Com centenas de cargos na estrutura do governo de Ibaneis Rocha (MDB), o partido Republicanos do DF desde o início da primeira gestão do emedebista em 2019, até a presente data, joga de forma desleal acreditando que pode comer e, ao mesmo tempo, cuspir no prato que come.
A sigla, tem quatro secretarias de Estado de porteira fechada, três administrações regionais e um mundarel de cargos espalhados por inúmeros setores da administração pública.
Na política pode-se encarar como normal e lícito, o ranger dos dentes da oposição, como a do PT, PSOL e PV, com assentos na Câmara Legislativa e na Câmara Federal. Mesmo que a gestão esteja no rumo certo, mas dão porrada.
A barulhada é legitima. Afinal, nenhum desses parlamentares que luta para um dia chegar ao Poder, não possui cargos como tem os parlamentares da base.
Estranho mesmo, e o comportamento do Republicanos do DF, legenda comandado por Wanderlei Tavares, liberar os seus deputados federais e distritais para fazer oposição dura contra o governo que diz ser aliado.
O deputado federal Fred Linhares, por exemplo, atual controlador da Secretaria de Ciência e Tecnologia e outros penduricalhos, usa o seu programa de TV e de rádio, além das redes sociais, para baixar a lenha.
Mas não é somente no DF que o Republicanos tem comportamento inconfiável.
No campo nacional o partido dos crentes navega com os pés enfiados em canoas diferentes. O Republicanos exibe uma versatilidade ideológica surpreendente.
Proclamando-se como bolsonarista e conservador, mas não hesita em adotar posturas de esquerda quando isso pode trazer vantagens, mostrando uma habilidade notável em navegar entre facções opostas.
Marcos Pereira, presidente nacional do partido e bispo licenciado da Igreja Universal, tem fortalecido laços com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Já abocanhou posições importantes na estrutura do governo, como o Ministério de Portos e Aeroportos, atualmente sob comando de Silvio Costa Filho (Republicanos-PE).
Uma verdadeira demonstração de deplorável astúcia. Ô crentalhada esperta!