Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Grass ignora Janja e boicota pedido do GDF para a reforma da praça

Publicado em

Na última sexta-feira (06), a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, conhecida como “Janja”, criticou o governo do Distrito Federal pelo estado deplorável da Praça dos Três Poderes, um local de grande importância na capital federal.

Mal sabe a primeira-dama, ou deveria saber, que para qualquer obra no local, o GDF precisa do aval do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, negado desde 2021.

O pedido de análise do projeto de reforma encontra-se até hoje na gaveta de Leandro Grass, presidente do órgão, e de seu homem de confiança, Thiago Pereira, ex-chefe da Coordenação Técnica durante o governo Bolsonaro e atual Superintendente do Iphan no Distrito Federal.

A solicitação feita pelo GDF continua sem resposta. A situação tem gerado um impasse que impede a restauração do local, cujo custo estimado é de apenas R$ 100 mil.

A governadora em exercício, Celina Leão, agiu prontamente após as críticas de Janja, entrando em contato com o ministro interino da Justiça, Ricardo Capelli, para garantir que o GDF está pronto para iniciar a obra, mas precisa da autorização do Iphan, presidido por Leandro Grass.

Uma semana após o triste episódio de 8 de janeiro, o então secretário de Cultura do DF, Bartolomeu Rodrigues, mostrava em um vídeo a situação precária da praça e fez cobranças ao Iphan pela liberação do projeto de reforma do logradouro central aos Três Poderes.

No triste 8 de janeiro passado, os cubos de pedras portuguesas nas mãos dos vândalos serviram para apedrejar o Palácio da Suprema Corte.

O pedido do GDF foi ignorado, assim como foi ignorado na época, um apelo feito pela então ministra presidente do STF, Rosa Weber.

Em vez de liberar o projeto de reforma, Leandro Grass permitiu que a praça servisse como estacionamento de centenas de carros adquiridos pelo governo federal, contrariando as normas urbanísticas e contribuindo ainda mais para o agravamento, especialmente no calçamento com pedras portuguesas.

Diante de tantos apelos, cobranças  e preocupações, o presidente do Iphan, justifica que  o órgão estuda a questão desde 2018 e que continuará analisando o pedido de reforma. A birra do rapaz é grande.

A polêmica em torno da Praça dos Três Poderes persiste.

Já que Janja se importa com a manutenção da praça, está na hora da primeira-dama pedir ao birrento Leandro Grass que deixe de boicotar o GDF por ressentimento político, devido à derrota na disputa pelo Buriti na eleição passada e cumpra com a sua obrigação na preservação do patrimonio histórico nacional. O  comportamento de Leandro Grass é pra lá de vergonhoso.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

É amanhã! Funn Festival 2024, celebra música, diversão e cultura em Brasília

Maior festival de inverno do Brasil começa amanhã, sexta-feira, 10/05, no estacionamento 9 do Parque da Cidade a partir das 18h

Mais Radar

Liderança de Celina Leão garante reforço policial no DF para 2024

A vice-governadora Celina Leão teve um papel fundamental na negociação com a Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, assegurando a inclusão de uma proposta para o reforço das forças de segurança do DF na Lei Orçamentária Anual de 2024.

Obras de Ibaneis Rocha são abraçadas pelo povo e até pela oposição

O governador toca milhares de obras públicas por todo o DF, que além de melhorar a qualidade de vida da população, alinham-se aos interesses eleitorais dos deputados da base governista quanto os de oposição, gerando empregos e reduzindo a violência

Com agenda cheia todos os dias, Celina mergulha no ritmo de reeleição

Desde o início de 2024, ela substituiu o ambiente formal do gabinete pelas ruas, dedicando-se integralmente a uma agenda externa repleta de atividades, elevando a sua popularidade e levando a oposição à loucura

Aversão às mulheres: Resta o PT se retratar pelo misógino Gabriel Magno

Se o PT falha em condenar publicamente atitudes misóginas contra adversárias políticas, surgem dúvidas sobre como o partido trata suas próprias parlamentares que enfrentam preconceitos e todo o tipo de discriminação nos parlamentos e nas ruas.

Misógino deputado petista usa rede socias para difamar Celina Leão

O deputado distrital Gabriel Magno (PT) usou as redes sociais, pagas com recursos públicos, para difamar a vice-governadora Celina Leão (PP) através de memes misóginos. Ele demonstra profundo desprezo e preconceito contra a mulher.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»