Apesar dos 32 municípios do Entorno pertenceram ao Goiás e Minas Gerais, mas é o DF que acaba carregando sozinho todos os ônus, no atendimento de mais de 1 milhão de pessoas da região, o que terminam por sobrecarregar, ainda mais, o sistema de saúde, educação, segurança e outros serviços públicos da capital federal.
No início da sua primeira gestão, Ibaneis Rocha(MDB), tentou formar um consórcio com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado(União), visando a melhoria dos serviços públicos na região metropolitana do Distrito Federal.
No entanto, a tentativa não prosperou. O governador goiano deu pra trás.
O Entorno, cuja maioria dos municípios pertence a Goiás, sofre com problemas de infraestrutura (transporte público, saúde, saneamento).
O Hospital Regional o Hugo 9, de Águas Lindas, por exemplo, começou a ser construído em 2000 pela prefeitura, mas em 2013 o Ministério da Saúde passou os recursos federais para o Governo Estadual.
Milhões de reais que deveriam ser empregados na obra, foram drenado pelo ralo da corrupção.
Em 2018, só uma metade da construção da unidade de saúde chegou a ser inaugurada, mas nunca funcionou.
Apesar da retomada das obras ocorrida no primeiro governo de Ronaldo Caiado, mas, até agora, ainda não se sabe, ao certo, quando a unidade de saúde será inaugurada.
O Entorno segue sem hospital de alta complexidade e desemborca quem precisa do socorro médico, no DF. Daí o aumento da gigantesca fila por uma cirurgia eletiva.
A população de Brasília e a população do Entorno, juntas, somam mais de 4 milhões de pessoas, segundo os últimos dados estimados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a julho de 2021.
Ontem, terça-feira(21) um novo aceno foi dado por Ibaneis Rocha com ações que visam melhorar a vida da população do Entorno.
Ele e a vice-governadora Celina Leão reuniram com deputados e prefeitos das cidades goianas e mineiras, que compõe a Região, cuja pauta focou na saúde e no transporte público que serve a população.
O governante brasiliense sinalizou que é preciso criar uma forte parceria entre Brasília/Minas e Goiás para cuidar melhor da população do Entono.
A construção de um hospital de alta e média complexidade foi tratada como uma prioridade.
A unidade deve ser construída para servir de reforço ao Hospital Estadual Hugo 9, de Águas Lindas, que ainda estar em construção.
O governador do DF também se propôs mandar duplicar o terminal do BRT de Santa Maria, para atender a demanda local e, consequentemente, atender também o Entorno
No BRT Oeste, as linhas de ônibus vão ser atendidas pelo terminal do Setor O.
Na região norte do DF, o futuro terminal do BRT de Planaltina, a ser construído na região do Posto JK, também vai alimentar cidades próximas.
Por fim, o GDF pretende construir um terminal na região do Jardim ABC para servir aos moradores.
Além disso, o GDF vai promover melhorias em rodovias, como a DF-140 e a BR-080, e a construção de uma passarela e um viaduto no Novo Gama.
Ele ainda determinou que as questões de toda a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), sejam conduzidas pela vice-governadora Celina Leão.
Com todo esses gestos de Ibaneis Rocha, em atendimento a população do Entorno, agora falta Caiado, governador de Goiás, também fazer a sua parte.
*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios políticos da capital federal. Siga o #radarDF