Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Jean Lima usa EBC para fins políticos contra o governo do DF

Publicado em

Entre todos os auxiliares do governador Ibaneis Rocha, Jean Lima, atual presidente da Empresa Brasileira de Comunicação do governo Lula e ex-presidente da Codeplan do DF, foi um dos mais prestigiados com oportunidades de crescimento dentro do governo do Distrito Federal.

Também não existe quem mais cuspa no prato que comeu do que o próprio Jean, para a decepção do governador que lhe estendeu a mão, tirando-o do ostracismo e do limbo profissional.

Pelas mãos do governador, Jean Lima foi tudo. Já ocupou a presidência da Codeplan e do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IpeDF) e foi coordenador-adjunto de articulação intergovernamental, coordenador-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do DF (CDES/DF) e secretário-adjunto de governo, na Secretaria de Estado de Governo do Distrito Federal.

Mas os ventos políticos mudaram. Jean assumiu a presidência da EBC no lugar do jornalista Hélio Doyle, seu ex-chefe, defenestrado por Lula em setembro do ano passado.

Funcionários da EBC dizem que a queda de Doyle foi armada pelo seu n° 2.

Desde que Jean Lima, ex-presidente da Codeplan do governo Ibaneis Rocha, assumiu a presidência da EBC, a empresa tem sido acusada de distorcer sua missão legal e os princípios constitucionais para os quais foi criada.

Sob sua direção, a EBC tem promovido um jornalismo partidário, atacando o governo do Distrito Federal e tentando transformar questões paroquiais da política do DF em pautas de interesse nacional.

Tenta passar a informação de que todo o caos da saúde pública é fruto da irresponsabilidade dos governantes dos Estados, eximindo o governo federal de sua parcela de culpa.

Até agora, o surto de dengue, que já matou e infectou milhares de brasileiros de Norte a Sul do país, tem sido tratado com timidez pelas autoridades federais.

Essa responsabilidade recai sobre o governo de Lula, que tem falhado em enfrentar de forma eficaz essa crise de saúde pública.

O discurso de atribuir a culpa exclusivamente aos governos estaduais ignora a ineficiência do governo federal em combater a dengue de maneira contundente

Descaradamente, Jean usa a Agência Brasil, braço de comunicação da EBC e porta-voz oficial do Governo Lula, na tentativa de jogar o povo do DF contra o governo Ibaneis.

A agência vem incentivando, por meio de matérias, a instalação de uma CPI da Saúde.

Isso é feito como se a população brasiliense tivesse a memória curta.

Como se o governo petista de Agnelo Queiroz não tivesse provocado o desmonte da pasta, corroída pela corrupção e pela roubalheira do dinheiro público.

Esse desmonte culminou com a prisão de dois secretários de saúde do governo do PT e do próprio então governador.

Quando Lula visitou o Sol Nascente no dia 11 de abril, o presidente ficou surpreso ao encontrar uma cidade em pleno desenvolvimento.

“Sol Nascente não tem nada a ver com aquilo que a gente conhece de favela em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará… isso aqui é melhor do que muitos bairros de classe média baixa em São Bernardo do Campo (SP)”, afirmou Lula.

No entanto, o tratamento dado pelo jornalismo da  EBC foi de que Lula havia visitado uma favela de miseráveis no Distrito Federal, menosprezando seus humildes moradores.

Não se sabe qual o interesse político está por trás de Jean Lima.

No entanto, já passa da hora de o Ministério Público Federal colocar a lupa sobre o desvio de finalidade de uma empresa pública que serve de biombo criminoso para fins políticos.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

DF oferece 1.233 vagas de emprego com estágio de até R$ 2,5 mil

As agências do trabalhador disponibilizam oportunidades para diversos níveis de escolaridade e experiência. O cadastro pode ser feito presencialmente ou pelo aplicativo Sine Fácil.

Mais Radar

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Caso do homem-bomba sobra para Bolsonaro e detona com projeto de anistia

As bombas jogadas contra a estátua da Justiça, terminaram caindo sobre o colo de Bolsonaro com aceleração de investigações da PF sobre outros casos. As bombas de Wanderley também enfraqueceram o movimento pela anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Terror contra os símbolos da República continua sendo uma ameaça

Francisco Wanderley havia anunciado em uma rede social que planejava executar um atentado em Brasília. Havia um dia e hora definidos. Às 19 horas desta quarta (13), ele concretizou a ameaça sem que a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) desse uma resposta rápida para impedi-lo.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»