Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Jane Klebia condena atos racistas em jogo Sub-15 no Paranoá

Publicado em

A presidente da Comissão de Segurança da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputada Jane Klebia, sua indignação diante de mais um caso de racismo ocorrido no Distrito Federal.

O incidente, que envolveu um jovem jogador do Paranoá Esporte Clube, de apenas 15 anos, ocorreu durante as quartas de final do Campeonato Candango Sub-15, realizado no Gama.

Segundo relatos, o jovem foi alvo de injúrias raciais, sendo chamado de “macaco”, “preto”, “macaco noiado” e outras expressões racistas, além de ter sido sugerido que ele estava no lugar errado e que deveria “comer bananas”.

Tais ofensas, carregadas do veneno do racismo, são vistas como inaceitáveis e chocantes pela deputada, especialmente em um ambiente que deveria ser de celebração e competição saudável.

Jane Klebia, que além de presidir a Comissão de Segurança da CLDF é também uma mulher negra, ressaltou que o esporte não pode, em hipótese alguma, ser palco para crimes de ódio como esse.

“A impunidade não pode prevalecer”, afirmou, comprometendo-se a não descansar até que todos os fatos sejam rigorosamente apurados e os responsáveis devidamente punidos.

A deputada também expressou sua solidariedade ao jovem, à sua família e à diretoria técnica do Paranoá Esporte Clube, reforçando que essa é uma luta de toda a sociedade e que o racismo não pode passar impune no Distrito Federal.

Análise dos fatos:

A pronta reação da deputada Jane Klebia é essencial em um momento em que a sociedade brasileira, em especial a de Brasília, precisa tomar uma posição firme contra o racismo.  Não podemos mais aceitar que os criminosos racistas tentem minimizar seus atos com  pedidos de desculpas superficiais, uma prática recorrente e desgastada que já não engana ninguém ou que pague umas cestas básicas e fica tudo certo. Não, não pode ser mais assim. O caso abordado por Jane Klebia, envolvendo um dirigente do time do Gama, que foi identificado como o autor das injúrias raciais, é emblemático. Não é mais aceitável esse tipo de  comportamentos tão abomináveis. Pedidos de desculpas, nessas circunstâncias, são insuficientes. O racismo precisa ser extirpado da nossa sociedade, e isso só será possível com a aplicação de punições mais duras e efetivas para quem comete tais crimes.  O racismo não pode ter espaço, nem no esporte, nem em qualquer outra esfera da vida social, e a reação de Jane Klebia nos lembra que essa é uma luta que deve ser travada por todos nós.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Brasilienses e turistas aproveitam a sexta-feira santa no turismo

Famílias, turistas e moradores da capital aproveitaram o feriado prolongado para curtir os espaços ao...

Mais Radar

“A dor de Sarah não pode se repetir no DF”, diz Roosevelt Vilela

O distrital Roosevelt Vilela alerta para o perigo de desafios virais e cobra maior responsabilidade das redes sociais. Ele defende leis, educação digital e ação conjunta para proteger crianças e adolescentes online

Mala perdida, voo perdido: a brava aventura de Izalci Lucas em Dubai

Um senador em missão oficial no exterior pode gastar até R$...

Izalci e o jogo sujo da politicagem contra o povo de Brasília

Senador Izalci Lucas (PL-DF) pede CPI para investigar intenção de compra do Banco Master pelo BRB, alinhando-se a PT e PSB em manobra politiqueira. Sem fatos concretos, a iniciativa ignora o sucesso do BRB e prejudica Brasília

Fica Glauber Braga! Greve de fome anima suplente Heloísa Helena

Heloísa Helena, suplente de Glauber Braga, anima tocando bumbo em apoio à greve de fome do deputado, que protesta contra cassação. A ex-senadora da Rede, pronta para assumir o mandato, vibra com a campanha “Fica Glauber Braga”.

Bia Kicis sonha com o Senado, mas quem manda é o dono do cofre

Bia Kicis lança sua candidatura ao Senado em 2026, mas enfrenta resistência dentro do próprio PL e desafia planos de Ibaneis e Michelle. No xadrez político do DF, ousadia sem apoio pode custar caro.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político