Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Izalci diz que CPMI pode apontar verdadeiros culpados pelos ataques de 8 de janeiro

Publicado em

Experiente e profundo conhecedor das forças de segurança do Distrito Federal, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), estará entre os 15 senadores e 15 deputados que formarão a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), do Congresso Nacional, que irá investigar os atos violentos que culminaram com a invasão das sedes dos Três Poderes da República, no dia 8 de janeiro.

A CPMI deve ser lançada no próximo dia 18 deste mês, logo que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco(PSD-MG), retornar de uma viagem à China, que ocorre ainda esta semana, a convite do presidente Luis Inácio Lula da Silva.

O senador Izalci afirmou ao RadarDF, que na visita feita ao Complexo Penitenciário da Papuda, no período da manhã de ontem(10), conversou com muitos presos, acusados de terem participado do vandalismo contra o Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto.

Ele estava acompanhado da deputada federal Bia Kicis(PL-DF).

O total de presos, segundo Izalci, é de 174 pessoas que passaram por uma audiência de custódia virtual, que as manteve presas sem que tivesse o direito de defesa.

“Sou contra quem depreda o patrimônio público. Quem faz isso tem que ser punido severamente. Agora, é necessário separar o joio do trigo dando a oportunidade de defesa a todos”, defendeu.

O senador disse que irá trabalhar no sentido de sensibilizar os colegas no Congresso Nacional para esses casos.

“Queremos que seja aplicado o devido processo legal. Quem for culpado tem que ser punido, mas não podem ficar tanto tempo presos, sem que tenham a oportunidade de se defender. Vamos investigar tudo isso na CPMI”, pontuou.

O senador brasiliense afirmou ainda, que só a CPMI pode chegar, com exatidão, aos verdadeiros culpados pelos atos violentos e antidemocráticos que sacudiram a República no início desse ano.

“Se tem gente do governo Bolsonaro envolvido, também tem gente do atual governo, que sabia de tudo, cruzou os braços e não fez nada para impedir, o que muitos deles chamam de tentativa de golpe,” disse o senador.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios políticos da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Abertas inscrições para o III Concurso “Desenhando o Amor”

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF) lança o III Concurso de Desenho Infantil Desenhando o...

Mais Radar

Com Bolsonaro “bichado”, direita deve marchar com Caiado em 2026

Jair Bolsonaro enfrenta ameaça de prisão e perde força política, enquanto Ronaldo Caiado desponta como líder alternativo do bolsonarismo e referência da direita e centro-direita, com vistas às eleições presidenciais de 2026.

Chega! O humilhante fim do carreirismo político de Erika Kokay

A deputada Erika Kokay concordou, mas não gostou da decisão do PT, que encerrou seus 24 anos de carreirismo político para abrir espaço para José Dirceu, agora elegível, assumir a vaga para disputar o cargo de deputado federal pelo DF nas eleições de 2026.

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação