Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Fraga infiel: PL é instado a enquadrar o “coroné” caso apoie Izalci

Publicado em

A lei eleitoral nos termos dos arts. 54 assevera a impossibilidade de participação em propaganda eleitoral de qualquer filiado a outra agremiação partidária ou partido integrante de outra coligação.

A Lei nº 9.504/97 do TSE, também não permite nenhum tipo de apoio a candidato de partido que não seja da mesma coligação.

Neste último caso, o candidato estaria livre dessa obrigação se o partido, do qual for filiado, deixar isso estabelecido na ata de convenção.

O debate acendeu em meio ao PL do DF, partido que faz parte do governo Ibaneis Rocha(MDB) e que marchará com ele por sua reeleição.

LEIA MAIS| Radar Político

Pré-candidatos do PL reagem contra intriga “plantada” por Fraga

O PL paz parte da chapa majoritária do governador com o nome de Flávia Arruda como pré-candidata ao Senado.

O ponto da discussão gira em torno do comportamento do ex-deputado Alberto Fraga, filiado ao partido, por onde deve sair como candidato a deputado federal.

Fraga insinua pelos cantos apoiar a candidatura do tucano Izalci Lucas ao governo do Distrito Federal. Ele também faz criticas raivosas contra as ações do governo Ibaneis.

Especialistas em direito eleitoral, consultados pela coluna Radar Político, dizem que Alberto Fraga pode dizer o que quiser do governo Ibaneis Rocha, ou pode até afirmar que irá apoiar este ou aquele candidato contra o emedebista.

No entanto, o coroné deve fechar a boca após as convenções partidárias que ocorrem a partir do dia 20 de junho.

De acordo ainda com os especialistas na lei, Fraga só ficará desobrigado de seguir os interesses do PL, que é o de reeleger o governador, caso a presidente da agremiação, Flávia Arruda, determinar em ata convencional que ele pode apoiar o candidato majoritário que bem entender.

Caso contrario, o ex-deputado terá que seguir a regra do jogo e ficar pianinho para não cometer a infidelidade partidária, correndo o risco de ficar sem legenda para a disputa.

Para alguns membros do partido, também consultados sobre o tema, dificilmente a executiva do PL local, irá avalizar que um dos seus candidatos pule a cerca em prejuízos dos outros.

A Flávia não deve concordar com isso e muito menos o governador Ibaneis Rocha, candidato a reeleição, tendo o Partido Liberal como integrante de sua coligação”, disse um importante membro da executiva do PL.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF nas redes sociais

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado

Neste domingo (5), cerca de 2,1 milhões de candidatos devem participar do Concurso Nacional Unificado....

Mais Radar

Obras de Ibaneis Rocha são abraçadas pelo povo e até pela oposição

O governador toca milhares de obras públicas por todo o DF, que além de melhorar a qualidade de vida da população, alinham-se aos interesses eleitorais dos deputados da base governista quanto os de oposição, gerando empregos e reduzindo a violência

Com agenda cheia todos os dias, Celina mergulha no ritmo de reeleição

Desde o início de 2024, ela substituiu o ambiente formal do gabinete pelas ruas, dedicando-se integralmente a uma agenda externa repleta de atividades, elevando a sua popularidade e levando a oposição à loucura

Aversão às mulheres: Resta o PT se retratar pelo misógino Gabriel Magno

Se o PT falha em condenar publicamente atitudes misóginas contra adversárias políticas, surgem dúvidas sobre como o partido trata suas próprias parlamentares que enfrentam preconceitos e todo o tipo de discriminação nos parlamentos e nas ruas.

Misógino deputado petista usa rede socias para difamar Celina Leão

O deputado distrital Gabriel Magno (PT) usou as redes sociais, pagas com recursos públicos, para difamar a vice-governadora Celina Leão (PP) através de memes misóginos. Ele demonstra profundo desprezo e preconceito contra a mulher.

Usucapião: Urbanizadora é derrotada na justiça por moradores de condomínio

A sentença, proferida pela Vara de Meio Ambiente do Tribunal de Justiça do DF, reconheceu a posse continuada e pacífica dos moradores. A decisão impõe à Urbanizadora o pagamento de custas e honorários advocatícios, calculados em 10% sobre R$ 39,4 milhões.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»