Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Ex-Comandante Militar do Planalto será ouvido hoje(18) na CPI da CLDF

Publicado em

O ex-chefe  do Comando Militar do Planalto, general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, será inquirido nesta quinta-feira(18), pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Legislativa, que apura os atos violentos de 8 de janeiro, quando manifestantes invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.

O presidente da CPI, deputado Chico Vigiante(PT), acredita que o depoimento do general, que à época era o Comandante Militar do Planalto, possa contribuir no esclarecimento de vários pontos ainda obscuros, a exemplo de quem efetivamente favoreceu para que vândalos invadisse as sedes dos Três Poderes da República.

Outro questionamento que será feito a Dutra é quanto a ordem de impedimento da operação que seria feita, por agentes do DF Legal e da Polícia Militar do Distrito Federal, com o objetivo de desmontar o acampamento de manifestantes bolsonaristas, montado em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília.

O fato ocorreu no dia 12 de dezembro do ano passado, um dia após a invasão da sede central da Polícia Federal, na Asa Norte.

Os agentes do DF Legal foram hostilizados e vaiados por manifestantes, apoiados por militares do Exército.

Os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito serão abertos a partir das 10hs, e será transmitida ao vivo no  YouTube  pela TV da Câmara Legislativa.

Em contato com o RadarDF, o presidente da CPI, Chico Vigilante, afirmou que vários outros generais do Exército Brasileiro estão na pauta para as oitivas da Comissão.

Entre eles estão os generais Augusto Heleno e Marco Edson Gonçalves Dias.

Heleno e Dias foram comandantes do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI).

Também foram aprovados os requerimentos para ouvir os coronéis da PMDF Élcio Franco e Paulo José Ferreira de Souza Bezerra, que substituiu o coronel Jorge Eduardo Naime Barreto como chefe do Departamento Operacional da corporação no dia 8 de janeiro.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios políticos da capital federal. Siga o #radarDF

 

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Ações de engenharia de trânsito melhoram segurança viária no DF em 2025

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) intensificou as ações de engenharia em 2025. Balanço...

Mais Radar

Do “elefante branco” marcado pela corrupção à Arena que move a economia

A Arena BRB deixou de ser "o elefante branco Mané Garrincha"após 12 anos como simbolo da corrupção. Hoje movimenta turismo, eventos e empregos, virando símbolo de virada e desenvolvimento para Brasília, graças a gestão de Ibaneis Rocha.

Reginaldo Veras pode “dançar” sem música na difícil disputa deste ano

O deputado pode dançar baião sem sanfoneiro se insistir na frágil federação PT/PV/PCdoB! Sem Erika Kokay puxando votos na Câmara, o pré-candidato do PV corre risco real de ficar sem ritmo e sem mandato. Hora de trocar o passo antes que a música pare de vez.

Rombo à vista: PSD vai torrar dinheiro público com Arruda inelegível

O PSD no Distrito Federal corre o risco de provocar um...

No DF, todos querem mandato de federal; poucos aceitam ser escada

No DF, dirigentes partidários enfrentam dificuldade para montar nominatas competitivas à Câmara. Faltam puxadores de voto e sobra cautela: muitos pré-candidatos recusam servir de escada para quem já tem mandato.

Morte de Orelha: Roosevelt quer crime hediondo para quem assassina cães

O assassinato brutal do cão Orelha virou símbolo do martírio e crueldade animal. O deputado distrital Roosevelt Vilela defende penas mais rigorosas contra quem maltrata animais e crime hediondo em casos extremos. Pela rede social o parlamentar reforçou o grito de indignação coletiva em protesto na Paulista neste domingo (01).
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político