Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Ibaneis pode se reeleger no 1º turno; só quem conseguiu o mesmo feito foi Roriz

Publicado em

Após uma ressaca de 20 anos, sem que um governador do DF fosse reeleito, Ibaneis Rocha(MDB), caminha para quebrar o jejum.

O último governador que conseguiu se reeleger foi o também emedebista Joaquim Roriz.

Ele iniciou no Buriti como governador nomeado em 1988, e se elegeu pelo voto popular em 1990.

Nas eleições de 1998, Roriz disputou contra Cristovam Buarque e foi eleito no segundo turno.

Em 2002 Roriz foi reeleito, derrotando no segundo turno, Geraldo Magela, do PT.

Roriz foi o único na história política do DF a conseguir se reeleger, desde que a reeleição foi instituída em 1998.

De lá para cá, o povo mandou para casa vários governadores: entre eles, Maria de Lurdes Abadia(PSDB), apoiada pelo próprio Roriz.

Em seguida, o petista Agnelo Queiroz. Ele ficou no meio do caminho, do 1º turno das eleições de 2014, devido a uma gestão atolada em corrupção que envolveu diretamente a figura do então mandatário.

Em 2018, após fazer um mandato desastroso, que quebrou a saúde, a educação e a segurança, o governador Rodrigo Rollemberg(PSB) também não conseguiu se reeleger.

Foi derrotado de forma humilhante pelo então neófito da política, Ibaneis Rocha.

Após duas décadas sem que o Distrito Federal reelegesse um governador, as pesquisas de intenções de votos, divulgadas até a presente data, dão um indicativo que o jejum será quebrado por Ibaneis.

O emedebista segue no topo das pesquisas para vencer as eleições desse ano no 1º turno.

Em quatro anos de gestão, apesar das muitas dificuldades para superar a guerra contra a pandemia, que matou e devastou economia do mundo, a gestão de Ibaneis conta com a boa aprovação popular.

Para impulsionar a economia local e gerar renda e emprego á população, Ibaneis adotou como a principal vitrine da gestão as centenas de obras espalhadas por todo o DF.

Só esse ano de 2022, o governo local investiu mais de R$ 780 milhões para o desenvolvimento urbano das cidades administrativas do Distrito Federal.

Os recursos aplicados, em mais de 1.500 obras, representam um benefício direto à população por gerar empregos para centenas de famílias.

Diferente de gestões passadas, que derrubaram casas e tocaram o terror, Ibaneis preferiu regularizar os parcelamentos onde moram há mais de 30 anos, centenas de famílias.

O programa Regulariza-DF concretizou o sonho de moradores que não tinham escrituras públicas cartoriais de suas casas.

Além de cuidar da cidade e de sua população, Ibaneis cuidou de aprimorar a saúde dos brasilienses e dos milhares que chegam por aqui, principalmente neste período pandêmico, para o atendimento nos hospitais públicos.

Para equilibrar a grande demanda, foram construídos UPAS e hospitais, além da contratação de centenas de médicos, enfermeiros e técnicos da área hospitalar. Grande parte desse contingente foi de convocados dos concursos públicos.

Os pacientes com câncer poderão contar com um hospital exclusivo para o tratamento da enfermidade.

O Hospital Oncológico Doutor Jofran Frejat, transformará Brasília em cidade referência no tratamento oncológico.

É com essa leitura que grande parte da população estar disposta a continuar com Ibaneis pelos próximos quatro anos.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Fiscalização de trânsito será intensificada neste fim de ano no DF

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) planeja ações preventivas de fiscalização viária para...

Mais Radar

Com Bolsonaro “bichado”, direita deve marchar com Caiado em 2026

Jair Bolsonaro enfrenta ameaça de prisão e perde força política, enquanto Ronaldo Caiado desponta como líder alternativo do bolsonarismo e referência da direita e centro-direita, com vistas às eleições presidenciais de 2026.

Chega! O humilhante fim do carreirismo político de Erika Kokay

A deputada Erika Kokay concordou, mas não gostou da decisão do PT, que encerrou seus 24 anos de carreirismo político para abrir espaço para José Dirceu, agora elegível, assumir a vaga para disputar o cargo de deputado federal pelo DF nas eleições de 2026.

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação