Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Jane Klebia condena atos racistas em jogo Sub-15 no Paranoá

Publicado em

A presidente da Comissão de Segurança da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputada Jane Klebia, sua indignação diante de mais um caso de racismo ocorrido no Distrito Federal.

O incidente, que envolveu um jovem jogador do Paranoá Esporte Clube, de apenas 15 anos, ocorreu durante as quartas de final do Campeonato Candango Sub-15, realizado no Gama.

Segundo relatos, o jovem foi alvo de injúrias raciais, sendo chamado de “macaco”, “preto”, “macaco noiado” e outras expressões racistas, além de ter sido sugerido que ele estava no lugar errado e que deveria “comer bananas”.

Tais ofensas, carregadas do veneno do racismo, são vistas como inaceitáveis e chocantes pela deputada, especialmente em um ambiente que deveria ser de celebração e competição saudável.

Jane Klebia, que além de presidir a Comissão de Segurança da CLDF é também uma mulher negra, ressaltou que o esporte não pode, em hipótese alguma, ser palco para crimes de ódio como esse.

“A impunidade não pode prevalecer”, afirmou, comprometendo-se a não descansar até que todos os fatos sejam rigorosamente apurados e os responsáveis devidamente punidos.

A deputada também expressou sua solidariedade ao jovem, à sua família e à diretoria técnica do Paranoá Esporte Clube, reforçando que essa é uma luta de toda a sociedade e que o racismo não pode passar impune no Distrito Federal.

Análise dos fatos:

A pronta reação da deputada Jane Klebia é essencial em um momento em que a sociedade brasileira, em especial a de Brasília, precisa tomar uma posição firme contra o racismo.  Não podemos mais aceitar que os criminosos racistas tentem minimizar seus atos com  pedidos de desculpas superficiais, uma prática recorrente e desgastada que já não engana ninguém ou que pague umas cestas básicas e fica tudo certo. Não, não pode ser mais assim. O caso abordado por Jane Klebia, envolvendo um dirigente do time do Gama, que foi identificado como o autor das injúrias raciais, é emblemático. Não é mais aceitável esse tipo de  comportamentos tão abomináveis. Pedidos de desculpas, nessas circunstâncias, são insuficientes. O racismo precisa ser extirpado da nossa sociedade, e isso só será possível com a aplicação de punições mais duras e efetivas para quem comete tais crimes.  O racismo não pode ter espaço, nem no esporte, nem em qualquer outra esfera da vida social, e a reação de Jane Klebia nos lembra que essa é uma luta que deve ser travada por todos nós.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Biblioteca Nacional de Brasília recebe a 3ª Semana Árabe

O Instituto de Cultura Árabe Brasileira (ICAB), promoverá a 3ª Semana Árabe, entre os dias...

Mais Radar

Imbecis tentam eximir culpa de Lula na crise ambiental que sufoca Brasília

Esquerda trava guerra ideológica para desviar a responsabilidade do governo federal sobre a crise climática. Enquanto o fogo consome biomas e rios secam, o discurso tenta culpar atores regionais. A ausência de ações efetivas coloca em xeque a política ambiental na gestão Lula.

Para se manter na política, Arruda terá que fazer escolha certa em 2026

O, ex-governador do DF, enfrenta novo revés jurídico. Suas esperanças de voltar ao poder parecem desmoronar. Mesmo assim, Arruda continua influente nos bastidores, sendo um apoio cobiçado para as eleições de 2026. A escolha certa será fundamental para continuar vivo na política.

Primeiro eles, depois a saúde pública! Crianças são as maiores vítimas

Crianças são as maiores vítimas da greve dos médicos no DF, lotando os setores de urgência e emergência dos hospitais públicos. População sofre com atendimento limitado. Descumprimento da justiça e denúncias de irregularidades aumentam  clima de revolta.

Disputa pela presidência da OAB-DF envolve aliados de Délio e Ibaneis

Apoiado por Délio Lins, Paulo Maurício enfrentará dois candidatos ligados ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, na corrida pela presidência da OAB-DF. Ibaneis já foi presidente da Ordem, e Délio é o atual presidente.

Rafael Prudente se articula para tomar o MDB do DF, antes de 2026

Pode haver mudanças radicais no cenário político para 2026, caso o deputado federal Rafael Prudente consiga reaver o comando do MDB do DF, desbancando o deputado distrital Wellington Luiz, atual presidente da legenda, só até agosto do próximo ano.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»