Pesquisa Real Time Big Data, encomendada pela Record TV, e divulgada na noite desta quarta-feira (08), aponta a liderança do governador Ibaneis Rocha(MDB) na disputa pelo Buriti.
Nos levantamentos espontâneos, quando não é citado o nome do candidato ao governo, 14% dos entrevistados disseram votar em Ibaneis.
O senador José Antonio Reguffe(União), aparece em segundo lugar com 5% das intenções de votos, enquanto o ex-governador José Roberto Arruda(PL), aparece com 3% e a senadora Leila Barros(PDT) é citada por 2% dos entrevistados.
O candidato da federação PV/PT/PCdoB, Leandro Grass, aparece com 1%.
Brancos e nulos somam 20% e os que não quiseram responder são 51% dos entrevistados.
No cenário da pesquisa estimulada, onde é citado o nome do candidato, Ibaneis Rocha aparece liderando novamente a corrida com 28%.
Atrás dele vem Arruda com 17%, empatado com Reguffe que tem 16%. Já Leila aparece com 5% e Grass com 4%, Keka Bagno (PSol) e Rafael Parente(PSB), cada qual com 1%.
Se Reguffe não disputar o Buriti, Ibaneis sobe para 31% das intenções, enquanto Arruda fica com 20%, Leila e Leandro Grass, com 6% e 4% respectivamente.
Sem Arruda, na disputa, o governador Ibaneis Rocha sobe para 37% das intenções de votos, seguida por Leila Barros com 9%, Leandro com 6%.
Diante dos cenários traçados pela Real Time Big Data, o governador Ibaneis Rocha lidera todos os levantamentos, mesmo com a inclusão do nome de Arruda, na disputa pelo governo, apesar de ele seguir como inelegível por conta de condenações por crimes de improbidades administrativas.
Outro ponto que pode ser observado pelos que fazem a leitura da referida pesquisa, é quanto o número de pessoas ouvidas, que disseram não votar.
Dos 2.163.022 eleitores, registrados no Tribunal Regional do DF, neste ano de 2022, cerca de 1/3 deles não se decidiram, até agora, por nenhum dos pré-candidatos na disputa pelo Buriti.
No quadro de rejeições, o ex-governador Arruda é o mais rejeitado pelo eleitorado. Cerca de 59%, segundo a pesquisa, não votaria nele de jeito nenhum.
A pesquisa quantitativa Real Time Big Data ouviu 1.500 pessoas, entre os dias 6 e 7 de junho.
A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança do levantamento é de 95%.
A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número DF-00040/2022.
*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF