Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Lira e Rui Costa tentam abater o DF, colocando a bomba no colo de Lula

Publicado em

A reação da classe política do Distrito Federal, que, além do governador Ibaneis Rocha(MDB), reúne ex-governadores, senadores, deputados aliados e de oposição, das mais diversas correntes ideológicas, avança em várias frentes para tentar abortar a emenda 14, do projeto de criação do novo regime fiscal, provado na Câmara dos Deputados, e que começa a tramitar no Senado.

Ontem (06), a classe política do DF se reuniu com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e a percepção sentida é de que seja possível o plenário da Casa optar pela retirada do artigo que atinge o Fundo Constitucional.

Pacheco prometeu debater o assunto com o senador Omar Aziz, relator do arcabouço fiscal, bem como os líderes partidários.

A reação contra as mudanças que arrebenta com a receita do DF, que serve para financiar a Segurança Pública, a Saúde e a Educação, tomou força e chegou ao conhecimento do presidente Luís Inácio Lula da Silva, após o discurso feito pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa(PT).

Costa afirmou no interior da Bahia que o povo do Distrito Federal vive em uma “ilha de fantasia e que Brasília que faz muito mal ao Brasil”.

A fala do ministro criou mal-estar no Palácio do Planalto e dentro do próprio PT.

Lula aconselhou o ministro a se retratar com o povo do DF, mas coube ao senador Jaques Wagner (PT-BA), padrinho político de Rui Costa, ser o porta-voz do ex-governador da Bahia.

“O ministro da Casa Civil, Rui Costa, admitiu que sua fala sobre Brasília “não foi correta” e que soou como ofensa à capital federal”, disse Wagner.

O entendimento de toda a classe política do DF, é de que o ministro Rui Costa foi o principal mentor do artigo 14, embutido na calada da noite ao texto do arcabouço fiscal.

O sentimento vingativo de Costa contra o DF, continua ligado ao passado com resultado da eleição de 2022, quando 51,65% dos eleitores votaram em Bolsonaro e 36,85% optaram por Lula.

Para os próprios integrantes da bancada petista, que atua na Câmara federal e na Câmara Legislativa, não é agindo dessa forma que se pode virar o jogo.

Ou seja, não é punindo a população do DF que o Partido dos Trabalhadores conquistará o povo.

Também é voz corrente que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), foi o avalista da ideia infeliz de Rui Costa.

Ainda não se sabe como a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, do mesmo partido de Lira, está lidando com a situação.

De acordo com informações, Celina tem agenda com Arthur Lira para tratar da questão.

Mesmo que o Sendo retire o artigo e a Câmara resolva manter o texto, da forma como foi aprovado anteriormente, a bomba caiará no colo do presidente da República. Ou veta, ou mata o Distrito Federal de crônica inanição.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios políticos da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Banco de Brasilia inaugura agencia no Shopping Iguatemi

É  a segunda agência do banco no Lago Norte e atenderá um público médio de 15 mil visitantes que transitam diariamente pelo local.

Mais Radar

Chega! O humilhante fim do carreirismo político de Erika Kokay

A deputada Erika Kokay concordou, mas não gostou da decisão do PT, que encerrou seus 24 anos de carreirismo político para abrir espaço para José Dirceu, agora elegível, assumir a vaga para disputar o cargo de deputado federal pelo DF nas eleições de 2026.

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Caso do homem-bomba sobra para Bolsonaro e detona com projeto de anistia

As bombas jogadas contra a estátua da Justiça, terminaram caindo sobre o colo de Bolsonaro com aceleração de investigações da PF sobre outros casos. As bombas de Wanderley também enfraqueceram o movimento pela anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação