Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Infiel: Por “pular a cerca” por duas vezes, Dra. Zeli pode perder mandato

Publicado em

A deputada estadual de Goiás, Dra. Zeli pode perder o mandato, conquistado em 2022, caso o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás entenda que ela infringiu a lei ao deixar o Solidariedade para se abrigar no União Brasil, em abril desse ano.

A primeira pulada de cerca, permitida pela lei eleitoral, ocorreu logo após a eleição de Zeli Fritsche pelo PRTB, partido que não conseguiu passar pela cláusula de barreiras.

A regra determina que só podem concorrer à distribuição dos lugares os partidos que tenham obtido pelo menos 80% do quociente eleitoral e os candidatos que tenham obtido votos em número igual ou superior a 20%. O PRTB não conseguiu.

Garantida pela lei, Zeli pulou para o Solidariedade assinando ficha de filiação um mês após a sua posse como deputada eleita. 

Além de Dra. Zeli, chegam ao Solidariedade os deputados Coronel Adailton, Cristiano Galindo, Júlio Pina, Wagner Neto, anteriormente filiados PRTB. Até aí tudo bem.

No entanto, Zeli deu a segunda pulada sobre a lei eleitoral ao ingressar em abril desse ano no União Brasil.

A orientação foi do prefeito Pábio Mossoró de Valparaíso de Goiás e do chefe de gabinete dela, o advogado Danúbio Cardoso Remy Romano Frauzino.

O intuito serviu para terem absoluto controle do Diretório Municipal do União Brasil no município.

O União Brasil é o partido do governador Ronaldo Caiado, com quem o prefeito Mossoró trava um embate político contra o governo estadual, em Valparaíso de Goiás.

A manobra deu errado e acabou gerando o processo 0600220-85.2023.6.09.000 demandado pelo Solidariedade junto a Corte Eleitoral de Goiás que pede a cassação do mandato de Zeli Fritsche por infidelidade partidária.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões

As seis dezenas do concurso 2.884 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário...

Mais Radar

Escândalos e desgaste do governo Lula faz fechar a boca da oposição no DF

Enfraquecido por escândalos e sem lideranças fortes, o PT do DF perde voz, discurso e espaço político, enquanto o grupo de Ibaneis avança sem resistência rumo à sucessão em 2026.

Ibaneis e clã Bolsonaro formam aliança política para 2026 no DF

Ibaneis Rocha e Michelle Bolsonaro selam aliança para o Senado em 2026, com apoio do clã Bolsonaro. Encontro em Brasília fortalece MDB, PL e PP, visando eleger Celina Leão governadora e consolidar a direita no DF.

Política de juros de Galípolo leva PT a loucura que não pode o acusar de sabotador

PT, que acusava Campos Neto de “sabotar” o governo com juros altos, agora engole o choro com Gabriel Galípolo, indicado por Lula, que elevou a Selic a 15%, mantendo a política restritiva do BC.

Rollemberg dança que nem “pinto no lixo” a espera por vaga na Câmara

Rodrigo Rollemberg celebra diploma de deputado federal e dança como "pinto no lixo", mas posse pode atrasar até após recesso. A Câmara dos Deputados deve encaminhar a decisão do STF para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Quadrilhão do INSS na mira da CPMI: Damares quer bandidos na cadeia

Damares Alves consegue a instalação da CPMI do INSS para investigar fraudes bilionárias que lesaram aposentados. A senadora cobra justiça e denuncia a omissão do governo Lula diante do escândalo que atinge milhares de idosos.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político