Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Fim de linha para “Cinquentinha” de Valparaíso; MP pede condenação

Publicado em

Em decisão unânime, os desembargadores da 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás decidiram pelo reforma de um processo, antes arquivado pelo juízo de 1°º Grau, referente a fraudes e lesão ao erário público, crime cometido pelo secretário de obras e candidato a prefeito de Valparaíso de Goiás, Marcus Vinícius Mendes Ferreira, vulgo “Cinquentinha” (MDB).

Cinquentinha é o candidato oficial do prefeito Pábio Mossoró para a sua sucessão no comando da prefeitura de Valparaíso.

A votação pelo prosseguimento do processo,  ocorreu ontem (11) com transmissão ao vivo pelo YouTube.

O colegiado seguiu o voto da relatora, desembargadora Amélia Martins de Araújo, que destacou a “grave lesão ao erário público por parte do réu”.

De acordo com o relatório, Cinquentinha infringiu o Art. 10 da Lei nº 14.230, de 2021.

Marcus Vinicius provocou lesão grave ao erário público ao fraudar documentos no processo de licitação realizado pelo Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Públicos de Valparaíso de Goiás (IPASVAL).

De acordo com a denúncia oferecida pelo Ministério Público Estadual, o candidato de Pábio Mossoró, em conluio com a ex-presidente da comissão de licitação do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Valparaíso (Ipasval), Telmária Godinho, fraudaram, mediante ajuste, licitação do instituto.

No processo consta que eles teriam falsificados por três vezes o documento público em parte e, por quatro vezes, falsificado documento particular, conseguiram obter vantagem no procedimento que culminou com a contratação de Cinquentinha no valor de R$ 22,5 mil.

Segundo o Ministério Público Estadual, Marcos Vinicius e Telmária Godinho teriam manipulado o processo de licitação, resultando em falsificação de documentos e obtenção ilegal de vantagens.

Os atos incluíram a utilização de identidades falsas de advogados para encobrir as irregularidades no processo, que culminou na contratação do secretário.

No processo, o MP também solicitou a reparação dos danos causados ao patrimônio público, intensificando as consequências legais para os envolvidos.

Na manhã de ontem, o advogado Danúbio Cardoso Remy, um dos operadores jurídicos do prefeito Pábio Mossoró, fez sustentação oral na defesa de Cinquentinha, argumentando que esse processo já havia sido arquivado por decisão da justiça de 1º grau.

No entanto, não conseguiu reverter a opinião dos magistrados da turma da 9ª Câmara Cível. Veja Aqui.

Os processos cíveis e criminais contra Cinquentinha podem mudar radicalmente o cenário da disputa eleitoral em Valparaíso de Goiás.

De acordo com informações obtidas pela Coluna Radar Político, o prefeito Mossoró pode optar por outro nome, mas que encontra dificuldades diante da péssima gestão realizada no município nestes últimos oito anos.

Os advogados do prefeito são de opinião que é muito temerário continuar com a campanha de Cinquentinha, que pode ser condenado à inelegibilidade antes do pleito municipal que ocorre em outubro deste ano.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

São Sebastião recebe projeto Defensoria nas Escolas

A quarta edição do projeto Defensoria nas Escolas será realizada em São Sebastião, na segunda...

Mais Radar

Chega! O humilhante fim do carreirismo político de Erika Kokay

A deputada Erika Kokay concordou, mas não gostou da decisão do PT, que encerrou seus 24 anos de carreirismo político para abrir espaço para José Dirceu, agora elegível, assumir a vaga para disputar o cargo de deputado federal pelo DF nas eleições de 2026.

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Caso do homem-bomba sobra para Bolsonaro e detona com projeto de anistia

As bombas jogadas contra a estátua da Justiça, terminaram caindo sobre o colo de Bolsonaro com aceleração de investigações da PF sobre outros casos. As bombas de Wanderley também enfraqueceram o movimento pela anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»