Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Ibaneis mobiliza ex-presidentes em defesa do Fundo Constitucional

Publicado em

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), intensificou a mobilização política para preservar o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), principal alicerce financeiro da autonomia administrativa do capital federal.

Além de sua luta que abrange o Congresso Nacional, Ibaneis também busca o apoio de grandes líderes políticos do país, como os ex-presidentes da República, Michel Temer, Fernando Henrique Cardoso e José Sarney, para manter os recursos que asseguram a gestão de Brasília. Os três foram avalistas da criação e manutenção do FCDF.

O constitucionalista e ex-presidente Michel Temer (MDB) é um dos principais defensores dessa causa.

Temer concedeu uma entrevista ao jornal Correio Braziliense neste domingo (8), afirmando que o FCDF não é um privilégio, mas sim uma necessidade para uma administração eficiente da capital do país.

Ele disse que o Governo do Distrito Federal (GDF) não se limita a atender os moradores de Brasília, mas também tem um papel político e institucional relevante para o país.

“Não se pode falar em privilégio para os moradores da capital. Reitero que o Governo Distrital não cuida apenas dos moradores de Brasília, mas tem condições político-institucionais que ultrapassam os limites territoriais da capital”, declarou Temer.

Ele enfatizou que Brasília, como sede do governo federal, é frequentemente palco de manifestações populares recebidas de todo o Brasil, o que reforça a necessidade de uma administração bem estruturada.

Apoio e críticas

Temer também manifestou repúdio à proposta de redução do FCDF, defendida por alguns setores do governo federal, incluindo o presidente Lula.

De acordo com ele, embora cortes em outros fundos constitucionais possam ser discutidos, a peculiaridade de Brasília requer um tratamento diferenciado.

“Os demais fundos têm aplicação em áreas materialmente definidas, mas o Distrito Federal desempenha uma missão política que diz respeito à integridade da Federação”, explicou o ex-presidente.

Ele também sustenta que o Congresso Nacional não concordará com qualquer proposta que cause danos financeiros à capital da República, dada a relevância estratégica do Distrito Federal.

A missão política

Ibaneis Rocha endossou o posicionamento de Temer, salientando que a capital não é apenas uma cidade, mas o centro político do Brasil.

“Manter o Fundo Constitucional é fundamental para que o Distrito Federal cumpra suas responsabilidades como sede dos Três Poderes, além de garantir serviços essenciais como segurança pública, saúde e educação”, pontuou.

Nos últimos dias, Ibaneis tem procurado conversar com parlamentares de diferentes partidos, com a finalidade de criar uma frente ampla de apoio para assegurar que o Fundo Constitucional permaneça intacto.

A decisão sobre o futuro do FCDF está agora nas mãos do Congresso Nacional.

O governador Ibaneis disse ao RadarDF que está confiante na construção de um consenso político que garanta os recursos necessários para a manutenção da capital federal.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Fest Rock Brasília abre inscrições para bandas do DF e Entorno

Estão abertas, as inscrições para a segunda edição do Fest Rock Brasília. O evento ocorrerá...

Mais Radar

Ricardo Cappelli escancara fraqueza de Lula e fiascos do PT no DF

Em tom esgoelado no Eixão Norte, Ricardo Cappelli expôs o desespero da esquerda no DF ao insinuar que a baixa popularidade de Lula é reflexo da própria incapacidade do PT em dialogar com a população local.

A defesa indefensável de Leila na CPMI: um desserviço aos aposentados

Senadora Leila do Vôlei (PDT-DF) chama CPMI de "circo" para defender Carlos Lupi, ex-ministro da Previdência e presidente do PDT, em escândalo bilionário no INSS. Postura ignora aposentados lesados e prioriza lealdade partidária.

Leila sob pressão: acusará ou defenderá Carlos Lupi na CPMI do INSS?

Leila do Vôlei está entre a cruz e a espada na CPMI do INSS: acusar Carlos Lupi, líder do PDT, pode prejudicar sua reeleição em 2026; defendê-lo ou silenciar pode manchar sua imagem, já que ele ignorou alertas sobre o desvio de R$ 6 bi contra aposentados.

7 de Setembro: a polarização ideológica que divide o Brasil em marchas

No 7 de setembro de 2025, a guerra ideológica entre esquerda e direita, com manifestações divididas em Brasília, expõe a polarização que ameaça a democracia defendida por ambos os lados, desafiando a unidade nacional e o equilíbrio das instituições.

Por que o Maranhão é o estado mais pobre do país? Roberto Rocha explica

Ex-senador Roberto Rocha critica a classe política do Maranhão por explorar a pobreza em vez de promover soluções para incluir os maranhenses na riqueza do estado. Com renda média de R$ 409 e 30% em insegurança alimentar, o Maranhão segue como o mais pobre do Brasil.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político