Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Ibaneis lidera todos os cenários, segundo pesquisa Real Time Big Data

Publicado em

Pesquisa Real Time Big Data, encomendada pela Record TV, e divulgada na noite desta quarta-feira (08), aponta a liderança do governador Ibaneis Rocha(MDB) na disputa pelo Buriti.

Nos levantamentos espontâneos, quando não é citado o nome do candidato ao governo, 14% dos entrevistados disseram votar em Ibaneis.

O senador José Antonio Reguffe(União), aparece em segundo lugar com 5% das intenções de votos, enquanto o ex-governador José Roberto Arruda(PL), aparece com 3% e a senadora Leila Barros(PDT) é citada por 2% dos entrevistados.

O candidato da federação PV/PT/PCdoB, Leandro Grass, aparece com 1%.

Brancos e nulos somam 20% e os que não quiseram responder são 51% dos entrevistados.

No cenário da pesquisa estimulada, onde é citado o nome do candidato, Ibaneis Rocha aparece liderando novamente a corrida com 28%.

Atrás dele vem Arruda com 17%, empatado com Reguffe que tem 16%. Já Leila aparece com 5% e Grass com 4%, Keka Bagno (PSol) e Rafael Parente(PSB), cada qual com 1%.

Se Reguffe não disputar o Buriti, Ibaneis sobe para 31% das intenções, enquanto Arruda fica com 20%, Leila e Leandro Grass, com 6% e 4% respectivamente.

Sem Arruda, na disputa, o governador Ibaneis Rocha sobe para 37% das intenções de votos, seguida por Leila Barros com 9%, Leandro com 6%.

Diante dos cenários traçados pela Real Time Big Data, o governador Ibaneis Rocha lidera todos os levantamentos, mesmo com a inclusão do nome de Arruda, na disputa pelo governo, apesar de ele seguir como inelegível por conta de condenações por crimes de improbidades administrativas.

Outro ponto que pode ser observado pelos que fazem a leitura da referida pesquisa, é quanto o número de pessoas ouvidas, que disseram não votar.

Dos 2.163.022 eleitores, registrados no Tribunal Regional do DF, neste ano de 2022, cerca de 1/3 deles não se decidiram, até agora, por nenhum dos pré-candidatos na disputa pelo Buriti.

No quadro de rejeições, o ex-governador Arruda é o mais rejeitado pelo eleitorado. Cerca de 59%, segundo a pesquisa, não votaria nele de jeito nenhum.

A pesquisa quantitativa Real Time Big Data ouviu 1.500 pessoas, entre os dias 6 e 7 de junho.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança do levantamento é de 95%.

A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número DF-00040/2022.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Mais de 120 mil famílias do DF poderão ter redução na conta de energia

Mais de 120 mil famílias de baixa renda do Distrito Federal poderão ter redução na...

Mais Radar

Ibaneis e clã Bolsonaro formam aliança política para 2026 no DF

Ibaneis Rocha e Michelle Bolsonaro selam aliança para o Senado em 2026, com apoio do clã Bolsonaro. Encontro em Brasília fortalece MDB, PL e PP, visando eleger Celina Leão governadora e consolidar a direita no DF.

Política de juros de Galípolo leva PT a loucura que não pode o acusar de sabotador

PT, que acusava Campos Neto de “sabotar” o governo com juros altos, agora engole o choro com Gabriel Galípolo, indicado por Lula, que elevou a Selic a 15%, mantendo a política restritiva do BC.

Rollemberg dança que nem “pinto no lixo” a espera por vaga na Câmara

Rodrigo Rollemberg celebra diploma de deputado federal e dança como "pinto no lixo", mas posse pode atrasar até após recesso. A Câmara dos Deputados deve encaminhar a decisão do STF para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Quadrilhão do INSS na mira da CPMI: Damares quer bandidos na cadeia

Damares Alves consegue a instalação da CPMI do INSS para investigar fraudes bilionárias que lesaram aposentados. A senadora cobra justiça e denuncia a omissão do governo Lula diante do escândalo que atinge milhares de idosos.

A magreza política do PT no DF e o risco de ser sepultado após 2026

PT do DF corre risco de sumir do Congresso em 2026. Pesquisa aponta derrota de Erika Kokay no Senado e ausência de nomes fortes. Crises passadas, como corrupção e má gestão, enfraquecem o partido, que sonha com o Buriti, mas não emplaca candidatos.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político