Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Lançamento de Memórias e Testemunhos de Lobão agita Congresso Nacional

Publicado em

O Salão Negro do Senado Federal foi iluminado nesta noite de quarta-feira (20), para um evento marcante: o lançamento do livro Memórias e Testemunhos – Revelações Políticas, de autoria do jornalista e ex-presidente do Senado, Edson Lobão.

Com a presença de mais de 250 convidados, incluindo figuras como os presidentes do Congresso, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Hugo Motta, além de nomes de peso que marcaram a presidência do Senado  Eunício Oliveira e da Câmara Eduardo Cunha, além do ministro Frederico de Siqueira Filho, o ministro do STJ Ricardo Villas Bôas Cueva e o embaixador de Belarus, Andrey Andreyev, a noite foi um testemunho da relevância da obra.

O ex-presidente do Sendo, Edison Lobão, ao lado do atual presidente Davi Alcolumbre
O ex-presidente do Sendo, Edison Lobão, ao lado do atual presidente Davi Alcolumbre

Em um discurso de quase uma hora, Lobão cativou a plateia ao revisitar sua trajetória como jornalista e político, narrando episódios que marcaram a democracia brasileira. Ele destacou os desafios enfrentados pelo Brasil em períodos importantes, desde o governo de Getúlio Vargas até os de Juscelino Kubitschek, José Sarney e Dilma Rousseff.

Sua narrativa, rica em detalhes, reflete não apenas o olhar atento de um repórter, mas também a vivência de quem, como senador, foi protagonista de momentos decisivos.

A obra, publicada pela G. Ermakoff Casa Editorial, é descrita por Sarney, que assina o prefácio, como uma “surpreendente caixa de segredos”.

O ex-presidente e membro da Academia Brasileira de Letras ressalta a qualidade literária do jornalismo de Lobão, que transcende a mera documentação do cotidiano para se aproximar da criação artística.

Sarney argumenta que o jornalismo, ao registrar a vida cotidiana, serve como base para a História, um gênero literário rico e essencial.

Nesse sentido, Memórias e Testemunhos se consolida como uma fonte indispensável para compreender as escolhas e os desafios que moldaram o Brasil contemporâneo.

O livro de Edson Lobão não é apenas um relato pessoal, mas um convite à reflexão sobre o passado e o futuro do país.

Ao combinar a perspicácia do jornalismo com a experiência política, a obra oferece um panorama único de um período turbulento da historiografia brasileira.

Para pesquisadores, estudantes e cidadãos interessados em entender as raízes do Brasil de hoje, Memórias e Testemunhos é leitura obrigatória, um documento vivo que ilumina os caminhos tortuosos da nossa democracia.

 

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Merenda escolar do DF amplia variedade e padroniza cardápio para iniciar ano letivo

A Secretaria de Educação (SEEDF) ampliou o número de proteínas oferecidas na merenda escolar e,...

Mais Radar

Multidão com Nikolas chega a Brasília sob forte esquema de segurança

A marcha liderada por Nikolas Ferreira se aproxima de Brasília e deve reunir milhares neste domingo (25). O ato está marcado para a Praça do Cruzeiro, no Eixo Monumental, e promete grande mobilização política na capital. A Secretaria de Segurança deflagra plano para garantir a segurança da cidade e dos manifestantes.

Vitória da ABBP: Ibaneis regulamenta lei da “nova imprensa” do Distrito Federal

Com decreto publicado no DODF, Ibaneis Rocha regulamenta lei histórica e garante critérios para contratação de mídias comunitárias e digitais no DF e Entorno, fortalecendo o jornalismo local, gerando empregos e ampliando a democratização da comunicação.

Confissão macabra! “Anjos da Morte” pode pegar 90 anos por assassinatos

Amanda Rodrigues, Marcos Vinícius e Marcela Camilly Alves, os três técnicos de enfermagem acusados de assassinatos em série no Hospital Anchieta, em Taguatinga, injetavam cloreto de potássio e até desinfetante em suas vítima. A polícia investiga a verdadeira motivação por trás dos chocantes crimes.

Pesquisa: Lula amarga rejeição recorde entre as forças de segurança do DF

Pesquisa Exata OP com 600 policiais da PMDF mostra Bolsonaro com 75,2% e Lula apenas 7,7%. Rejeição ao petista é atribuída ao pós-8 de janeiro, ataques ao Fundo Constitucional e impasse salarial, ampliando desgaste com a tropa.

Ibaneis lidera transição para Celina e mantém base governista unida

Ibaneis Rocha conduz uma transição segura e estratégica para Celina, candidata à sua sucessão. Com a desincompatibilização de secretários que disputarão as eleições grupo mantém coesão.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político