Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Imbecis tentam eximir culpa de Lula na crise ambiental que sufoca Brasília

Publicado em

Nos últimos anos, o debate sobre a preservação ambiental no Brasil se intensificou, especialmente em relação à Amazônia e aos biomas que compõem o vasto território nacional.

Antes, a narrativa dominante apontava para a negligência do governo Bolsonaro em relação ao desmatamento e às queimadas.

No período bolsonarista, artistas e figuras públicas se uniram em campanhas, utilizando suas vozes para criticar e exigir ações efetivas para a proteção dos recursos naturais.

Agora, o cenário mudou: o governo é outro e as queimadas e os desmatamentos continuam a todo vapor na era Lula.

A Amazônia e outros biomas enfrentam um grave problema: as queimadas e a secagem dos rios.

A nova narrativa que emerge de setores da esquerda busca responsabilizar outros atores, rotulando as chamas como “fogo criminoso”.

A mudança de discurso parece uma tentativa de isentar o governo federal de suas responsabilidades em relação à política ambiental.

De norte a sul, o país queima. No último domingo, um incêndio em grandes proporções começou a devastar o Parque Nacional de Brasília, área de inteira responsabilidade do governo federal.

No entanto, a reação de setores da esquerda foi apontar o dedo para o governo do Distrito Federal, como fazem para os estados e municípios, responsabilizando-os pelas queimadas que se alastram pelo Brasil afora.

Há uma tentativa de blindar e ignorar a responsabilidade do governo Lula, que, apesar de adotar um discurso de defesa do meio ambiente, não tem conseguido implementar ações para fortalecer órgãos essenciais, como o Ibama.

O Ibama, que deveria ser a primeira linha de defesa contra as agressões ao meio ambiente, enfrenta sérios problemas de sucateamento.

Com recursos limitados e falta de pessoal, a capacidade do órgão de agir de maneira eficaz está comprometida.

A falta de investimentos e a ausência de uma estratégia robusta para a preservação ambiental vão além da simples culpabilização de outros níveis de governo.

Não dá mais para tapar o sol com a peneira nesta guerra ideológica entre a esquerda e a direita, enquanto os biomas e a biodiversidade são devastados pelo fogo e pela seca na maior crise climática do país.

É notório que não há ações efetivas do Ministério do Meio Ambiente, dirigido por Marina Silva. Não há política de sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente, a não ser a do discurso.

A luta pela preservação ambiental deve ser uma responsabilidade compartilhada de todos os brasileiros e não apenas uma ferramenta de retórica política usada pelos imbecis de plantão ou pelos que estejam no poder.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Mudanças climáticas podem aumentar preços de alimentos ainda em 2024

Os eventos climáticos podem afetar os preços do varejo ainda em 2024, segundo a Companhia...

Mais Radar

Para se manter na política, Arruda terá que fazer escolha certa em 2026

O, ex-governador do DF, enfrenta novo revés jurídico. Suas esperanças de voltar ao poder parecem desmoronar. Mesmo assim, Arruda continua influente nos bastidores, sendo um apoio cobiçado para as eleições de 2026. A escolha certa será fundamental para continuar vivo na política.

Primeiro eles, depois a saúde pública! Crianças são as maiores vítimas

Crianças são as maiores vítimas da greve dos médicos no DF, lotando os setores de urgência e emergência dos hospitais públicos. População sofre com atendimento limitado. Descumprimento da justiça e denúncias de irregularidades aumentam  clima de revolta.

Disputa pela presidência da OAB-DF envolve aliados de Délio e Ibaneis

Apoiado por Délio Lins, Paulo Maurício enfrentará dois candidatos ligados ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, na corrida pela presidência da OAB-DF. Ibaneis já foi presidente da Ordem, e Délio é o atual presidente.

Jane Klebia condena atos racistas em jogo Sub-15 no Paranoá

Dirigente do Gama é acusado de proferir injúrias raciais contra jovem de 15 anos durante disputa do Sub-15 no Paranoá. Deputada distrital Jane Klebia exige punição exemplar para o criminoso

Rafael Prudente se articula para tomar o MDB do DF, antes de 2026

Pode haver mudanças radicais no cenário político para 2026, caso o deputado federal Rafael Prudente consiga reaver o comando do MDB do DF, desbancando o deputado distrital Wellington Luiz, atual presidente da legenda, só até agosto do próximo ano.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»