara Legislativa em relação à proposta, cuja discussão com a sociedade civil já ultrapassa décadas de blá, blá, blás”.

Ontem (24/01), após pedido de informação, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Seduh, anunciou que tirou o projeto da gaveta no ano passado para uma nova elaboração do texto.

Informou também que a nova minuta do PLC de Muros e Guaritas foi apresentado a um grupo de representantes dos loteamentos fechados em reunião aberta realizada na CLDF, por convocação da presidência da Casa. Ninguém, aqui fora, soube disso.

A expectativa da pasta é de que essa revisão seja concluída no primeiro trimestre do presente ano, e apresentada em audiência pública a ser convocada nos prazos legalmente estabelecidos.

Após a apresentação em audiência e realização de eventuais ajustes, o anteprojeto será submetido a análise e deliberação do Conplan, para posterior encaminhamento à CLDF, o que pretende realizar ainda no primeiro semestre do ano de 2024.

Espera-se que não seja mais uma embromação.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Brasília será sede do IX Encontro das Cidades Criativas da Unesco

De 25 a 28 de novembro, Brasília sediará o IX Encontro da Rede Brasileira de...

Mais Radar

Roberto Rocha rompe silêncio e analisa racha Brandão x Dino no Maranhão

Diz Roberto Rocha: "Sete anos no porão deixam marcas. Quem com ferro fere, com ferro será ferido. Brandão engoliu humilhações e agora define o rumo. Não existe candidato de Dino ou Brandão: existe o candidato do governo".

CGU arrocha Cappelli por torrar mais de R$2 milhões para difamar adversários

A farra de Ricardo Cappelli com dinheiro público na ABDI virou motor de sua campanha e arma para difamar adversários no DF. Órgãos de controle como CGU, TCU e Senado investigam o uso político e abusivo da estrutura oficial. Até Geraldo Alckmin entrou no rolo.

ABDI: o “esgoto político-eleitoreiro” de Cappelli para atacar adversários

Caiu a máscara: Cappelli, que se diz símbolo de ética, é acusado de usar a ABDI como "esconderijo da infâmia" bancado com o dinheiro público, para atacar adversários e manipular o debate político no Distrito Federal.

Ibaneis e Celina conquistam líderes religiosos com apoio às igrejas do DF

Líderes evangélicos do DF reforçaram apoio a Ibaneis Rocha e Celina Leão durante almoço com o Conselho de Pastores. O governo foi elogiado pela maior regularização de templos religiosos da história, garantindo segurança e liberdade às igrejas.

Eleições 2026: que ninguém subestime o poder eleitoral de Ibaneis Rocha

Ibaneis Rocha avança com força inédita rumo ao Senado em 2026. Com aprovação de seu governo superior a 60%, o governador consolida liderança política e inverte o jogo com Michelle Bolsonaro. Agora é ela que pode depender dele.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político