Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Ibaneis lidera todos os cenários, segundo pesquisa Real Time Big Data

Publicado em

Pesquisa Real Time Big Data, encomendada pela Record TV, e divulgada na noite desta quarta-feira (08), aponta a liderança do governador Ibaneis Rocha(MDB) na disputa pelo Buriti.

Nos levantamentos espontâneos, quando não é citado o nome do candidato ao governo, 14% dos entrevistados disseram votar em Ibaneis.

O senador José Antonio Reguffe(União), aparece em segundo lugar com 5% das intenções de votos, enquanto o ex-governador José Roberto Arruda(PL), aparece com 3% e a senadora Leila Barros(PDT) é citada por 2% dos entrevistados.

O candidato da federação PV/PT/PCdoB, Leandro Grass, aparece com 1%.

Brancos e nulos somam 20% e os que não quiseram responder são 51% dos entrevistados.

No cenário da pesquisa estimulada, onde é citado o nome do candidato, Ibaneis Rocha aparece liderando novamente a corrida com 28%.

Atrás dele vem Arruda com 17%, empatado com Reguffe que tem 16%. Já Leila aparece com 5% e Grass com 4%, Keka Bagno (PSol) e Rafael Parente(PSB), cada qual com 1%.

Se Reguffe não disputar o Buriti, Ibaneis sobe para 31% das intenções, enquanto Arruda fica com 20%, Leila e Leandro Grass, com 6% e 4% respectivamente.

Sem Arruda, na disputa, o governador Ibaneis Rocha sobe para 37% das intenções de votos, seguida por Leila Barros com 9%, Leandro com 6%.

Diante dos cenários traçados pela Real Time Big Data, o governador Ibaneis Rocha lidera todos os levantamentos, mesmo com a inclusão do nome de Arruda, na disputa pelo governo, apesar de ele seguir como inelegível por conta de condenações por crimes de improbidades administrativas.

Outro ponto que pode ser observado pelos que fazem a leitura da referida pesquisa, é quanto o número de pessoas ouvidas, que disseram não votar.

Dos 2.163.022 eleitores, registrados no Tribunal Regional do DF, neste ano de 2022, cerca de 1/3 deles não se decidiram, até agora, por nenhum dos pré-candidatos na disputa pelo Buriti.

No quadro de rejeições, o ex-governador Arruda é o mais rejeitado pelo eleitorado. Cerca de 59%, segundo a pesquisa, não votaria nele de jeito nenhum.

A pesquisa quantitativa Real Time Big Data ouviu 1.500 pessoas, entre os dias 6 e 7 de junho.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança do levantamento é de 95%.

A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número DF-00040/2022.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Museu de Arte terá atividades gratuitas para celebrar o aniversário da capital

O Museu de Arte de Brasília (MAB) preparou uma programação especial para comemorar os 65...

Mais Radar

“A dor de Sarah não pode se repetir no DF”, diz Roosevelt Vilela

O distrital Roosevelt Vilela alerta para o perigo de desafios virais e cobra maior responsabilidade das redes sociais. Ele defende leis, educação digital e ação conjunta para proteger crianças e adolescentes online

Mala perdida, voo perdido: a brava aventura de Izalci Lucas em Dubai

Um senador em missão oficial no exterior pode gastar até R$...

Izalci e o jogo sujo da politicagem contra o povo de Brasília

Senador Izalci Lucas (PL-DF) pede CPI para investigar intenção de compra do Banco Master pelo BRB, alinhando-se a PT e PSB em manobra politiqueira. Sem fatos concretos, a iniciativa ignora o sucesso do BRB e prejudica Brasília

Fica Glauber Braga! Greve de fome anima suplente Heloísa Helena

Heloísa Helena, suplente de Glauber Braga, anima tocando bumbo em apoio à greve de fome do deputado, que protesta contra cassação. A ex-senadora da Rede, pronta para assumir o mandato, vibra com a campanha “Fica Glauber Braga”.

Bia Kicis sonha com o Senado, mas quem manda é o dono do cofre

Bia Kicis lança sua candidatura ao Senado em 2026, mas enfrenta resistência dentro do próprio PL e desafia planos de Ibaneis e Michelle. No xadrez político do DF, ousadia sem apoio pode custar caro.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político