Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Líder para comandar a base de apoio à Lula no DF segue sem definição

Publicado em

Até agora, não há uma definição de um nome de consenso para comandar o palanque de Lula(PT) no Distrito federal, cujo lançamento da candidatura oficial, à presidência da República, ocorrerá no próximo sábado(07).

O imbróglio político está na escolha do nome que representará a federação partidária entre PT, PV e PCdoB, como candidato ao Buriti.

O PT local tem dois nomes que se engalfinham pela vaga: o ex-deputado federal Geraldo Magela e a presidente do Sindicato dos Professores do DF, Rosilene Corrêa.

LEIA MAIS| Distrito Federal

Sesc-DF leva atendimentos na área de saúde para o Guará

O diretório petista local, escolheu a professora para pilotar o palanque de lula no DF.

No entanto, Magela recorreu ao diretório nacional que resolveu intervir na briga, saiba aqui o tamanho da briga.

O coordenador nacional do Grupo de Trabalho Eleitoral, José Guimarães, exigiu que a “companheirada” dialogue internamente no decorrer desta semana, com os outros partidos, ligados à federação.

Em fevereiro desse ano, o Partido Verde (PV) lançou a pré-candidatura do deputado distrital Leandro Grass, que deixou a Rede de Sustentabilidade para concorrer o Buriti.

O PCdoB tem João Vicente Goulart que diz não abrir mão do seu projeto majoritário e vai tentar impor o seu nome nos debates internos dos partidos federalizados.

No entanto, não há informações de que os partidos já tenham se reunidos para definir um nome único ao Buriti e liderar o palanque de Lula no DF.

Mesmo sem estarem inclusos na federação PT/PV/PCdoB, o PSB e o PSOL também contam com nomes na disputa pelo Governo do Distrito Federal.

A conversa de bastidores, surgida nesta quarta-feira(04), é de que, se não houver entendimento entre os postulantes, ligados ao partidos federados, a direção nacional do PT pode decidir pelo nome de Rafael Parente, PSB, ou mesmo por Keka Bagno, PSol.

O nome de Parente é defendido pelo ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, vice de Lula.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

M-TECH 2026 abre inscrições para cursos gratuitos em tecnologia e empreendedorismo

Brasília avança na preparação de profissionais para as carreiras do futuro com o lançamento do...

Mais Radar

Vorcaro, Jaques Wagner, Mantega: rombo do Master chega ao gabinete de Lula

A notícia revelada pelo portal Metrópoles nesta segunda-feira (26) escancara, mais...

Roosevelt diz que marcha de Nikolas demonstra a força da direita no Brasil

Roosevelt Vilela analisa a marcha liderada por Nikolas Ferreira até Brasília e afirma que o ato simboliza o despertar da direita. Para o distrital a caminhada repercute no cenário político e reforça a força conservadora.

A marcha de Nikolas Ferreira: o grito que acorda o Brasil para 2026

A Marcha de Nikolas Ferreira incendiou o Brasil! 240 km de Paracatu a Brasília gritando liberdade e justiça. Superou o BBB nas trends, viralizou com milhões. Nikolas, aos 29, herdeiro de Bolsonaro, reacende a direita. 2026 já começou

Multidão com Nikolas chega a Brasília sob forte esquema de segurança

A marcha liderada por Nikolas Ferreira se aproxima de Brasília e deve reunir milhares neste domingo (25). O ato está marcado para a Praça do Cruzeiro, no Eixo Monumental, e promete grande mobilização política na capital. A Secretaria de Segurança deflagra plano para garantir a segurança da cidade e dos manifestantes.

Vitória da ABBP: Ibaneis regulamenta lei da “nova imprensa” do Distrito Federal

Com decreto publicado no DODF, Ibaneis Rocha regulamenta lei histórica e garante critérios para contratação de mídias comunitárias e digitais no DF e Entorno, fortalecendo o jornalismo local, gerando empregos e ampliando a democratização da comunicação.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político