Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Gratidão na política não chega ao Distrito Federal, só trairagem

Publicado em

O vetusto senador Antônio Carlos Magalhães costumava dizer que sem gratidão ninguém faz política.

Ele acumulou poder durante sua longa carreira pública, fez muitos inimigos, mas angariou uma legião de aliados.

Se estivesse vivo e acompanhasse a política do Distrito Federal, teria sustos e sobressaltos com a atuação de grande parte da bancada governista da Câmara Legislativa.

O governador Ibaneis Rocha costuma elogiar a ação dos deputados, mas talvez seja só para ver se consegue despertar os “aliados”.

É muito estranho que diante de discursos duros feitos pela oposição, como nessa semana em que a volta as aulas foram tema de críticas, não houve uma voz favorável ao governo.

E olha que havia o que mostrar. Por exemplo: o cartão material escolar que dá a oportunidade para que 159 mil alunos possam comprar tudo o que precisam para estudar (iniciativa que só existe no GDF), todas as faixas de pedestres em frente as escolas foram recuperadas e pintadas, novas escolas e creches, entre muitas outras ações. Mas os deputados governistas se calaram.

É mais estranho ainda que um deputado como o pastor Daniel de Castro (Progressistas, mesmo partido da vice-governadora Celina Leão e que só se elegeu por causa das obras que Ibaneis Rocha fez em Vicente Pires, cidade que ele administrou na gestão passada) comemore a derrubada de um veto governamental, desrespeitando uma decisão do governador.

Há muitos versículos sobre gratidão na Bíblia, mas o pastor parece desconhecê-los. No futebol, seria um gol contra.

O parlamentar ocupou a tribuna para, inclusive, pressionar o governador para sancionar um projeto frágil e inócuo que havia sido vetado por ser inconstitucional.

O que o deputado pastor não diz é que o projeto, pretensamente para defender a mulher, é flagrantemente inconstitucional (e por isso foi vetado), já que tenta ir além do código penal para punir infratores. Aliás, estranho, porque Daniel de Castro também é advogado.

Os deputados da situação também ajudaram a derrubar o veto de um projeto que obriga o governo a dar absorventes higiênicos para a população de rua e outro, além de outro que não serve para nada, que cria o relatório anual de vitimização dos profissionais de saúde.

Mas o ponto alto do descompromisso dos parlamentares com o governo é representado pela derrubada do veto ao projeto que permite à Codhab contratar aprovados em concursos. Esse é de interesse do presidente da Casa.

O detalhe é que o deputado Welington Luiz, do mesmo partido do governador, foi presidente da companhia durante todo o mandato passado e se elegeu graças ao poder que Ibaneis cedeu a ele.

Quem tem uma “base aliada” como essa não precisa se preocupar com os opositores ao governo, já que a trairagem está dentro.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Novacap investe em seis novos caminhões para serviço tapa-buraco

Seis novos caminhões do tipo Truck foram destinados para o serviço tapa-buraco, que atenderá as...

Mais Radar

Deputado Roosevelt: Orçamento 2026 vai fortalecer combate ao crime

Deputado Roosevelt Vilela (PL) defende investimento em inteligência policial e integração de forças. Orçamento 2026 da CLDF, com R$15,4 bi para segurança, permite avanços em tecnologia e união policial para mais proteção às famílias do DF

Vídeo! Para Caiado, Marconi é o “cupim branco” que corroeu Goiás por 20 anos

Caiado intensifica o debate ao comparar a tentativa de Marconi Perillo voltar ao Palácio das Esmeraldas a um “cupim branco”, metáfora usada para alertar que conquistas construídas em anos podem ser destruídas em instantes.

Celina transforma demanda silenciosa dos idosos em agenda de Estado

As mãos que afagam. Celina Leão assume protagonismo ao lançar ações concretas para a terceira idade, mostrando que cuidar de quem construiu Brasília não é favor: é justiça e compromisso com o futuro.

Aceita que dói menos! Rejeição de 53% a Arruda é sentença de morte eleitoral

A rejeição de 53% confirma que o DF não aceita o retorno de José Roberto Arruda, marcado por escândalos, prisão e inelegibilidade. A memória da Caixa de Pandora ainda pesa e impede sua volta ao comando do Buriti

Laços com os Três Poderes tornam o caso Master um escândalo intocável

A tentativa de criação de CPIs sobre o caso Banco Master do banqueiro Daniel Vorcaro não passa de encenação: serviu apenas para blindar os envolvidos ou virar palanque político-eleitoreiro. Deputados petistas do DF, como Chico Vigilante, teriam coragem de convocar ministros de Lula para depor?
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político