Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Ibaneis volta estimular ações para melhorar a vida no Entorno de Brasília

Publicado em

Apesar dos 32 municípios do Entorno pertenceram ao Goiás e Minas Gerais, mas é o DF que acaba carregando sozinho todos os ônus, no atendimento de mais de 1 milhão de pessoas da região, o que terminam por sobrecarregar, ainda mais, o sistema de saúde, educação, segurança e outros serviços públicos da capital federal.

No início da sua primeira gestão, Ibaneis Rocha(MDB), tentou formar um consórcio com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado(União), visando a melhoria dos serviços públicos na região metropolitana do Distrito Federal.

No entanto, a tentativa não prosperou. O governador goiano deu pra trás.

O Entorno, cuja maioria dos municípios pertence a Goiás, sofre com problemas de infraestrutura (transporte público, saúde, saneamento).

O Hospital Regional o Hugo 9, de Águas Lindas, por exemplo, começou a ser construído em 2000 pela prefeitura, mas em 2013 o Ministério da Saúde passou os recursos federais para o Governo Estadual.

Milhões de reais que deveriam ser empregados na obra, foram drenado pelo ralo da corrupção.

Em 2018, só uma metade da construção da unidade de saúde chegou a ser inaugurada, mas nunca funcionou.

Apesar da retomada das obras ocorrida no primeiro governo de Ronaldo Caiado, mas, até agora, ainda não se sabe, ao certo, quando a unidade de saúde será inaugurada.

O Entorno segue sem hospital de alta complexidade e desemborca quem precisa do socorro médico, no DF. Daí o aumento da gigantesca fila por uma cirurgia eletiva.

A população de Brasília e a população do Entorno, juntas, somam mais de 4 milhões de pessoas, segundo os últimos dados estimados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a julho de 2021.

Ontem, terça-feira(21) um novo aceno foi dado por Ibaneis Rocha com ações que visam melhorar a vida da população do Entorno.

Ele e a vice-governadora Celina Leão reuniram com deputados e prefeitos das cidades goianas e mineiras, que compõe a Região, cuja pauta focou na saúde e no transporte público que serve a população.

O governante brasiliense sinalizou que é preciso criar uma forte parceria entre Brasília/Minas e Goiás para cuidar melhor da população do Entono.

A construção de um hospital de alta e média complexidade foi tratada como uma prioridade.

A unidade deve ser construída para servir de reforço ao Hospital Estadual Hugo 9, de Águas Lindas, que ainda estar em construção.

O governador do DF também se propôs mandar duplicar o terminal do BRT de Santa Maria, para atender a demanda local e, consequentemente, atender também o Entorno

No BRT Oeste, as linhas de ônibus vão ser atendidas pelo terminal do Setor O.

Na região norte do DF, o futuro terminal do BRT de Planaltina, a ser construído na região do Posto JK, também vai alimentar cidades próximas.

Por fim, o GDF pretende construir um terminal na região do Jardim ABC para servir aos moradores.

Além disso, o GDF vai promover melhorias em rodovias, como a DF-140 e a BR-080, e a construção de uma passarela e um viaduto no Novo Gama.

Ele ainda determinou que as questões de toda a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), sejam conduzidas pela vice-governadora Celina Leão.

Com todo esses gestos de Ibaneis Rocha, em atendimento a população do Entorno, agora falta Caiado, governador de Goiás, também fazer a sua parte.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios políticos da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Abertas inscrições para o III Concurso “Desenhando o Amor”

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF) lança o III Concurso de Desenho Infantil Desenhando o...

Mais Radar

Com Bolsonaro “bichado”, direita deve marchar com Caiado em 2026

Jair Bolsonaro enfrenta ameaça de prisão e perde força política, enquanto Ronaldo Caiado desponta como líder alternativo do bolsonarismo e referência da direita e centro-direita, com vistas às eleições presidenciais de 2026.

Chega! O humilhante fim do carreirismo político de Erika Kokay

A deputada Erika Kokay concordou, mas não gostou da decisão do PT, que encerrou seus 24 anos de carreirismo político para abrir espaço para José Dirceu, agora elegível, assumir a vaga para disputar o cargo de deputado federal pelo DF nas eleições de 2026.

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação