Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Federação pode levar Izalci apoiar reeleição de Ibaneis; saiba por quê

Publicado em

A comemoração do senador Izalci Lucas (PSDB), sobre uma possível federação partidária entre o PSDB e o MDB, a qual forçaria o governador do DF, Ibaneis Rocha, ter que mudar de partido, pode ter um efeito contrário, caso a fusão temporária se concretize.

Izalci chegou a comemorar uma possível fusão entre o PSDB e MDB e disse em entrevista a jornalista Denise Rothenburg, do Correio Braziliense, que “Ibaneis terá que procurar outro partido, se quiser ser candidato à reeleição”.

Conforme os analistas políticos, que acompanham as negociações, que vem sendo feitas entre os presidentes do PSDB, Bruno Araújo, e do MDB, Baleia Rossi, para uma federação partidária, quem pode ter que deixar o ninho tucano, ou ser aliado de Ibaneis Rocha, candidato a reeleição, é o próprio Izalci.

Se for consolidada a fusão temporária, estados como Alagoas, Pará e o Distrito Federal, onde os governadores são do MDB, permaneceriam com seus projetos políticos totalmente intactos, para as eleições de 2022.

LEIA MAIS

Caixa está pagando abono salarial; veja quem tem direito

Nestes três estados, o PSDB terá que desistir da cabeça de chapa, como ocorre no DF onde o senador Izalci diz ser candidato ao Buriti.

No entanto, isso não pode ser dado como favas contadas de que realmente às duas legendas possam de fato se unir em torno de uma federação partidária.

Mas, se prosperar a fusão temporária e permanecendo no PSDB,  Izalci será apenas um cabo eleitoral de Ibaneis, simples assim.

Se deixar o partido, a  ex-governadora Maria de Lourdes Abadia está pronta para voltar para o comando do PSDB DF.

Nas duas situações, Izalci pode perder muito.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

MTE lança cursos para quem não tem o ensino básico

Com a proposta de oferecer inicialmente 25 mil vagas gratuitas em cursos profissionalizantes, o Ministério...

Mais Radar

Oportunismo político ronda BRs 135 e 222, diz Roberto Rocha

Roberto Rocha critica duramente políticos que tentam se apropriar das BRs 135 e 222, obras com concreto rígido que ele afirma terem saído do papel graças às suas emendas, enquanto aponta o atraso e a politicagem de adversários no Maranhão.

Alteração da Ficha Limpa: Sonho de Arruda esbarra em Bolsonaro e Cunha

Arruda sonha disputar 2026 caso a alteração da Lei da Ficha Limpa seja aprovada pelo Congresso, mas há resistência da esquerda para não beneficiar Bolsonaro e Cunha, 'carrasco' de Dilma. Isso pode travar o projeto e frustrar o ex-governador do DF.

Rafael Prudente apoia Celina Leão e Ibaneis em pré-candidaturas

O deputado federal apoia com firmeza a pré-candidatura de Celina Leão ao Buriti, destacando o respaldo do governador Ibaneis e a missão de defender seu legado no DF, com mobilização do MDB para fortalecer a base e projetar vitórias em 2026.

José Humberto elogia anúncio de Ibaneis sobre Celina em 2026

Zé Humberto exalta união do MDB e base aliada para 2026, elogia clareza do governador ao apoiar Celina Leão para governadora em 2026 em um grande ato em Ceilândia. Humberto também diz ser pré-candidato a deputado federal, confiante na vitória do grupo político liderado por Ibaneis Rocha

Celina: “Com coragem e diálogo, vamos construir o futuro do DF”

Celina Leão, lançada pré-candidata ao governo do DF em 2026, reforça seu compromisso: "Temos muito a fazer, e é com coragem, humildade e diálogo que vamos construir o futuro', destacando continuidade e foco na população."
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político