Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Fim de linha para “Cinquentinha” de Valparaíso; MP pede condenação

Publicado em

Em decisão unânime, os desembargadores da 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás decidiram pelo reforma de um processo, antes arquivado pelo juízo de 1°º Grau, referente a fraudes e lesão ao erário público, crime cometido pelo secretário de obras e candidato a prefeito de Valparaíso de Goiás, Marcus Vinícius Mendes Ferreira, vulgo “Cinquentinha” (MDB).

Cinquentinha é o candidato oficial do prefeito Pábio Mossoró para a sua sucessão no comando da prefeitura de Valparaíso.

A votação pelo prosseguimento do processo,  ocorreu ontem (11) com transmissão ao vivo pelo YouTube.

O colegiado seguiu o voto da relatora, desembargadora Amélia Martins de Araújo, que destacou a “grave lesão ao erário público por parte do réu”.

De acordo com o relatório, Cinquentinha infringiu o Art. 10 da Lei nº 14.230, de 2021.

Marcus Vinicius provocou lesão grave ao erário público ao fraudar documentos no processo de licitação realizado pelo Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Públicos de Valparaíso de Goiás (IPASVAL).

De acordo com a denúncia oferecida pelo Ministério Público Estadual, o candidato de Pábio Mossoró, em conluio com a ex-presidente da comissão de licitação do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Valparaíso (Ipasval), Telmária Godinho, fraudaram, mediante ajuste, licitação do instituto.

No processo consta que eles teriam falsificados por três vezes o documento público em parte e, por quatro vezes, falsificado documento particular, conseguiram obter vantagem no procedimento que culminou com a contratação de Cinquentinha no valor de R$ 22,5 mil.

Segundo o Ministério Público Estadual, Marcos Vinicius e Telmária Godinho teriam manipulado o processo de licitação, resultando em falsificação de documentos e obtenção ilegal de vantagens.

Os atos incluíram a utilização de identidades falsas de advogados para encobrir as irregularidades no processo, que culminou na contratação do secretário.

No processo, o MP também solicitou a reparação dos danos causados ao patrimônio público, intensificando as consequências legais para os envolvidos.

Na manhã de ontem, o advogado Danúbio Cardoso Remy, um dos operadores jurídicos do prefeito Pábio Mossoró, fez sustentação oral na defesa de Cinquentinha, argumentando que esse processo já havia sido arquivado por decisão da justiça de 1º grau.

No entanto, não conseguiu reverter a opinião dos magistrados da turma da 9ª Câmara Cível. Veja Aqui.

Os processos cíveis e criminais contra Cinquentinha podem mudar radicalmente o cenário da disputa eleitoral em Valparaíso de Goiás.

De acordo com informações obtidas pela Coluna Radar Político, o prefeito Mossoró pode optar por outro nome, mas que encontra dificuldades diante da péssima gestão realizada no município nestes últimos oito anos.

Os advogados do prefeito são de opinião que é muito temerário continuar com a campanha de Cinquentinha, que pode ser condenado à inelegibilidade antes do pleito municipal que ocorre em outubro deste ano.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Início das aulas do PreparaAçãoDF é adiado para segunda (9)

As aulas do PreparaAçãoDF terão início na próxima segunda-feira (9). O programa é direcionado para...

Mais Radar

Rombo à vista: PSD vai torrar dinheiro público com Arruda inelegível

O PSD no Distrito Federal corre o risco de provocar um...

No DF, todos querem mandato de federal; poucos aceitam ser escada

No DF, dirigentes partidários enfrentam dificuldade para montar nominatas competitivas à Câmara. Faltam puxadores de voto e sobra cautela: muitos pré-candidatos recusam servir de escada para quem já tem mandato.

Morte de Orelha: Roosevelt quer crime hediondo para quem assassina cães

O assassinato brutal do cão Orelha virou símbolo do martírio e crueldade animal. O deputado distrital Roosevelt Vilela defende penas mais rigorosas contra quem maltrata animais e crime hediondo em casos extremos. Pela rede social o parlamentar reforçou o grito de indignação coletiva em protesto na Paulista neste domingo (01).

Cidade inteligente: Rodrigo da Luz destaca Brasília no “Brasil Global Summit”

Rodrigo da Luz, diretor-executivo do Brasil Global Summit, afirma que Brasília...

Com medo da CPI do Master, PT orienta aliados a ficarem de “bico calado”

Diante do caso Banco Master, o PT prefere o “bico fechado” a abrir uma CPI que exponha o governo e a própria imagem do presidente Lula. Após encontros no Planalto com o banqueiro Daniel Vorcaro, o silêncio virou estratégia política.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político