Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Izalci diz que CPMI pode apontar verdadeiros culpados pelos ataques de 8 de janeiro

Publicado em

Experiente e profundo conhecedor das forças de segurança do Distrito Federal, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), estará entre os 15 senadores e 15 deputados que formarão a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), do Congresso Nacional, que irá investigar os atos violentos que culminaram com a invasão das sedes dos Três Poderes da República, no dia 8 de janeiro.

A CPMI deve ser lançada no próximo dia 18 deste mês, logo que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco(PSD-MG), retornar de uma viagem à China, que ocorre ainda esta semana, a convite do presidente Luis Inácio Lula da Silva.

O senador Izalci afirmou ao RadarDF, que na visita feita ao Complexo Penitenciário da Papuda, no período da manhã de ontem(10), conversou com muitos presos, acusados de terem participado do vandalismo contra o Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto.

Ele estava acompanhado da deputada federal Bia Kicis(PL-DF).

O total de presos, segundo Izalci, é de 174 pessoas que passaram por uma audiência de custódia virtual, que as manteve presas sem que tivesse o direito de defesa.

“Sou contra quem depreda o patrimônio público. Quem faz isso tem que ser punido severamente. Agora, é necessário separar o joio do trigo dando a oportunidade de defesa a todos”, defendeu.

O senador disse que irá trabalhar no sentido de sensibilizar os colegas no Congresso Nacional para esses casos.

“Queremos que seja aplicado o devido processo legal. Quem for culpado tem que ser punido, mas não podem ficar tanto tempo presos, sem que tenham a oportunidade de se defender. Vamos investigar tudo isso na CPMI”, pontuou.

O senador brasiliense afirmou ainda, que só a CPMI pode chegar, com exatidão, aos verdadeiros culpados pelos atos violentos e antidemocráticos que sacudiram a República no início desse ano.

“Se tem gente do governo Bolsonaro envolvido, também tem gente do atual governo, que sabia de tudo, cruzou os braços e não fez nada para impedir, o que muitos deles chamam de tentativa de golpe,” disse o senador.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios políticos da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Empresas são credenciadas para atuar no serviço de patinetes compartilhados

As empresas JET e Whoosh BR foram credenciadas para operar serviços de compartilhamento de patinetes...

Mais Radar

QualificaDF: Motor de transformação social que impulsiona a economia

O QualificaDF capacita jovens para o mercado, oferecendo cursos práticos em cidades do DF. Desde 2022, certificou 15 mil pessoas, reduzindo o desemprego e injetando milhões na economia local, com a determinação de Ibaneis Rocha e com o apoio das emendas de Robério Negreiros

Escândalos e desgaste do governo Lula faz fechar a boca da oposição no DF

Enfraquecido por escândalos e sem lideranças fortes, o PT do DF perde voz, discurso e espaço político, enquanto o grupo de Ibaneis avança sem resistência rumo à sucessão em 2026.

Ibaneis e clã Bolsonaro formam aliança política para 2026 no DF

Ibaneis Rocha e Michelle Bolsonaro selam aliança para o Senado em 2026, com apoio do clã Bolsonaro. Encontro em Brasília fortalece MDB, PL e PP, visando eleger Celina Leão governadora e consolidar a direita no DF.

Política de juros de Galípolo leva PT a loucura que não pode o acusar de sabotador

PT, que acusava Campos Neto de “sabotar” o governo com juros altos, agora engole o choro com Gabriel Galípolo, indicado por Lula, que elevou a Selic a 15%, mantendo a política restritiva do BC.

Rollemberg dança que nem “pinto no lixo” a espera por vaga na Câmara

Rodrigo Rollemberg celebra diploma de deputado federal e dança como "pinto no lixo", mas posse pode atrasar até após recesso. A Câmara dos Deputados deve encaminhar a decisão do STF para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político