A campanha do candidato ao governo do Distrito Federal, Leandro Grass, do PV, é um festival de leviandades, piadas, além de plágios malfeitos de peças publicitárias, que, originalmente, foram consideradas criativas.
Chama atenção o fato de colocarem, na propaganda eleitoral, o candidato em papeis caricatos e ridículos. Em uma delas, Grass é o juiz que chama o VAR.
Em outra, é o matuto lendo jornal na beira da estrada, em paródia ao comercial conhecido do Posto Ipiranga.
Em um comercial apócrifo, ou seja, sem assinatura do candidato, mais uma paródia de um comercial premiado e famoso da Folha de São Paulo, dos anos 80, tenta emplacar um nariz de Pinóquio na foto do governador, que concorre a reeleição, que lidera as pesquisas de intenções de voto e pode se eleger no primeiro turno.
Até quando tenta ser simpático, o candidato do PV/PT/PCdoB, compara, no entendimento de muitos, o eleitor a bicho de estimação.
Em um comercial falando de eventuais benefícios para animais, um cachorro afirma votar em Leandro Grass.
Vale lembrar que a campanha tem custos para os cofres públicos, inclusive em relação à utilização do fundo eleitoral.
Leandro Grass pode torrar até R$7.115.522,46 com o seu festival de piadas como se o povo brasiliense fosse plateia de circo.
A atitude leviana faz mal para o eleitor e faz mal para a publicidade do DF, um mercado que produz comerciais de TV de qualidade e muitas vezes premiados em festivais nacionais e internacionais.
Vivemos em tempos em que, inclusive nas redes sociais, o bom-humor é algo corriqueiro e, algumas vezes, bem-vindo.
Tiririca se elegeu para a Câmara dos Deputados em seu papel de palhaço arrebatando milhões de votos.
“Se quiser saber o que faz um deputado, me eleja e depois te digo”, dizia o humorista ao despertar risos pelo país afora.
No entanto, é difícil pensar em um papel desses para quem pretende governar e decidir com seriedade os rumos da vida de mais de três milhões de pessoas, como no Distrito Federal.
Fala sério, Leandro Grass! Nem pra comercial do posto “Piranga”, tu serve.
*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF