Quando um político está em alta popularidade, muitas pessoas tendem a se aproximar dele. É o caso do governador do DF, Ibaneis Rocha(MDB) que conta com a aprovação de 65,1%% dos brasilienses.
Após cumprimentar os comandantes militares das Forças Armadas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprimentou Ibaneis Rocha, a primeira Dama Mayara Noronha e fez um gesto cordial e afetuoso: o de beijar a cabeça do pequeno Mateus, filho do casal. Veja no vídeo mais abaixo:
O gesto de Lula ocorreu ao acessar o palanque de autoridades, durante o desfile militar do 7 de setembro, desta sexta-feira, em Brasília.
No início dos mandatos dos dois chefes de Estado, (Lula, eleito para o seu terceiro governo, como presidente da República, e Ibaneis Rocha reeleito em primeiro turno, como governador do Distrito Federal), as relações estavam abaladas entre os dois devido aos graves acontecimentos do 8 de janeiro, que culminaram com a invasão criminosa das sedes dos Três Poderes.
Após dois meses fora do comando do Buriti, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a Procuradoria Geral da República e o ministro Alexandre de Moraes concluíram que Ibaneis Rocha não teve nenhum evolvimento nos atos extremistas.
Na época o ministro Alexandre de Moraes do STF, escreveu: “Diante do exposto, revogo a medida cautelar imposta a Ibaneis Rocha Barros Júnior, determinando seu retorno imediato ao exercício integral das funções do cargo de governador do DF”.
Apesar do injusto baque sofrido logo no início do seu segundo governo, Ibaneis Rocha soube superar a queda. Levantou-se, sacudiu a poeira e deu continuidade nas centenas de obras de infraestrutura espalhadas por todo o DF.
Conseguiu um feito jamais visto na política brasileiense ao unir a classe política em torno de duas grandes causas: o de conseguir o aumento salarial para as forças de segurança do DF e o de manter intacto o Fundo Constitucional do Distrito Federal.
Além disso, Ibaneis promoveu o reajuste salarial para os servidores públicos do GDF.
A resposta aos que tocaram bumbo, pela queda de governador, veio por meio de um levantamento divulgado na quinta-feira(31/08), pelo instituto Paraná Pesquisas, apontando que 65,1%% dos brasilienses aprovam o governo do emedebista, enquanto 30,5% desaprovam e 4,4% não souberam ou não quiseram responder.
No mesmo levantamento, o Paraná Pesquisa apontou ainda que Ibaneis Rocha tem uma avaliação superior à do presidente Lula, entre os eleitores do Distrito Federal.
Segundo o levantamento 48,9% aprovam a gestão do presidente Lula, contra 46,8% que desaprovam. A pesquisa tem uma margem de erro de 2,6 pontos percentuais.
Seria esse o motivo do gesto afetuoso de Luiz Inácio Lula da Silva ao governador Ibaneis Rocha, neste 7 de setembro? Como disse, esse gesto tem muitos significados, inclusive para uma aliança futura.
*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF