Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

FCDF: Rui Costa, Arthur Lira, Cajado e Erika Kokay são algozes do DF

Publicado em

Ainda que Omar Aziz(PSD-AM), relator do novo marco fiscal, suprima da proposta que começa a tramitar no Senado, a emenda que limita os recursos do Fundo Constitucional do DF, o presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) fará de tudo para manter o texto sem essa alteração, a pedido do Palácio do Planalto.

A posição de Lira ficou muito clara antes mesmo do texto-base do arcabouço fiscal, ser levado ao plenário da Câmara e aprovado por 372 votos a favor, 108 contra e 1 abstenção no último dia 24 de maio.

Lira, que é do mesmo partido de Celina Leão, vice-governadora do DF, nem deu bolas para o apelo coletivo dos deputados federais e senadores do Distrito Federal.

Na última terça-feira(30), a banca federal voltou a carga de pressão junto ao senador Omar Aziz, oficializado relator da matéria no Senado.

O próprio governador Ibaneis Rocha(MDB), integrou a comissão que esteve com o senador amazonense que, por sua vez, classifica o texto aprovado pela Câmara, confuso e que fará alterações.

Tanto Aziz como a bancada do DF, tem o entendimento que dificilmente a Câmara acolherá alterações efetuadas por senadores, já que a proposta transitou inicialmente pelas mãos dos deputados.

Além disso os donos do “jabuti”, enfiado no âmbito do texto do novo regime fiscal, tem nome e endereço: Rui Costa, Ministro da Casa Civil, com gabinete no Palácio do Planalto, e Arthur Lira, chefão da Câmara dos Deputados.

Assim sendo, a última alternativa do DF é recorrer ao próprio presidente Lula para vetar, do texto, a regra “plantada” por Rui e Lira.

Caso seja mantida, a emenda danosa causará um prejuízo estimado em R$ 87 bilhões para o DF nos próximos dez anos.

Se Lula lavar as mãos, o “jabuti” de Rui Costa e Lira que teve a obediência canina de Cláudio Cajado(PP-BA), afetará drasticamente, o pagamento de salários de servidores da Segurança Pública, Saúde e Educação.

Em tempo: Erika Kokay do PT, foi a única, entre os oito deputados da bancada do Distrito Federal a votar a favor do texto como estar e contra os interseres do povo do DF. Misericórdia!

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios políticos da capital federal. Siga o #radarDF 

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Cartão Uniforme Escolar pode ser retirado até 21 de janeiro

O prazo para retirar o Cartão Uniforme Escolar, benefício destinado à compra das peças para...

Mais Radar

Ibaneis lidera transição para Celina e mantém base governista unida

Ibaneis Rocha conduz uma transição segura e estratégica para Celina, candidata à sua sucessão. Com a desincompatibilização de secretários que disputarão as eleições grupo mantém coesão.

Haddad desmente Estadão e desmonta mentiras de políticos oportunistas do DF

A nota de Haddad foi uma pá de cal sobre os discursos mentirosos de políticos do DF, que exploram o caso envolvendo o BRB e o Banco Master

Roosevelt vira principal voz das forças de segurança do DF, aponta pesquisa

PMDF e Bombeiros Militares reconhecem o deputado distrital Roosevelt Vilela como o principal defensor da categoria. Pesquisa Exata OP confirma: liderança consolidada, ações concretas e valorização real. A tropa aprova.

Dubai: o paraíso dourado dos corruptos e bilionários golpistas brasileiros

Dubai virou o novo paraíso de golpistas e corruptos brasileiros. Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e seu cunhado Fabiano Zettel tentaram usar o emirado como rota de fuga da Justiça brasileira. Ambos presos antes de dá no pé do Brasil.

Nicolau critica pressão política e defende autonomia do MP maranhense

Eduardo Jorge Hiluy Nicolau, ex-Procurador-Geral do MP-MA, manifesta apoio firme aos promotores do GAECO que pediram exoneração coletiva, elogiando coragem, decência e compromisso com a Justiça diante da crise e da pressão política no Ministério Público Estadual.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político