Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Ibaneis e Bolsonaro, crescem, e a esquerda murcha no DF

Publicado em

A pesquisa Ideia/Metrópoles, divulgada nesta segunda-feira (19), apontam o governador Ibaneis Rocha(MDB), e o presidente Jair Bolsonaro(PL), ambos candidatos a reeleição, liderando as intenções de votos no Distrito Federal.

Ibaneis aparece com 44,1% na corrida pelo Buriti, pontuando mais de 12%, a frente de todos os seus adversários. Já o presidente Bolsonaro tem 42,1%, e Lula(PT), 30,3%, segundo a pesquisa Ideia.

Os números também revelam que os três candidatos de Lula, no DF – Leandro Grass(PV), Keka Bagno(Psol) e Robson (PSTU)- descem ladeira abaixo, mesmo o candidato do PT, a presidência da República, pedindo voto para um deles, no caso Leandro Grass.

Desde quando foi sacada do Poder em 2018, por Ibaneis Rocha, a esquerda brasiliense sofre para se reerguer após os malefícios causados à população, durante oito anos governados por Agnelo Queiros(PT) alternado para Rodrigo Rollemberg(PSB).

Foi o período que registrou o maior antro de corrupção, já implantado na capital federal, cuja roubalheira do dinheiro público afetou e feriu de morte a saúde, a educação e a segurança pública.

Um governador foi preso e as quadrilhas organizadas que brotaram no intestino do Poder, foram desmanteladas pela Polícia Civil, Polícia Federal e pelas inúmeras operações do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Distrito Federal.

O discurso hoje, feito por Leandro Grass, de que será o paladino do combate a corrupção, não emplaca na cabeça do eleitorado, quando o vê ao lado de um ex-presidiário, condenado, exatamente, por tal crime.

Daí, o baixo desempenho eleitoral do candidato da federação PV/PT/PCdoB nas pesquisas. Além disso, há outros fatores que levam a candidatura de Grass para o buraco.

O distrital, que conseguiu, se eleger com míseros 6 mil votos, em 2018, nunca foi do agrado das correntes petistas para representar a campanha lulista no DF. A companheirada preferia alguém “raiz”.

Geraldo Magela, que já foi candidato a governador pelo PT e perdeu para Roriz, em 2002, por pouco mais de 15 mil votos, aceitou, mas não digeriu, até hoje, a candidatura de Grass.

Outros setores do PT também não engoliram o filiado do Verde. “É um sem voto”. “Esse poste não ajuda em nada na campanha de Lula”, dizem abertamente.

A rejeição da “companheirada”, faz de Leandro Grass um candidato solitário e sem futuro pelas ruas do DF ou dentro do mato, se passando por matuto no papel do “posto Ipiranga”.

Nem mesmo o apelo da cachorrada que fala, criado pelo blogueiro, marqueteiro Hélio Doyle, conseguiu alavancar a candidatura de Grass.

Seguindo todos os levantamentos, divulgados até agora, Ibaneis deve lacrar a vitória no primeiro turno que ocorre no próximo dia 2 de outubro.

Pelos prognósticos, a reeleição do emedebista servirá para terminar de enterrar, de vez, o PT, que ao longo de duas décadas esteve no protagonismo da peleja política do DF. Do jeitinho que Roriz sempre quis.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Brasília recebe a 14ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos

A 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos acontece em 27 cidades, até 30 de novembro....

Mais Radar

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Caso do homem-bomba sobra para Bolsonaro e detona com projeto de anistia

As bombas jogadas contra a estátua da Justiça, terminaram caindo sobre o colo de Bolsonaro com aceleração de investigações da PF sobre outros casos. As bombas de Wanderley também enfraqueceram o movimento pela anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Terror contra os símbolos da República continua sendo uma ameaça

Francisco Wanderley havia anunciado em uma rede social que planejava executar um atentado em Brasília. Havia um dia e hora definidos. Às 19 horas desta quarta (13), ele concretizou a ameaça sem que a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) desse uma resposta rápida para impedi-lo.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»