Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Erika Kokay pode ser carta fora do baralho em 2026; entenda por quê

Publicado em

Uma possível candidatura de José Dirceu a deputado federal pelo DF, que contaria com o apoio direto do presidente Luís Inácio Lula da Silva ao ex-ministro da Casa Civil, pode mudar a configuração montada pelo Partido dos Trabalhadores do DF com vistas ao pleito eleitoral de 2026.

Uma estratégia política vem sendo alimentada pela executiva nacional do partido que pode redefinir o cenário eleitoral do Distrito Federal e que deixa a deputada federal Erika Kokay, com futuro político incerto.

O movimento estratégico, motivado por uma dívida de gratidão de Lula para com Dirceu, ameaça a hegemonia de Kokay, que está em seu quarto mandato na Câmara Federal.

José Dirceu, figura histórica do PT e com vasta rede de contatos políticos em Brasília, estaria inclinado a disputar pelo DF, onde reside e é eleitor há mais de duas décadas.

Sempre discreto, José Dirceu prefere não falar sobre a sua volta ao tatame político nacional, embora a possibilidade de disputar um mandato legislativo por São Paulo ou por Brasília seja uma realidade.

Sua entrada na corrida pelo Distrito Federal pode mudar radicalmente a dinâmicas internas do partido no DF.

Pode forçar a deputada Erika Kokay a considerar uma candidatura ao Senado, onde enfrentaria pesos pesados como Ibaneis Rocha(MDB) ou Michele Bolsonaro (PL), caso esta se decida por uma candidatura à Câmara Alta do país.

A potencial candidatura de Dirceu, apoiada por lideranças de esquerda e incentivada por Lula, sinaliza uma nova configuração no âmbito do PT local.

A situação coloca Kokay em um cenário de disputa complicada, não apenas dentro do campo da esquerda, mas também no cenário eleitoral mais amplo do DF, enfrentando adversários com mais potencial de votos do que ela.

A possibilidade de uma disputa entre Kokay e Ibaneis Rocha(MDB) ou  Kokay contra Michele Bolsonaro (PL) ao Senado, é real.

Se a petista vai ou não conseguir se eleger ao Senado, ninguém sabe.

A única certeza mesmo é que o empenho de Lula e da maioria das lideranças do campo da esquerda estarão concentrados para eleger José Dirceu em 2026.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

Mais Radar

Poder: políticos condenados como Arruda tentam voltar a cena do crime

Políticos condenados por corrupção e considerados “ficha suja”, como o ex-governador do DF José Roberto Arruda, podem ser beneficiados com a mutilação da Lei da Ficha Limpa, símbolo histórico do combate à corrupção.

Cappelli é vetado em reunião sobre o Novo PAC na Câmara Legislativa do DF

Ignorado pelo PT na CLDF, Ricardo Cappelli (PSB) ficou sem voz na reunião do Novo PAC com Rui Costa, revelando a rejeição petista e a disputa interna da esquerda no DF.

Bia Kicis pode cavar derrota ao Senado caso apoie apenas sua “panelinha”

Ao focar só em sua “panelinha”, Bia Kicis despreza deputados do PL e ameaça seu próprio projeto eleitoral. O que parece ser uma estratégia pode virar seu maior erro político.

Ibaneis garante PL na chapa de Celina em 2026 e apoio aos Bombeiros

Governador Ibaneis garante vaga do PL na chapa de 2026 e anuncia redução de interstício para bombeiros, além de 40 a 50 escolas cívico-militares no DF. Evento com 3 mil bombeiros foi organizado elo deputado distrital Roosevelt (PL).

Xandão chama PT de “corrupto e ladrão” em vídeo que volta à tona

Alexandre de Moraes, em palestra, chama governo do PT de "corrupto" e "ladrão", critica desvios bilionários e porto em Cuba. Fala viraliza, questionando coerência do ministro do STF. A internet não perdoa!
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político