A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), liderou um movimento nesta quinta-feira(08) na Câmara dos Deputados que resultou na inclusão no texto da Lei Orçamentária Anual de 2024, a contratação de policiais militares e policiais civis das Forças de Segurança do DF.
A iniciativa, defendida pela vice-governadora e incorporada pelo relator da Comissão Mista de Orçamento, deputado federal Julio Arcoverde (PP-PI), prevê a nomeação de 1,2 mil policiais militares e 800 policiais civis.
Durante o processo de negociação, liderado por Celina, a comandante-geral da Polícia Militar do DF, Ana Paula Habka, e representantes da Polícia Civil estiveram presentes, demonstrando a importância e o impacto esperado da medida.
A contratação vem em um momento crítico para a segurança pública da capital federal. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Distrito Federal registrou uma das maiores reduções de efetivo policial nos últimos dez anos, com uma diminuição de 31,5% nos quadros da Polícia Militar, caindo de 15.430 militares ativos em 2013 para 10.567 atualmente.
A Polícia Civil do DF também enfrenta situação semelhante, com um declínio progressivo no número de servidores.
Segundo a vice-governadora, a “aprovação da medida ocorrida ontem pela Comissão do Orçamentária do Congresso Nacional irá reverter essa tendência e melhorar a capacidade de resposta às demandas de segurança da população”.
A luta pelo aumento do efetivo tem sido uma prioridade para o governador Ibaneis Rocha e de sua vice, Celina Leão.
A proposta já recebeu amplo apoio dos parlamentares de ambas as Casas do Congresso Nacional, sinalizando uma provável aprovação.
A expectativa é que, com esses novos recursos, as forças de segurança do Distrito Federal possam aumentar seu efetivo e melhorar a segurança e a qualidade de vida dos cidadãos do DF.